BLOG
Felipe Carvalho 25 de fevereiro de 2021

Marketing de conteúdo: muito além do que escrever textos

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital. Há quem pense que se resuma à criação de textos, mas não é só isso, todo o processo envolvendo o conteúdo é complexo e, quando bem realizado, pode trazer diversos benefícios.

O que é o marketing de conteúdo?

Trata-se de uma estratégia de marketing voltada a atrair o público-alvo de uma marca, criar relacionamento, construir uma rede de potenciais clientes (os leads) e ter autoridade no segmento de atuação.

O marketing de conteúdo permite gerar valor para o público, que passa a ter uma imagem positiva da empresa e marca. Como consequência, aumenta-se a possibilidade de realizar novos negócios.

Por que o marketing de conteúdo é mais do que escrever textos?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que só funciona e traz resultados se a empresa criar conteúdo útil para quem o lê. E para isso é preciso muito mais do que escrever um texto raso e vazio.

O conteúdo não deve ser criado pensando exclusivamente em vender, mas sim em trazer um benefício para o leitor, seja solucionar um problema, ensinar algo ou esclarecer uma dúvida.

Com esse tipo de material, a empresa atrai potenciais consumidores no momento certo, passa uma percepção positiva a eles e tem maiores chances de superar expectativas, captar leads, criar e fortalecer relacionamentos. A realização da venda é um avanço natural desse relacionamento.

Criar esse tipo de conteúdo exige um esforço maior da equipe de marketing da empresa, passando por diferentes etapas para ter um bom material. Entre elas, destaque para:

etapas do funil de marketing de conteúdo

Identificação de personas

A persona é o cliente ideal da empresa. Estabelece-la é importante porque dá assertividade para ação, com criação de conteúdo que atenda suas dores, conduzindo-a com mais precisão pelo funil de vendas até a realização da venda.

Trabalho com etapas do funil de vendas

A empresa também deve conhecer as diferentes etapas do funil de vendas, estabelecer com quais deseja trabalhar e criar conteúdo específico para cada uma delas.

Existe a possibilidade de criar conteúdo de topo do funil (voltado ao aprendizado, a informar, fazendo o leitor descobrir um problema), meio do funil (tem como foco o reconhecimento do problema e busca de soluções) e fundo do funil (etapa da decisão, da venda).

Definição de canais

Fase em que se estabelece em quais canais o conteúdo será divulgado. Aqui, a persona também é importante, porque permite que a empresa escolha o canal que seu cliente ideal está. Entre as opções, destaque para o blog e redes sociais.

Produção do conteúdo

Etapa destinada à produção do conteúdo em si, com temas que respondam às dúvidas de sua persona. Deve ser otimizado com técnicas de SEO, para ter maior alcance e melhor ranqueamento em motores de busca.

Deve-se pesquisar palavras-chave relevantes, priorizar a qualidade e não a quantidade e trabalhar a escaneabilidade do texto para torná-lo mais atrativo ao leitor. Além disso, a revisão é fundamental para evitar erros ortográficos.

Divulgação do conteúdo

É essencial que a empresa divulgue esse conteúdo para fazer com que sua persona encontre esse material mais rápido. Para isso, deve-se adotar canais como redes sociais, blog e e-mail marketing, entre outros.

Outra estratégia com efeitos positivos é estimular o engajamento e compartilhamento do material por leitores, para aumentar seu alcance.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados é uma etapa essencial de toda estratégia de marketing de conteúdo, porque permite conhecer o que funciona e o que não gera o retorno esperado.

O ideal é acompanhar os resultados por meio de KPIs (indicadores de performance) durante e após a execução da ação, o que possibilita realizar ajustes e levantar dados para melhorias em outras ações da empresa.

Benefícios do marketing de conteúdo

benefícios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo garante benefícios especiais para a empresa, normalmente em médio e curto prazos. Com ele, ganha-se:

Aumento de tráfego

A produção de conteúdo de qualidade dá relevância para o site em motores de busca, com melhor ranqueamento. Consequentemente, há um aumento de tráfego no site.

Brand awareness

Brand awareness é consciência de marca e indica como ela é reconhecida por seus consumidores. Com o marketing de conteúdo dá para aumentá-la e trabalhá-la melhor, atingindo destaque entre concorrentes.

Mais engajamento

Com um conteúdo de qualidade, a empresa consegue criar um relacionamento mais próximo de sua persona e ter mais engajamento. Há, ainda, a possibilidade de a persona se tornar evangelizadora da marca, com divulgação gratuita.

Incremento das vendas

O marketing de conteúdo realizado corretamente guia o lead no processo de compra, conduzindo-o do topo para o fundo do funil de vendas de forma sutil, sem uma abordagem invasiva. Por isso, possibilita que a empresa venda mais.

Redução de custo na captação de clientes

O marketing de conteúdo geralmente é uma estratégia que ajuda a reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), sobretudo em comparação a abordagens tradicionais. Por isso, gera mais lucro para a empresa.

Viu só? O marketing de conteúdo vai muito além de criar e publicar textos, ele possui papel fundamental na estratégia de marketing das empresas e deve ser utilizado de acordo com um planejamento específico e que vise conduzir a persona pela jornada de compras, da descoberta à aquisição.

Aqui na MMD já ajudamos muitas empresas a estruturarem ações de marketing baseadas em conteúdo. Se precisar de uma ajuda para o seu negócio, venha conversar com a gente.

Receba mensalmente conteúdo gratuito Saiba o que fazer para melhorar seus resultados com marketing digital. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.


    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.