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A importância do mobile para ranquear um site no Google

Dos mais de sete bilhões de pessoas no mundo, mais de 4 bilhões são usuários ativos da internet e têm acesso a ela por meio de dispositivos móveis, como os smartphones.

Ter site que não seja mobile friendly faz com que a empresa perca boa parte desses usuários. No entanto, não é só isso: também pode influenciar no ranqueamento no Google, sem ter destaque ou visibilidade, especialmente quando se fala na busca orgânica.

Mas, afinal, qual a importância e influência do mobile no ranqueamento de um site no Google? Neste post, respondemos essa questão. Acompanhe e boa leitura!

O que é um site mobile friendly?

A expressão pode ser traduzida como “amigável a dispositivos móveis”. Trata-se de um site que foi otimizado para ser carregado rapidamente em dispositivos móveis, com melhor organização do conteúdo e facilidade de visualização.

Esse detalhe da otimização é importante porque um smartphone é diferente de um computador, por exemplo, seja no tamanho da tela, teclado, conexão com a internet, entre outros detalhes.

Se tentar rodar no celular um site programado para ser rodado no computador, provavelmente a página terá carregamento lento, problemas na exibição das informações e demais erros.

Ao notar essas características, o usuário abandona rapidamente a página e sua empresa perdeu uma oportunidade de captar um lead ou de fechar um novo negócio. Por isso, ter um site mobile friendly é fundamental.

Mobile friendly x site responsivo

Quando se fala em um site ser mobile friendly, uma dúvida costuma ser comum: afinal, não é a mesma coisa que um site responsivo? Na realidade, não. O site responsivo é aquele com código feito para que o site se adapte a diversos tamanhos de tela.

Já o site mobile friendly se distingue por ter uma versão exclusiva para smartphones e demais dispositivos móveis, com códigos criados e pensados para otimizar ao máximo a experiência do usuário.

Por que o mobile é importante para ranquear bem no Google?

O Google tem como um de seus principais focos oferecer a melhor experiência possível para seus usuários, inclusive em motores de busca. Pensando nisso, em 2015 anunciou uma atualização de seu algoritmo para destacar sites mobile friendly em resultados de pesquisa.

Mas, por que a empresa fez isso? Simples: o número de usuários de smartphones só cresce e cada vez mais as pessoas utilizam a internet por meio desses dispositivos. Logo, se os sites forem mobile friendly o Google consegue proporcionar uma excelente experiência para o usuário.

Daí a importância de investir em um site amigável a dispositivos móveis: é possível ter mais destaque no Google de maneira orgânica, isto é, sem pagar por anúncios como se faz em outras estratégias de marketing digital, como em campanhas de links patrocinados.

Consequentemente, há uma redução da taxa de rejeição e abandono do site, que ocorre quando a página demora para ser carregada ou quando o usuário vê as informações desorganizadas.

Outro resultado obtido com o site mobile friendly é o aumento da captação de leads e da taxa de conversão, com maior chance de fechar negócios e maximizar os resultados da empresa.

>> Descubra aqui: o que as pessoas buscam no Google!

Principais características do site mobile friendly

Quer investir no mobile friendly para ter um melhor ranqueamento no Google, aumento de tráfego em sites e da taxa de conversão? Então, é importante conhecer as principais características dessa alternativa, para implementá-las e atingir o melhor resultado. Veja, a seguir, quais são elas:

Rapidez de carregamento

Segundo o Google, 53% de usuários mobile abandonam um site que leva mais de três segundos para ser totalmente carregado. Portanto, é essencial que esse processo seja feito o mais rápido possível, para melhorar a experiência do usuário e não consumir todo o seu pacote de dados.

Há diversas formas de atingir esse resultado, entre elas reescrever o código do site para dar agilidade ao carregamento, reduzir o tamanho de imagens ou comprimi-las utilizando aplicativos específicos para esse fim.

Facilidade de navegação

Um site mobile friendly é fácil de ser navegado e o usuário consegue encontrar rapidamente o que procura. Para atingir esse resultado, organize todo o conteúdo no menu de acesso, o que agilizará a identificação das informações.

Outra dica é formatar o conteúdo para facilitar sua leitura pelo usuário e adaptação da versão mobile, bem como desativar pop-ups, entre outras melhorias possíveis para o site.

Layout responsivo

O layout responsivo possibilita que o site seja carregado corretamente em diferentes dispositivos com formatos variados de tela, inclusive nas pequenas, de modo a permitir uma navegação sem problemas pelas páginas.

Controle por toque

Uma das principais características de sites amigáveis para dispositivos móveis é que são otimizados para utilização de comandos por toque, o que possibilita que o usuário navegue com mais facilidade pelas páginas e efetivamente consiga visualizar seu conteúdo. Uma dica importante: quanto menos toques o usuário fizer para encontrar o que busca, melhor.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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