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Marketing de busca: o poder da intenção do consumidor!

Marketing de busca e a intenção do consumidor são dois conceitos que andam lado a lado e que se trabalhados corretamente ajudam a atingir excelentes resultados de captação de leads e aumento da taxa de conversão.

Mas, você sabe exatamente o que é cada um deles e qual a real importância da intenção do consumidor? Neste post, abordamos essas questões. Acompanhe e entenda como o marketing de busca e a intenção do consumidor podem melhorar seus resultados online.

O que é o marketing de busca?

O marketing de busca é uma estratégia de marketing digital voltada a mecanismos de pesquisa, com aplicação de técnicas para atingir o melhor ranqueamento possível em uma SERP (página de resultados de mecanismos de busca).

Trata-se de uma estratégia vital para as empresas porque aumenta sua visibilidade em resultados de busca, incrementa o tráfego qualificado em sites e a captação de leads, além de maximizar a taxa de conversão.

onde fica o resultado organico e o pago na busca do google - 2

Ranking orgânico x ranking pago

Para alcançar esses resultados, é possível trabalhar com duas ferramentas: o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) e os links patrocinados (Google Ads, por exemplo). Em ambas, a intenção do consumidor é um fator importante.

O que é a intenção do consumidor?

Afinal, o que é a intenção do consumidor, especialmente quando se fala no universo digital e uso de ferramentas de busca, como o Google? Simples: sempre que o usuário faz uma pesquisa, ele tem uma intenção, como sanar uma dúvida ou solucionar um problema.

É justamente essa finalidade que é a intenção do consumidor. Ferramentas de busca procuram interpretar essa intenção e priorizam em seus resultados páginas que melhor suprem essa demanda.

Logo, a realização do objetivo de busca, ou seja, quando se atende as necessidades do usuário, é um importante fator de ranqueamento utilizado por mecanismos de pesquisa.

Tipos de intenção do consumidor

tipos de intenção do consumidor no momento de busca

Os 3 tipos de intenção do consumidor

Essencialmente, existem três tipos de intenção do consumidor, todos com características diferentes e conhecê-las ajuda a desenvolver ações de marketing de busca mais eficazes:

Intenção navegacional

Trata-se da alternativa em que o usuário quer encontrar um site, produto ou conteúdo específico. Neste caso, ele sabe exatamente o que quer e onde quer chegar. Portanto, é uma intenção objetiva.

Para ter um bom ranqueamento utilizando a intenção navegacional é só utilizar como palavra-chave o nome da marca, do produto, seu slogan, entre outros fatores.

Intenção informacional

É a alternativa em que o consumidor busca informações, normalmente para esclarecer dúvidas ou solucionar problemas. Curiosamente, é uma das principais bases de estratégias de inbound marketing, possibilitando criar conteúdos mais assertivos.

De modo geral, conteúdo que aborde dicas, como fazer ou o que é algo, entre outros, é considerado um material que trabalha a intenção informacional, agregando conhecimento ao leitor.

Intenção transacional

Alternativa inerente à jornada de compra, quando um consumidor já decidiu sobre uma compra e busca informações para efetivamente tomar a ação com mais segurança e melhor custo.

A intenção transacional é a que tem maior chance de conversão em vendas, porque quando o consumidor faz esse tipo de busca ele está somente avaliando preços e melhores condições de compra.

Por que a intenção do consumidor é importante?

Em ações de marketing de busca, entender e trabalhar corretamente a intenção do consumidor ajuda a ter melhor resultado em ranqueamento, captação de leads e vendas, porque se atinge com maior assertividade o público certo na hora adequada, suprindo suas necessidades.

A compreensão da intenção do consumidor permite produzir conteúdo relevante e otimizado, que respeita diferentes etapas do funil e torna sua estratégia de SEO e links patrocinados mais eficaz.

Daí a importância de conhecer e trabalhar a intenção do consumidor em ações de marketing de busca: com ela, a chance de conquistar os resultados esperados é maior, inclusive de retorno sobre o investimento.

Como entender a intenção do consumidor

analise da intenção do consumidor

Análise os sinais para entender a intenção do consumidor

Ao adotar a estratégia de marketing de busca, uma dúvida é comum: afinal, como entender a intenção do consumidor para trabalhar melhor a criação de conteúdo e campanha de links patrocinados? Existem técnicas que podem ser adotadas:

Análise do desempenho da página

Analisar o desempenho de uma determinada página ajuda a entender se seu conteúdo é adequado ao que o consumidor busca. Por exemplo, suponha que sua página atingiu o primeiro resultado numa pesquisa e depois saiu dessa posição, isso indica que o conteúdo não é o melhor para sanar a dúvida ou problema associado à palavra-chave.

Em casos assim, é possível ajustar o conteúdo e otimizá-lo para ferramentas de busca usando técnicas de SEO, para reposicioná-lo e alcançar um bom ranqueamento novamente.

Análise de resultados de mecanismos de busca

Outra forma de entender a intenção do consumidor é analisar resultados de mecanismos de busca. Isto é simples: basta pesquisar uma determinada palavra-chave e verificar quais são os resultados com melhor ranqueamento.

Por exemplo, se pesquisar a palavra-chave “agência de marketing digital”, será possível identificar quais conteúdos melhor ranqueiam e criar um material com maior potencial de destaque em mecanismos de busca, conquistando resultados de captação, aumento de tráfego e de conversão.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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