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Felipe Carvalho 19 de novembro de 2020

Estratégias de marketing digital para campanhas por “estação”

As vendas por estação, também chamadas de sazonais, são excelentes oportunidades para alavancar as vendas, principalmente quando essa época é bem explorada, adotando estratégias de marketing digital com antecedência.

Mas, em quais estratégias de marketing digital sua empresa pode investir? A seguir, apresentamos quais são boas alternativas, além de dicas para implementá-las. Acompanhe!

Vendas sazonais

As vendas sazonais recebem esse nome porque não duram o ano inteiro, ou seja, têm caráter temporário e transitório. É o caso de vendas altas no período do verão (no caso de sorveterias, por exemplo) ou em datas específicas, como a Black Friday e Natal.

São importantes para todo comércio porque possibilitam ter uma alta lucratividade num determinado período, de modo a formar uma reserva para épocas de vendas baixas, ou simplesmente aumentar o giro de estoque.

>> Confira 10 estratégias para a sua Black Friday ser um sucesso!

Por que adotar o marketing digital em vendas sazonais?

O marketing digital possibilitará que a empresa atinja objetivos e supere metas e expectativas, porque potencializa resultados, sobretudo quando aplicado de maneira correta e inteligente, para aproveitar melhor o orçamento da empresa.

Ao investir no marketing digital a empresa consegue gerar visibilidade e engajamento à marca e seus produtos, captar leads, despertar o desejo de compra e realizar vendas.

O ideal é que a empresa adote estratégias de marketing digital antecipadamente, o que possibilitará ter resultados mais expressivos exatamente na estação em que a campanha é executada.

Estratégias de marketing digital

Há estratégias de marketing digital que são poderosas aliadas para maximizar resultados de vendas sazonais / por estação. A seguir, listamos as principais que sua empresa pode investir:

Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia voltada à criação de conteúdo relevante para captar leads e persuadir, ainda que de forma sutil, seu público-alvo a tomar uma determinada ação, como realizar uma compra.

Um dos principais benefícios dessa estratégia é que quando utilizada com antecedência possibilita antecipar a demanda. Na prática, isso significa que na época de vendas em si sua empresa já terá leads qualificados, com maior chance de realizar compras.

Essa é uma boa alternativa, por exemplo, para empresas do segmento de moda e acessórios, que trabalham com antecipação de tendências, conseguindo captar leads com maior facilidade.

SEO

SEO é uma estratégia dedicada à otimização de sites para motores de busca, de modo a colocá-los no melhor ranqueamento possível nas páginas de resultados, ajudando a conquistar objetivos importantes.

Entre eles, destaque para o alcance de maior visibilidade, além do aumento de tráfego (já que o usuário sempre clica nos primeiros links da página de resultados) e captação de leads, com reflexos positivos em vendas.

Um detalhe importante sobre o SEO é que se trata de uma estratégia de marketing digital que permite um crescimento orgânico em resultados de busca, portanto, sem pagar pelos cliques recebidos (o investimento será apenas em uma agência especializada em SEO).

Além disso, possibilita atingir resultados em médio e longo prazo, sobretudo quando a empresa dá continuidade à estratégia, mantendo o bom ranqueamento conquistado, de modo a atrair consumidores continuamente e sempre gerar oportunidades de venda.

Links patrocinados

Trata-se de uma estratégia de Ads, ou seja, de anúncios pagos. Existe a possibilidade de adotá-la em diferentes plataformas, como em motores de busca (Google Ads) e redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo).

É uma alternativa interessante porque possibilita ter destaque nas plataformas rapidamente, o que não acontece com o SEO, por exemplo, que demanda mais tempo.

Logo, se a sua empresa deixou para captar leads na última hora, a estratégia de links patrocinados é uma excelente alternativa para gerar o resultado esperado e ainda potencializar suas vendas.

Como se trata de uma ferramenta paga, é importante configurar corretamente as campanhas e ter um orçamento compatível com os objetivos que deseja atingir, para não gerar frustrações com o uso de Ads.

Como se preparar para vendas por estação

Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing digital que podem ser adotadas, é interessante saber exatamente como se preparar para vendas por estação / sazonais. Abaixo, damos dicas de como colocar essa ideia em prática:

Estabeleça objetivos

É fundamental que a empresa saiba exatamente os objetivos que deseja atingir, para direcionar esforços e orçamento para ter sucesso nas ações, minimizando o risco de perda de dinheiro.

Faça e execute um planejamento antecipadamente

Agir antecipadamente é a chave para o sucesso quando se pensa em vendas por estação, porque permite ter maior previsibilidade, especialmente no que se refere aos novos negócios.

Por isso, saiba quais são os períodos com maior adesão de seu público-alvo, faça um planejamento que envolva os objetivos a serem atingidos e como sua empresa agirá para alcançá-los, tendo um guia de atuação para minimizar a possibilidade de prejuízos.

Execute esse planejamento sempre acompanhando métricas de suas ações, para adaptá-las quando for necessário e assegurar o alcance de resultados.

Mensure resultados

Há quem se esqueça de mensurar resultados, mas é importante fazê-lo durante e depois da execução de uma campanha, porque possibilita saber o que funciona melhor e o que precisa ser adaptado para alcançar os objetivos.

Se a sua empresa precisa de uma boa estratégia para ações em datas sazonais, pode contar com a expertise da MMD. Estamos no mercado desde 2007 e atendemos empresas de diversos segmentos e tamanhos. Entre em contato através deste link e agende uma conversa conosco.

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