BLOG
Felipe Carvalho 14 de maio de 2021

Gestor de tráfego: o que é e como contratar?

Com o maior investimento em marketing digital pelas empresas, um profissional se tornou essencial: o gestor de tráfego. Graças a ele, seu negócio aumenta a possibilidade de retorno e alcance de objetos em estratégias digitais.

Mas, o que é um gestor de tráfego e o que ele faz? Aqui, respondemos essas perguntas e também indicamos como sua empresa pode contratar esse profissional para realizar um investimento mais assertivo em marketing digital.

Confira e conheça mais sobre o profissional e coloque todas as dicas em prática!

>> Você sabe a diferença entre SEO e Google Ads? [DESCUBRA AQUI]

O que é gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é um profissional que cria, organiza e garante a execução de demandas e projetos de marketing digital, sempre com foco em resultados, garantindo o bom fluxo de trabalho e cumprimento de prazos.

O que um gestor de tráfego faz?

O gestor de tráfego atua em diversas tarefas, desempenhando funções inerentes a um líder de projetos. De modo geral, o profissional é responsável por gerenciar atividades, inserir e organizar novos jobs, distribuir tarefas e checar a carga de trabalho da equipe, para garantir que todos consigam realizar o trabalho com qualidade e no prazo.

Também é responsabilidade do gestor de tráfego o monitoramento do cumprimento de etapas de projetos, aprovação de jobs internamente, negociação de prazos e apoio aos demais setores que têm impacto direto na estratégia de marketing digital.

O profissional atua, ainda, na administração do orçamento destinado ao marketing digital, bem como levanta e analisa dados periodicamente para ter uma visão ampla e detalhada de resultados, seja para uso interno para a equipe ou para apresentação ao cliente.

Outras atividades que estão no seu dia a dia são o acompanhamento de taxas de conversão de leads e de vendas, identificação e aproveitamento de oportunidades para gerar os resultados esperados e superar expectativas.

>> Descubra a diferença entre lead, persona e público-alvo [NESTE POST]

Vale lembrar que essas são algumas das atividades principais do gestor de tráfego, mas há outras. Ter um profissional especializado nesse segmento faz a diferença em projetos, maximizando sua possibilidade de sucesso.

Qual é importância do gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é um dos pilares da estratégia de marketing digital, porque garante o alinhamento de ações e colaboradores envolvidos na sua execução, viabilizando o alcance de objetivos.

O profissional de gestão de tráfego analisa dados, identifica comportamentos, desenvolve estratégias em conjunto com a equipe, acompanha e garante o cumprimento de orçamento, além de acompanhar a execução de ações, assegurando o cumprimento de prazos e resultados.

Por isso, contar com um gestor de tráfego traz maior assertividade para a estratégia de marketing digital, aumentando a possibilidade de atrair leads qualificados e de gerar mais vendas, trazendo um impacto positivo no faturamento.

Como contratar um gestor de tráfego?

A empresa conta com três possibilidades básicas de contratação de um gestor de tráfego, todas com vantagens e desvantagens específicas. Conheça, a seguir, quais são e saiba seus prós e contras:

Profissional interno

A contratação de um gestor de tráfego interno é uma alternativa quando a empresa já possui ou deseja montar uma equipe de marketing digital própria.

A diferença é que o profissional trabalhará internamente e poderá assimilar melhor toda a cultura, visão e valores da empresa. Além disso, há maior rapidez na comunicação. Mas, há algumas desvantagens que devem ser consideradas.

Entre elas, destaque para a demora ou dificuldade para encontrar um profissional qualificado, o que pode representar uma perda de tempo significativa para a empresa, sem gerar os resultados que deseja no tempo esperado.

Além disso, a empresa precisa considerar o impacto mensal que a contratação trará para suas contas. No caso de uma contratação CLT, há gastos elevados com encargos trabalhistas e é importante saber se o orçamento permite essa despesa no momento.

Freelancer

O freelancer é um profissional que trabalha sem vínculo empregatício, portanto, faz tudo de forma independente. É uma alternativa porque possibilita que a empresa encontre e contrate um gestor de tráfego especializado e experiente de maneira rápida.

Além disso, a contratação de um gestor de tráfego freelancer é mais econômica para a empresa, uma vez que não há gastos com encargos trabalhistas e benefícios, ajudando a ter maior previsibilidade sobre o orçamento.

Outra economia é que a empresa não precisa investir diretamente em infraestrutura para trabalho, porque o freelancer utiliza equipamentos próprios.

No que se refere aos contras da contratação do freelancer, um dos mais comuns é a falta de integração com a equipe da empresa, uma vez que a comunicação costuma ser reduzida a contatos pontuais realizados durante a elaboração e execução do projeto.

Agência especializada em gestão de tráfego

A contratação de uma agência especializada em gestão de tráfego conta com a vantagem de garantir acesso a uma equipe completa e especializada rapidamente, o que possibilita elaborar e executar o projeto o quanto antes e com menor risco de retrabalho ou desperdício de dinheiro.

A agência de gestão de tráfego também é uma aliada porque possui amplo conhecimento de mercado e consegue desenvolver ações mais assertivas para realmente trazer os objetivos que deseja, compensando o investimento em estratégias de marketing digital.

O custo de contratação de uma agência é mais previsível, porque a empresa sabe exatamente quanto pagará na prestação de serviços, sem ter despesas extras que não as especificadas em contrato.

Sobre as desvantagens, é preciso considerar o tempo maior de comunicação, uma vez que o gestor de tráfego não atua internamente na empresa. Por isso, o ideal é sempre verificar como é a comunicação com a agência antes de fechar o contrato.

Gestão de tráfego com a MMD

Decidiu contratar uma agência especializada em gestão de tráfego para cuidar de sua estratégia de marketing digital? Então, a MMD é a agência ideal para sua empresa!

A MMD é parceira certificada Google Ads no mais alto nível (partner premier) e conta com profissionais altamente capacitados para lhe atender, identificar objetivos e oportunidades, bem como desenvolver projetos que tragam os objetivos que deseja e tenham um bom ROI (Retorno sobre o Investimento).

Aproveite para entrar em contato e conhecer o trabalho de gestão de tráfego da MMD!

 

Receba mensalmente conteúdo gratuito Saiba o que fazer para melhorar seus resultados com marketing digital. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.


    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.