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marketing digital como você nunca viu.

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Invista com segurança. O marketing digital proporciona isso para você!

É inegável que a cada dia as pessoas estão mais conectadas. Whatsapp, Youtube, Facebook, Instagram, Google… Esses e outros incontáveis serviços recebem milhões de brasileiros que não se cansam de pesquisar, consumir, opinar, compartilhar, etc. E é neste mesmo ritmo que o comportamento do consumidor também se modificou, ganhando ares digitais. Mas e os anunciantes? Eles estão atentos a esse movimento? Como investir em marketing com segurança, sem desperdiçar recursos financeiros e tempo em ações pouco eficazes?

A resposta não é simples. Na verdade, ela é cada vez mais complexa e envolve uma série de fatores, como análises, testes e muitas “correções de rota”. Investir em marketing digital significa estar preparado para ter que mudar tudo da noite para o dia, caso a estratégia traçada não esteja surtindo o efeito desejado. Sua empresa está pronta para esse dinamismo? Qual é a sua maturidade quando o assunto é marketing na internet? Caso ainda tenha um conhecimento básico, sugiro que dê um passinho a mais e estude um pouco, afinal, para investir em marketing digital com segurança, é preciso conhecer aquilo que se pode fazer.

Neste post vou abordar especificamente as vantagens do e-commerce em relação à loja física e como utilizar o Google Analytics para gerar insights e melhorar o seu negócio. Se você não possui uma loja virtual, mas faz negócios através do seu site (recebe pedidos de orçamentos, contatos via formulário, etc.), este post também é para você, afinal, consideramos que qualquer site que tenha por objetivo vender um produto ou serviço, é um e-commerce. Após essa leitura, o convido para refletir como estão as ações de marketing digital da sua empresa. É possível fazer algo a mais? Precisa começar do zero? Seja qual for a sua necessidade, conheça um projeto especial criado para ajudar as empresas a acelerarem os seus resultados com o marketing digital: P.A.R. – Projeto de Aceleração de Resultados. Em 60 dias você vai começar uma mudança radical nos seus negócios.

Vantagens do e-commerce em relação às lojas físicas.

Já virou moda. Hoje em dia todo mundo tem um amigo que diz: “Esqueça loja física. Abra um e-commerce. É mais barato e fácil de vender”. Para tudo. O raciocínio já começou errado. Acreditar que o e-commerce é um modelo de negócios mais barato do que a loja física e, principalmente, que seja mais fácil de vender, é um equívoco. Você sabia que existe quase meio milhão de e-commerces no Brasil? E mais: 99% dessas lojas virtuais não fazem nem 30 pedidos por mês (o que daria um pedido por dia). Mas mesmo com essas impactantes informações aparentemente negativas, com planejamento e recursos financeiros é possível ter sucesso vendendo através da internet.

Lembrando que vender pela internet não significa que o consumidor terá que “passar o cartão” no seu site. Ele pode começar solicitando um orçamento e concluir o pedido indo até o seu escritório ou por telefone, por exemplo. E é aí que começam as vantagens de vender online, afinal, para fazer negócios através da internet é essencial que suas ações de marketing também sejam no meio digital.

As principais vantagens do e-commerce.

Dentre tantas vantagens, destaco as seguintes:

– Possibilidade de trabalhar com o “estoque do fornecedor”, sem a necessidade de investir recurso financeiro e espaço físico para armazenar os produtos;

– Diversidade de itens (mix de produtos) para serem ofertados, aumentando as chances de venda;

– Atendimento 24×7, 365 dias por ano. A sua loja virtual nunca estará “fechada”;

– Maior abrangência da área de atuação. Geralmente, as lojas virtuais têm possibilidade de vender para diversos estados;

– Oportunidades de explorar variadas datas comemorativas em campanhas de e-mail, redes sociais, etc., aumentando as possibilidades de vendas;

– Integração com softwares de automação de marketing, para ofertar o produto certo para a pessoa certa e na hora mais conveniente;

– Controle total sobre os resultados das ações de marketing.

Ainda existem muitas outras vantagens que se aplicam a cada caso específico, pois isso também é um ponto a ser considerado: o e-commerce é cada vez mais de nicho, ou seja, existem detalhes que se aplicam a um segmento de mercado, mas que não são relevantes para outros. Procure entender o que os consumidores que fazem parte do seu público alvo estão procurando e oferte aquilo que eles querem.

Como interpretar o Google Analytics

Uma das maneiras mais eficazes de entender se o seu site está atendendo as expectativas do seu público alvo é utilizar o Google Analytics para fazer análises de desempenho da página. De informações básicas, como número de visitas, tempo de permanência e engajamento, até dados mais estratégicos, como fontes de tráfego que geram conversões e conclusões de metas, o Google Analytics gera insights importantes para tomadas de decisões em diversos níveis.

Antes de começar a trabalhar com o Google Analytics sugiro que você liste quais são as informações mais importantes que gostaria de acompanhar. Elas são chamadas de KPIs, os indicadores de performance. E o motivo pelo qual os KPIs são fundamentais é simples: no Google Analytics existem incontáveis possibilidades de cruzamento de dados para obtenção de informações, por isso, é muito fácil se perder lá dentro e não chegar a lugar nenhum.

De acordo com o seu objetivo, um grupo de informações pode ser mais importante. No caso do acompanhamento de retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de marketing, será importante saber qual a fonte de tráfego está gerando mais conversões diretas e indiretas. Para esse caso, ficar de olho nas abas de “aquisição” e “conversões” é crucial. Já quando o objetivo for otimizar as páginas do seu site com conteúdos que ajudem no ranqueamento orgânico,  a aba de “comportamento” poderá trazer dados importantes, como o tempo de permanência e o engajamento por página.

Uma dica valiosa para quem pretende utilizar o Google Analytics para acompanhar o retorno sobre o investimento das ações de marketing digital é sempre ficar de olho nas conversões assistidas. Elas mostram como cada fonte de tráfego ajudou na jornada do consumidor, desde o primeiro acesso dele ao site, até a conclusão da conversão (seja o envio de um e-mail através de formulário, compra de um produto, clique no número de telefone para fazer uma ligação via mobile, etc.). Para entender mais sobre como funcionam as conversões assistidas no Google Analytics, clique neste link.

Tenha sempre a ajuda de um profissional. Vale a pena. Pode confiar!

Contrate um profissional para gerenciar o seu Marketing

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Para conseguir explorar ao máximo o potencial que o marketing digital pode trazer para o seu negócio, cerque-se de profissionais especializados no assunto. Seja internamente ou contratando uma empresa terceirizada, tenha em mente que este é o primeiro investimento quando se pensa em marketing: contratar um profissional da área.

Falando da Muito Mais Digital, estamos no mercado há mais de 10 anos e somos especialistas em marketing de busca (SEO e Links Patrocinados), gestão de redes sociais, inbound marketing e na criação de campanhas de marketing online (banners, e-mails, etc.). Além disso, desenvolvemos sites em wordpress. A MMD é agência parceira do Google (Google Partners) e da Resultados Digitais (software para automação e gestão de inbound marketing). Estamos sempre buscando evoluir. Se quiser bater um papo sobre a sua necessidade, faça contato através desse link!

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.