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Gestão de marketing para datas comemorativas. Explore essas oportunidades!

Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal, Dia dos Namorados, Cyber Monday… São inúmeras as oportunidades de sazonalidade existentes no varejo através das datas comemorativas. E olha que essas são apenas as mais “tradicionais”. Existem ainda outras boas possibilidades de aumentar as vendas em comemorações específicas, como o Dia do Beijo, do Disco, do Geek, da Saúde e Nutrição, do Professor, entre outros.

Ações de marketing digital em datas comemorativas.

Uma coisa é certa. Quem não é visto, não é lembrado. Mas aí vem a pergunta: em quais ações de marketing digital investir? O que fazer para atrair mais visitantes e converte-los em clientes?

Como atrair mais visitantes para o meu site?

Como atrair mais visitantes para o meu site?

 

Comece pensando se de fato a data comemorativa que se aproxima tem relação com o produto ou serviço que você vende. Por vezes alguns lojistas tentam forçar uma relação entre a data e seus produtos, e isso acaba não trazendo o resultado desejado e pode significar desperdício de tempo e de dinheiro. Mas uma vez identificado que SIM, seu negócio pode se beneficiar de uma oportunidade sazonal que se aproxima, planeje suas ações de tal forma a explorar todas as possibilidades existentes.

Confira os 5 passos para obter sucesso em ações de marketing para datas comemorativas.

5 passos para atrair mais visitantes para o seu site!

5 passos para atrair mais visitantes para o seu site!

1 – Defina as condições comerciais

O primeiro passo é definir quais serão as condições comerciais ofertadas durante a campanha. Sem um benefício especial, será difícil atrair mais visitantes e, consequentemente, aumentar as vendas. O consumidor espera algum tipo de vantagem nessas datas – isso já virou uma prática comum no mercado. Descontos em produtos selecionados, frete grátis, brinde, enfim, identifique aquilo que você pode ofertar e que também seja atraente para o seu público alvo.

Falando em público alvo, você sabe quem é o seu público alvo? Confira nesse post o que é lead, persona e público alvo e como defini-los.

2 – Programe-se para atingir seu objetivo e vender mais

Comercialmente falando, uma data comemorativa se inicia 45, 60, até 90 dias antes de sua comemoração. Esse é o tempo em que as pessoas começam a pesquisar sobre o assunto, como dicas de presentes, por exemplo. Portanto, ter uma programação com antecedência pode significar o atingimento do seu objetivo.

3 – Defina os melhores canais (ou as melhores mídias) para investir

Cada canal (ou mídia) tem uma característica diferente – e muitas vezes complementar. Por isso, é importante que numa ação de marketing para e-commerce você diversifique sua compra de tráfego (o investimento em mídia).

Dentre as principais mídias destacam-se o search marketing (otimização de sites e links patrocinados), Facebook Ads, e-mail marketing, comparadores de preços, sites de cupom de desconto e as mídias no formato CPA (custo por aquisição).

Confira no vídeo abaixo a participação da Muito Mais Digital no webinar Gestão de Marketing para datas comemorativas no e-commerce, promovido pela Fbits (plataforma de loja virtual).

 

Neste webinar você pode ter uma ideia ainda mais ampla sobre a importância de cada mídia numa campanha de marketing para datas comemorativas. Está imperdível.

4 – Prepare seu site para converter mais

Tão importante quanto investir em mídia para aumentar o tráfego é preparar o site para receber esses usuários “dispostos a gastar”. Confira se não há algum tipo de problema ou dificuldade na hora de comprar (seu site pode estar com um bug e você nem sabe), se os produtos expostos na página principal estão de acordo com o interesse de momento, se a descrição dos produtos está de fato ajudando a convencer o usuário de que aquela é a melhor opção, etc.

Uma dica legal é criar hot sites promocionais (quando sua plataforma permitir). Neste hot site você pode aplicar a identidade visual da campanha e exibir somente os produtos vinculadas à data – essa ação aumenta consideravelmente a taxa de conversão, afinal, você segmenta a comunicação e não dispersa seu público alvo.

5 – Conheça os seus custos para não levar prejuízo

Antes de sair ofertando desconto, frete grátis, compre X e leve Y, etc., tenha clareza dos seus custos para não ter uma surpresa desagradável ao final de uma ação promocional. Lembre-se que o objetivo é vender e faturar mais. Não se iluda com uma receita maior se você não conhecer bem quais são os custos que estão embutidos.

Muitos lojistas não percebem na hora, mas quando começam as chegar as faturas dos fornecedores se dão conta de que aquele super faturamento virou um prejuízo enorme.

Para conhecer bem os custos do seu negócio, leia esse artigo sobre os 7 passos para definir o preço de venda de um produto. Ele é muito bom, pois traz um exemplo na prática (um passo a passo bem didático).

Faça tudo isso com um auxílio profissional. O resultado será muito melhor!

“Ninguém conhece o seu produto melhor do que você”. Essa frase nós costumamos dizer corriqueiramente para os clientes aqui na Muito Mais Digital. Mas, sem o auxílio de profissionais especializados, está cada vez mais difícil se destacar na internet. Já se foi o tempo em que as soluções “amadoras” davam conta de produzir um resultado expressivo.

A fórmula que consideramos ideal é a soma entre o conhecimento que o cliente tem do seu produto e a expertise em marketing digital dos profissionais da agência, resultando no sucesso em vendas.

Então, não deixe de investir num trabalho profissional de marketing para o seu negócio. Você verá que os resultados serão bem melhores.

Entre em contato com a agência Muito Mais Digital

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.