BLOG
Felipe Carvalho 18 de janeiro de 2021

Inbound Commerce: o que é e como aplicar!

Lojas virtuais podem demorar para ter resultados significativos, principalmente por conta da ampla concorrência que se tem no ambiente online e pela falta de investimentos em soluções e estratégias que podem auxiliar de maneira considerável nesse crescimento.

O Inbound Commerce é um poderoso aliado para reverter essa situação. Não sabe do que se trata? Sem problemas! Aqui, explicamos o que é e como aplicá-lo em uma loja online. Confira!

O que é Inbound Commerce?

Trata-se de uma variação do Inbound Marketing focada em lojas virtuais. O conceito e finalidade são os mesmos, o de atrair visitantes, convertê-los em leads e gerar vendas, no entanto, a dinâmica é diferente.

No Inbound Commerce, a proposta é que o potencial cliente passe mais rápido do topo para o fundo do funil, onde efetivamente acontece a venda. Portanto, as etapas de geração e nutrição de leads acontecem de forma acelerada.

Como resultado, tem-se um processo mais dinâmico, que propicia resultados em um prazo relativamente menor, principalmente em comparação ao Inbound Marketing.

Vale lembrar que esses resultados também são conquistados por meio do conteúdo de alto valor, assim como ocorre no Inbound Marketing. Trata-se de um conteúdo que é relevante ao leitor, ajudando a sanar dúvidas ou solucionar problemas pontuais.

Como aplicar o Inbound Commerce?

A aplicação do Inbound Commerce em uma loja virtual foca em três principais etapas, a de atração, conversão e fidelização, sempre por meio do conteúdo. Conheça, a seguir, como funciona cada uma e como proceder para ter sucesso nas ações:

Atração

A etapa de atração tem como foco captar visitantes para a loja online, aumentando seu tráfego. Neste caso, o objetivo é atrair a audiência certa, ou seja, potenciais clientes, pessoas com maior probabilidade de compra do produto ou contratação do serviço oferecido.

Para atingir esse resultado, é importante estabelecer previamente qual é a persona, ou seja, o cliente ideal, aquele que a empresa deseja atingir e falar com. Esse passo é essencial porque possibilita ter tráfego qualificado, que tem maior chance de sucesso em conversão e vendas.

Anúncio de Google Shopping para E-commerce

Exemplo de loja virtual ranqueada na busca paga e orgânica do Google.

Estabelecida a persona, é fundamental definir os canais em que o conteúdo será publicado para atrair os possíveis clientes. Existe a possibilidade de utilizar a própria loja, bem como blog e redes sociais para atingir os objetivos definidos.

Dentro da própria loja virtual, uma solução é criar descrições de produtos e categorias atrativas e otimizadas para ter melhor resultado em ferramentas de buscas, possibilitando que sejam encontrados de maneira orgânica, sem pagamentos.

Neste caso, elabore uma descrição original, sem copiar o conteúdo do fabricante, e aplique técnicas de SEO. Prefira conteúdos fáceis de serem entendidos e que valorizam as vantagens do produto ou serviço. Lembrando que conteúdo não é somente texto, ou seja, fotos, ilustrações, vídeos, e até manuais de produto são considerados conteúdos.

Esse é um detalhe importante porque descrições muito técnicas como as dos fabricantes tendem a dificultar a comunicação com o público e reduzem o interesse pela compra, principalmente quando se pensa no consumidor que não é especializado e busca saber quais benefícios o produto lhe trará.

Algo que está sendo utilizado pelas lojas virtuais é o streaming de produto, ou seja, vídeos com a apresentação do produto num formato de vendas, semelhante aos merchandisings que são tão usuais nos programas de televisão.

Já no que se refere às redes sociais, é possível criar conteúdos que não são datados e permanecem sempre atualizados, de modo a atrair tráfego de forma constante.

Outra opção é criar conteúdos de curto prazo, que são ideais para lançamentos, despertar o interesse e desejo de compra de um determinado produto ou serviço da marca.

Conversão

Etapa que consiste na conversão do visitante em lead e, posteriormente, em cliente. Para captar o visitante e convertê-lo em lead, é interessante que a loja virtual faça uso de ferramentas como landing pages, pop-ups e formulários, oferecendo algum benefício em troca do cadastro.

Estratégia de Marketing para E-commerces. Pop-up

Exemplo de pop-up para captar leads.

Já para a conversão do lead em cliente, o e-commerce pode adotar ferramentas como o e-mail marketing, que possibilitará nutrir o lead, conquistar sua confiança e aumentar as chances de realização de sua primeira compra. Outra opção é investir em campanhas de remarketing, com mensagens adequadas à etapa em que o lead se encontra (abandono de carrinho, visita à página de produto etc.).

Também é importante trabalhar com CTAs (call to actions) no e-mail marketing e nos conteúdos de blog e redes sociais, para maximizar a chance de conversão.

Fidelização

Depois da conversão, a etapa da fidelização é essencial para garantir o retorno do cliente à loja virtual para novas compras, além de transformá-lo em promotor de sua marca e produto, com divulgação boca a boca gratuita.

O processo de fidelização envolve diferentes ações, como usar o e-mail marketing para manter a comunicação e relacionamento com clientes. Neste caso, recomenda-se automatizar e segmentar a base de contatos, para enviar a mensagem certa para o cliente certo, como por exemplo, incentivos para up sell ou cross sell.

Inbound Commerce - Automação para Cross sell

Exemplo real de Automação para Cross sell no RD Station.

Também aposte na criação de conteúdo para blogs, com informações que deem suporte ao cliente no uso do produto, para tirar máximo proveito da aquisição. Esse tipo de conteúdo também ajuda a desafogar canais de atendimento ao consumidor.

E não se esqueça de atualizar suas redes sociais com conteúdo que atenda o funil como um todo, não somente o fundo, mas também seu meio e topo, o que ajudará a reforçar a estratégia e atrair resultados mais expressivos.

Receba mensalmente conteúdo gratuito Saiba o que fazer para melhorar seus resultados com marketing digital. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.


    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.