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Invista numa consultoria de marketing e obtenha ganhos reais no seu negócio!

Pode parecer algo fora da sua realidade investir numa consultoria de marketing. As frases mais entoadas por donos de empresas são: “Isso é muito caro pra mim”, “Minha empresa não tem orçamento para marketing”, “Vou ter que fazer internamente”, e por aí vai. Mas é importante refletir sobre alguns pontos antes de tomar a decisão de não contratar uma empresa de consultoria de marketing digital, principalmente nos dias de hoje, onde a internet já está consolidada como um importantíssimo meio de comunicação.

O que é consultoria de marketing digital?

A consultoria de marketing digital é um trabalho voltado para definir estratégias, traçar objetivos, metas e ações no meio digital. É através da consultoria que será diagnosticada a situação atual de uma marca ou empresa na internet, bem como será definido o que precisará ser feito para alcançar os objetivos e metas propostos.

O que faz uma empresa de consultoria de marketing?

Uma consultoria de marketing (ou de marketing digital) busca entender ao máximo do segmento de atuação da empresa para definir um plano de marketing. A partir de um plano, que será composto por objetivos, metas e ações, inicia-se a fase “operacional” da consultoria, que consistirá em colocar em prática tudo o que foi definido.

Uma empresa de consultoria geralmente possui uma equipe com alguns especialistas em áreas distintas, como marketing de busca (SEO e Adwords), redes sociais, programação, web design, redação, etc. Os especialistas trabalharão de forma conjunta, mas com o foco em suas respectivas áreas de conhecimento, com o intuito de entregar o melhor resultado possível para a empresa contratante.

Por que contratar uma consultoria de marketing?

Existem inúmeras empresas de consultoria de marketing digital no mercado. Cada qual com sua expertise. Mas porque contratar uma consultoria? Simples: você poderá obter ganhos reais no seu negócio, como maior exposição da sua marca na internet, aumento no número de leads (clientes em potencial) e, principalmente, o aumento real no número de clientes.  São tantas coisas para pensar e fazer na gestão do seu negócio que seria impossível realizar tudo internamente.

Outro fator muito importante que só uma consultoria de marketing pode lhe proporcionar é a visão de diversos especialistas diferentes. Você pode se perguntar se não seria melhor ter um profissional trabalhando internamente “só para você”, mas isso limitaria uma visão multidisciplinar, com várias cabeças pensando em soluções para a sua empresa. Tenha certeza de que a melhor opção para as empresas de pequeno e médio porte é terceirizar as ações de marketing com agências de marketing digital.

Como funciona uma consultoria de marketing digital

Cada empresa segue uma metodologia de trabalho, mas as etapas de uma consultoria são muito parecidas:

Reunião de briefing:

Tudo começa pelo bom entendimento daquilo que a sua empresa faz, onde ela está e aonde pretende chegar.

Definição do orçamento:

Sim, você precisará investir em mídia digital. Esqueça as histórias mirabolantes de pessoas que ficaram milionárias na internet “sem gastar nada”. Esses casos são reais? Até podem ser, mas são tão reais quanto os ganhadores da Mega Sena (a propósito, você conhece algum?).

Plano de marketing:

É importante ter claro quais são os objetivos e metas e quais ações levarão sua empresa a atingir o marco de sucesso.

Cronograma de ações:

O que, quando e quem será responsável por cada uma das ações deve ser previsto num cronograma, a fim de organizar melhor o fluxo de trabalho e ter a certeza de que nenhuma etapa importante ficará esquecida.

Acompanhamento:

Nada vai pra frente sem acompanhamento e otimizações constantes. Por vezes, algumas metas e ações precisarão ser revistas para se adaptarem à realidade ou mesmo a cenários diferentes daqueles previstos em fases anteriores.

Também é importante salientar que, por mais que você esteja contratando um especialista, a expertise dele é em marketing digital, mas ninguém conhece melhor do seu negócio do que você mesmo, por isso, a sua participação efetiva é que garante o sucesso de qualquer consultoria de marketing.

Consultoria de marketing para pequenas empresas

Sua empresa é pequena? Ótimo. Ela precisará muito de uma consultoria para poder atingir os objetivos e crescer!

Mesmo que muitas vezes o preço de uma consultoria de marketing digital possa parecer um “alto custo”, é bom que você a enxergue como investimento, ou seja, algo essencial para a sua empresa se destacar no concorrido mercado.

Ao planejar todos os recursos financeiros necessários para a manutenção do seu negócio, como os investimentos fixos e variáveis, procure saber quanto custa uma consultoria de marketing e insira em sua planilha. Não deixe para fazer esse orçamento depois, do contrário, você poderá comprometer a saúde financeira da sua empresa ou mesmo impedir que ela cresça (se não investir em marketing adequadamente).

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você perceber que é possível obter ganhos reais investindo em marketing digital, desde que tudo seja feito com planejamento, recursos humanos e financeiros certos e muita disposição.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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