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Felipe Carvalho 3 de março de 2022

Como usar o TikTok nas suas ações de marketing?

O TikTok é uma rede social que tem conquistado cada vez mais usuários e destaque. Nos Estados Unidos, por exemplo, o app superou o Instagram. 

Esse sucesso todo fez com que a rede social, que é focada em vídeos curtos, atraísse não somente a atenção dos usuários, mas também das empresas que adotam estratégias de marketing digital.

A rede social é relativamente simples, mas muitas empresas ficam em dúvida sobre como usar o TikTok em ações de marketing. Este é o seu caso? Então, continue a leitura para conferir dicas para adotar a plataforma em sua estratégia.

O sucesso do TikTok

O TikTok é a rede social que mais cresceu no último ano, chamando a atenção da concorrência. Em 2021, por exemplo, a plataforma atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos por mês no mundo. Já em 2020, o aplicativo do TikTok foi o mais baixado em lojas de apps, chegando a superar o Facebook.

Atualmente, a rede social está próxima em números de usuários ativos de seu principal concorrente, o Instagram. No caso específico do Instagram, a rede não divulga o número exato, só informa que tem mais de um bilhão de usuários. Mas, a consultoria de marketing Kepios estima que são cerca de 1,3 bilhão de usuários ativos todo mês.

O crescimento rápido e o sucesso do TikTok fizeram com que a briga com o Instagram se tornasse cada vez mais acirrada. A empresa do Facebook identificou a ameaça e lançou funções para copiar o concorrente.

Entre as funções está o Reels, que tem montagens, dublagens e um feed parecido ao do TikTok. Além disso, o Instagram anunciou que agora seu foco é em vídeos e não tanto em fotos, numa tentativa de bater seu concorrente. 

Mesmo com as alterações da concorrência, o TikTok continua em alta, principalmente entre a geração Z, que tem pessoas entre 16 e 24 anos.

Por que sua marca deve estar no TikTok?

Colocar sua marca no TikTok é uma alternativa se quiser captar novos clientes, criar e manter relacionamentos, bem como gerar novas oportunidades de negócio.

Mas, tenha em mente que é preciso conhecer e entender as particularidades da rede para saber se ela é a melhor alternativa para sua estratégia e objetivos que deseja alcançar.

A princípio, é importante saber que cerca de 70% dos usuários ativos pertencem à geração Z e tem entre 16 e 24 anos. Somente 25% dos usuários ativos têm 25 anos ou mais e 60% são mulheres.

Portanto, antes de criar um perfil na rede é importante refletir se é esse o público de sua marca. Caso não seja, talvez adotar o TikTok em sua estratégia não seja tão interessante.

Se o perfil do usuário estiver alinhado com o público de sua marca, a rede social pode ser uma poderosa aliada. Não é para menos, afinal, o TikTok tem alto engajamento e grande poder de viralização, com posts que muitas vezes extrapolam o aplicativo e alcançam outras redes sociais.

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TikTok: estratégias orgânicas ou pagas? Em qual investir?

Decidiu usar o TikTok em sua estratégia, mas não sabe ao certo se deve adotar uma estratégia orgânica ou paga (Ads)? O ideal é que faça ações conjuntas com ambas. Assim, conseguirá gerar resultados em curto, médio e longo prazos.

Além disso, também é importante considerar os objetivos que deseja alcançar e o orçamento disponível. Dependendo desses fatores, é possível focar mais na parte orgânica ou em Ads, tendo maior chance de sucesso.

Como usar o TikTok em ações de marketing digital?

Saber utilizar a rede social em ações de marketing digital faz toda a diferença para realmente trazer resultados. A seguir, damos dicas e boas práticas de uso do TikTok que sua marca pode adotar:

Crie conteúdos originais

A criação de conteúdo original é essencial para ter destaque na rede. Portanto, foque nesse ponto, adotando uma estratégia de conteúdo voltada a alcançar objetivos.

Não pense em somente replicar o que sua marca já posta em outras redes sociais. O público do TikTok quer ver vídeos diferentes e originais, que é o que tem mais a ver com a rede.

Foque no real e na autenticidade

Outro ponto muito importante do conteúdo é que ele deve ser real e autêntico. Assim, terá mais chance de engajamento. É justamente por isso que o vídeo não precisa ser perfeito, mas sim que mexa com a emoção do usuário e gere uma reação.

Acompanhe tendências

Há tipos de conteúdo que são tendência na rede. Isso não quer dizer que sua marca deve replicar o que todo mundo está fazendo, mas se inspirar nesse material para criar um conteúdo autoral.

Entre as principais tendências do TikTok estão os vídeos musicais, principalmente os com dança. Você pode, por exemplo, botar sua equipe para dançar ou dublar alguma música. Os vídeos engraçados também são um bom exemplo, inclusive os com efeitos visuais e sonoros.

Outras tendências na plataforma são os vídeos de desafios de hashtags e conteúdos educativos, ensinando o usuário da rede a fazer algo.

Promova conteúdo gerado por usuários

O conteúdo criado por usuários gera valor à marca e ajuda a estabelecer uma comunicação com eles, iniciando e mantendo um relacionamento. Assim, eles se sentirão valorizados pela marca.

Esse é um detalhe importante porque dá ao público da plataforma visibilidade e reconhecimento. Para promover esse tipo de conteúdo, monitore a atividade de seus seguidores e menções à marca. Quando encontrar algo interessante, interaja e promova esse conteúdo.

Invista em Ads

Além de criar conteúdo orgânico, também é importante investir em Ads na plataforma. Para montar uma estratégia de anúncios de sucesso, deve-se conhecer os modelos de Ads e segmentar sua campanha de acordo com o público-alvo.

O investimento em Ads ajudará a impulsionar seu perfil, bem como oferecerá ferramentas para acompanhar o desempenho na rede. Assim, terá dados que servirão de base para novas ações.

Precisa implementar essas dicas, mas não sabe como? Conte com a ajuda de uma agência de marketing digital, passando a ter o suporte de profissionais para elaborar uma estratégia e executar ações na rede.

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