+55 41 3042.0444 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

A importância da User Experience

Para seduzir os usuários, não basta vender produtos… você tem que saber criar experiências únicas. Desde o primeiro contato com o seu site até o atendimento ao cliente, passando pelo processo de compra, a experiência de usuário, ou user experience, traz valor em cada passo do caminho.

O que é a User Experience?

O termo user experience (abreviado como UX) refere-se a como se sente uma pessoa ao interagir com um sistema. Este sistema pode ser uma página web, uma aplicação, um programa… Em geral, qualquer forma de interação entre pessoas e máquinas. No contexto do marketing digital, o mais frequente é que vamos falar da experiência do usuário aplicada a sites ou aplicativos móveis.

Os especialistas em UX se dedicam a estudar e a avaliar a satisfação dos usuários com relação a um sistema, em função de parâmetros como a facilidade de uso, o valor percebido, a utilidade, a eficiência na hora de executar a tarefa proposta e outros.

Outro aspecto muito importante de seu trabalho é o estudo dos subsistemas e os processos dentro de um sistema. Podem, por exemplo, estudar como é o processo de se inscrever em uma lista de e-mail através de uma landing page, para ver como poderia ser melhorado para que os usuários se sentissem mais confortáveis na ação. Ainda, dentro dessa mesma landing, poderiam chegar a estudar uma forma eficiente e prazerosa de se preencher os campos do formulário.

Há não muito tempo atrás, a única preocupação das marcas na hora de criar um site era a estética. Mas as coisas mudaram, e agora cada vez mais se valoriza a facilidade de uso. Por quê?

Porque a complexidade das conexões web aumentou. Se um site web tem apenas algumas poucas páginas, a maioria dos usuários sabem como interagir com ela. Mas hoje, cada vez mais é necessário incorporar funcionalidades e conteúdos. Diante desta avalanche, é fácil o usuário se perder, não saber o que fazer ou até mesmo abandonar a página antes do tempo. Por isso, é fundamental que a experiência do usuário funcione corretamente.

Mas por que se preocupar com a experiência do usuário?

Hoje temos acesso a páginas e aplicativos a partir de vários dispositivos diferentes. Um trabalho muito importante de UX é o de harmonizar a experiência através de diferentes dispositivos de desktop e mobiles, certificando-se de que o sistema funcione em todos eles. Com diferentes tipos de celulares, tablets, laptops ou computadores com monitores gigantes… O desafio não é fácil!

Cada vez mais valorizamos a acessibilidade. E com isso não só nos referimos a colocar a web ao alcance de pessoas com problemas visuais (por exemplo), mas também de todos aqueles que têm uma ligação lenta à internet ou um dispositivo móvel antigo. Quanto mais acessíveis sejam os seus conteúdos, mais usuários você poderá alcançar.

Porque os usuários já não se conformam com menos. Para seduzir os millennials, já não basta criar um produto único e de qualidade, você também tem que fazer a experiência do usuário inesquecível. Trata-se de uma geração exigente e bem informada, assim, você precisa estar à altura.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora