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Estratégia de otimização usando o Google Meu Negócio

Não é de hoje que sabemos o quanto as pessoas recorrem à internet para realizar buscas com a intenção de resolver os seus problemas. De acordo com o site Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisa por dia, em todo mundo. E no momento em que escrevo esse post, em meio à pandemia da COVID-19, a internet se tornou ainda mais essencial nessa relação entre empresas e consumidores.

Uma das ferramentas existentes para negócios se aproximarem de potenciais clientes é o Google Meu Negócio. Através de um cadastro e da criação de uma ficha com informações sobre a empresa, é possível aparecer no resultado de busca do Google quando uma busca é feita diretamente pelo nome da sua empresa ou pelos serviços/produtos que ela vende.

Mas existem alguns recursos a serem explorados que permitem que a ficha da sua empresa esteja elegível para ser exibida em um número maior de buscas. Vamos conferir a partir de agora de que maneira você pode aproveitar ao máximo o Google Meu Negócio para destacar a sua empresa nos resultados de busca do Google.

Login Google Meu Negócio

Quais são os critérios para a minha empresa aparecer no Google Meu Negócio?

O primeiro – e essencial – é ter um “perfil de negócio”. É preenchendo essa ficha cadastral sobre a sua empresa que você estará habilitado para exibi-la nos resultados de busca. Durante o cadastro você será obrigado a verificar a sua empresa, um processo que comumente é feito através de uma ligação telefônica do Google ou envio de um cartão postal para o endereço cadastrado.

Uma vez verificada pelo Google, sua empresa estará apta a ser exibida nos resultados de busca e isso se dá levando em conta alguns fatores, mas os principais são a geolocalização e o interesse das pessoas. O Google tende a exibir no resultado de busca as empresas mais próximos fisicamente do local onde o usuário faz uma busca. Mas como existem outros fatores que podem influenciar, é importantíssimo que você mantenha uma ficha de cadastro o mais completa possível.

Preenchendo o meu Perfil de Negócio (a ficha de cadastro)

De acordo com o tipo do seu negócio algumas informações podem estar habilitadas para preenchimento, como menu (cardápio), possibilidade de agendamento de pedido, entre outros, para o caso de negócios no segmento de alimentação.

Mas existem algumas informações que são comuns à todo tipo de negócio e que você precisa explorar da melhor maneira.

Perfil de Negócio - Google Meu Negócio

Visão da tela de cadastro – Google Meu Negócio.

Informações

No campo de informações, cadastre o nome da sua empresa – e se possível insira uma palavra-chave importante junto do nome –, escolha as categorias de negócios as quais ela pertence, insira o endereço, horário de atendimento, telefone, link para o site, produtos e serviços, destaques, descrição e data de abertura.

Ao cadastrar os produtos e serviços e descrever a sua empresa, procure inserir um com conteúdo informativo, pois isso é fator importante para o Google classificá-lo melhor.

Fotos

Selecione boas imagens para ilustrar a sua página. Mostrar a estrutura da sua empresa e/ou fotos de produtos é essencial para ter uma página relevante. Caso tenha vídeos, não deixe de utilizá-los também!

Site

Caso sua empresa não tenha um site, o Google fornece uma versão básica de site que é pré-construída a partir das informações inseridas no cadastro. Se realmente você não pude criar um site exclusivo para a sua empresa neste momento, pode ser interessante utilizar essa versão gratuita fornecida pelo Google.

Postagens

Criar postagens é uma excelente maneira de alcançar clientes em potencial para o seu negócio. Pense em temáticas que possam ser do interesse do seu público-alvo e utilize os recursos disponíveis: novidades, eventos, ofertas e produtos. Faça ao menos uma postagem semanal no seu perfil de negócio.

Muitas empresas não dão o devido valor a essa opção de postar conteúdo e ofertas, mas esse recurso faz com que o Google perceba que a sua empresa está “viva”, que tem sempre algo novo ou útil para oferecer para as pessoas. Isso impacta na sua visibilidade no Google Meu Negócio.

Avaliações

Outro recurso pouco utilizado pelas empresas é a resposta às avaliações. Sejam positivas ou negativas, com texto ou apenas com as estrelinhas, é recomendado que você responda de forma personalizada cada avaliação.

Além de ter um impacto positivo na ferramenta em si, manter a sua página atualizada com as respostas de avaliações faz com que os usuários percebam que a sua empresa está atenta e valoriza o feedback para os clientes (satisfeitos ou insatisfeitos).

>> Como o Google tem ajudado as empresas em meio à pandemia de COVID-19?

Dica extra para aumentar a relevância da sua empresa no Google Meu Negócio

Considerando que o recurso das avaliações é um dos mais importantes para o Google entender se a sua empresa possui um bom fluxo de clientes e qual o grau de satisfação deles com os seus produtos e serviços, uma estratégia que pode fazer com que a sua visibilidade cresça exponencialmente é solicitar aos clientes que avaliem sua página no Google Meu Negócio assim que fizerem negócio com você.

Algumas empresas chegam a oferecer brindes ou descontos em uma compra futura para os clientes registrarem sua avaliação. Esse é um investimento que vale à pena, já que possui tanto o impacto do aumento da visibilidade no Google, quanto a percepção positiva de potenciais clientes ao verem a sua empresa com um alto número de avaliações (principalmente se elas forem positivas).

Caso sua empresa precise de uma consultoria avançada em estratégias para otimização de sites SEO, fale com a gente através desse link. Estamos nesse mercado desde 2007 e somos especializados em SEO desde 2010.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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