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Inbound Marketing: É preciso somente contratar uma agência?

Eis um tema que está em alta – e a cada dia subindo mais: Inbound Marketing. A metodologia encanta quase todo profissional de marketing, executivo ou empreendedor que a conhece. E realmente o Inbound veio para ficar, afinal, não é simplesmente uma fórmula mágica ou uma estratégia isolada que aposta todas as fichas em uma única tática. O Inbund é muito mais do que isso.

>> Ainda não conhece o básico de Inbound? Leia esse outro post!

E é justamente esse o ponto de reflexão desse post: é preciso única e simplesmente contratar um profissional ou agência especializada em Inbound e cruzar os braços, aguardando os resultados? Do ponto de vista dos profissionais da MMD, a resposta é bem simples: NÃO.

O sucesso de qualquer projeto de marketing passa pelo envolvimento do cliente, do contratante. É ele quem conhece do segmento, que passa pelas dificuldades no dia a dia, que está em contato com o consumidor. O papel da agência é trazer uma visão macro, contribuir com dados do mercado, transformar os problemas relatados pelo cliente em oportunidades, planejar e executar ações a partir de dados (sejam os dados gerados pela agência, ou pelo próprio cliente).

A complexidade de um projeto de Inbound Marketing

Engana-se quem acredita que um projeto de Inbound é simples. A complexidade está justamente no diferencial da metodologia Inbound, que reúne todos os atores envolvidos desde a fase de atração e descoberta de novos públicos, até a fase de fidelização dos clientes.

Se pensarmos na jornada do consumidor desde o momento em que ele começa a buscar algo que lhe parece necessário – e está ansioso por encontrar uma resposta –, passando pelo filtro natural realizado ao se deparar com diversas opções de “respostas”, prosseguindo para o momento de “namoro”, onde se amadurece o desejo original e, posteriormente, a decisão por adquirir determinado produto ou serviço, lhe parece ser uma missão simples e que pode ser delegada exclusivamente para uma equipe que está fora da sua empresa?

>> Saiba mais sobre como funciona a jornada de compras

O grau de importância da tomada de decisão sobre o que e como agir em cada uma das etapas da jornada de compras exige que estejam envolvidos os profissionais especializados em marketing, mas também os gestores ou executivos da empresa que pretende se beneficiar do Inbound.

Inbound Marketing é muito mais do que a ferramenta que você contrata!

Outro equívoco muito comum é o de acreditar que o Inbound é simplesmente contratar o RD Station, Lead Lovers ou Hubspot. Essas ferramentas foram criadas para ajudar na execução de uma estratégia, mas elas não são a estratégia em si e você precisa ter conhecimento específico para fazer um bom uso das ferramentas.

Criar Landing Pages para capturar leads, montar automações de e-mail, definir score para os seus diferentes leads, sinalizar a equipe no momento em que um lead interage, ter insights para criação de conteúdo e otimizações SEO, etc. Essas são algumas das promessas das ferramentas de Inbound Marketing, mas elas não fazem nada sozinhas. São máquinas que precisam ser programadas por pessoas. E mais uma vez: por pessoas que tenham conhecimento técnico de marketing digital assistidas por quem conhece bem do negócio que está sendo trabalhado através do Inbound.

Só comece se você estiver disposto a arregaçar as mangas

Por fim, e não menos importante: só comece qualquer projeto de Inbound se você tiver tempo, disposição e equipe para trabalhar junto da agência de marketing digital que você escolher.

Pode ser você mesmo: dono, CEO, executivo, diretor, gerente, ou qualquer nomenclatura que seja. Alguém (de preferência “alguéns”) da sua empresa precisará se dedicar para que o projeto saia do papel e, mais do que isso, alcance o resultado que você está almejando.

Se a sua empresa também acredita nisso tudo, certamente podemos trabalhar juntos e desenvolver uma estratégia de Inbound eficaz para o seu negócio. Faça um contato com a gente para marcarmos uma conversa e vamos juntos fazer diferente através do Inbound Marketing.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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