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Felipe Carvalho 20 de março de 2021

Marketing inbound e outbound: entenda de uma vez por todas

O marketing inbound e outbound são estratégias para atrair clientes e novas oportunidades de negócio à empresa, mas não é todo gestor que entende, exatamente, o que são e como funcionam.

Aqui, esclarecemos essas dúvidas de uma vez por todas. Continue a leitura, conheça e entenda como funcionam o outbound e o Inbound Marketing!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing (ou marketing de atração) é uma estratégia que tem como finalidades atrair, converter e fidelizar clientes. Essa estratégia trabalha com a premissa de “não ir atrás” do cliente, de forma intrusiva e interruptiva, mas sim de fazer com que “ele venha até você”, ofertando aquilo que ele precisa, no momento e formato certos.

Para conseguir esse resultado o inbound utiliza conteúdo, sempre de alta qualidade, que é o que ajuda a audiência a esclarecer uma dúvida ou solucionar um problema. Em outras palavras, possui relevância e agrega valor à audiência.

Mas esse conteúdo deve se comunicar com as pessoas certas, ou seja, com o público-alvo e personas da empresa, para conseguir atraí-los e gerar novas oportunidades de negócio.

É por isso que toda estratégia de Inbound Marketing envolve, além de estabelecer objetivos, identificar quem são seu público-alvo e personas. Se a empresa não sabe com quem falar, não cria conteúdo relevante e não atinge resultados.

Durante o processo de identificação do público-alvo e criação de personas, leva-se em consideração fatores como interesses, dúvidas, principais desafios, entre outros.

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O conteúdo é criado com base nessas informações, ajudando a audiência a resolver problemas ou identificar algo que nem ao menos sabia que precisava, que é o produto ou serviço de sua empresa.

É importante mencionar que o Inbound Marketing tem como foco a internet. Portanto, toda a estratégia é pensada, desenvolvida e executada no ambiente virtual, atraindo clientes e negócios nesse meio.

Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

A estratégia de Inbound Marketing proporciona benefícios especiais à empresa, principalmente quando corretamente estruturada. Em situações assim é possível alcançar:

Aumento de tráfego no site/blog

Com a criação e divulgação de conteúdo de qualidade dá para ter um melhor ranqueamento orgânico em páginas de resultados de pesquisa, o que aumenta o tráfego em sites.

Maior captação de leads

O Inbound Marketing possibilita captar mais leads, fornecendo algo em troca do contato do potencial cliente. Normalmente, essa moeda de troca é o conteúdo. É possível trabalhar, por exemplo, com landing pages ou formulários.

Criação e fortalecimento de relacionamentos

Depois que o visitante do site se transformou em um lead, a empresa tem o seu contato para criar e fortalecer um relacionamento, estimulando seu desejo de compra, além de aumentar a confiança na marca e seus produtos ou serviços.

Mais vendas

O conteúdo relevante da empresa, bem como o relacionamento mais estreito e confiável, ajuda a gerar novas oportunidades de negócios, com conversão em vendas. Este é um processo natural, que ocorre de maneira não invasiva.

Ótimo custo-benefício

Ações de Inbound Marketing geralmente têm uma ótima relação custo-benefício. De acordo com dados da Demand Metric, marketing de conteúdo gera 3x mais leads que o Outbound Marketing e custa 62% menos!

Mensuração de resultados

O marketing digital oferece o benefício de possibilitar mensurar resultados de ações, inclusive as de Inbound Marketing. Esse detalhe é importante porque mune a empresa de informações que poderão ser utilizadas em outras ações, podendo atingir resultados mais expressivos.

O que é Outbound Marketing?

Trata-se do formato de marketing tradicional, que tem como foco atrair clientes para seus produtos ou serviços. A proposta é ir atrás de seu cliente, baseado principalmente em um perfil pré-definido que pode (ou não) ter interesse real no seu produto ou serviço.

Geralmente as ações de outbound são mais invasivas e interruptivas que as do inbound. Para conseguir resultado, o outbound utiliza mídias pagas exibidas em canais de massa. É o caso de propagandas de televisão e rádio, revistas e jornais, patrocínio de eventos, entre outros meios.

Embora seja mais predominante no meio offline, o Outbound Marketing também está no digital. Ótimos exemplos de aplicação dessa estratégia no universo online são as propagandas em vídeos e banners em sites e portais (quando feitas somente baseadas em perfil, e não em interesse).

Ao contrário do que acontece no inbound, no Outbound Marketing o público que se atinge é sempre mais amplo. Outro ponto em que essas estratégias se diferenciam é no custo.

Não é para menos, afinal, o Outbound Marketing exige um orçamento maior para ser implementado, porque esses espaços de mídia tendem a ser mais caros do que o investimento segmentado e baseado em um interesse explícito da audiência.

Benefícios do Outbound Marketing

Não é o só o Inbound Marketing que proporciona benefícios, o outbound garante vantagens especiais que fazem compensar o investimento nessa alternativa:

Alcance de ROI em menor prazo

O ROI (Retorno sobre o Investimento) costuma ser atingido em menor prazo quando se investe em Outbound Marketing. O motivo disso é simples: o contato é massivo, alcançando um número maior de consumidores.

Economia de tempo

Estratégias de Inbound Marketing costumam ser mais demoradas para gerar vendas, principalmente se a empresa não possui histórico em ações da fase de Atração (SEO, Google Ads, etc.). Já nas de outbound surgem quase que imediatamente, ajudando a atingir objetivos em curto prazo.

>> Saiba mais sobre a fase de Atração e porquê não existe Inbound Marketing sem ela!

Maior possibilidade de canais

O outbound pode ser trabalhado offline e online, com maior possibilidade de canais do que o inbound. Por isso, tem um maior alcance e impacto, sobretudo em menor prazo.

Marketing inbound x outbound: qual é o melhor?

investir em inbound ou outbound marketing?

Inbound e Outbound Marketing são complementares!

Há quem pense que o Inbound Marketing e o Outbound Marketing se excluem e que um deve ser melhor do que o outro. Na realidade, o ideal é que a empresa trabalhe com essas duas estratégias porque elas se complementam.

Ao uni-las dá para potencializar resultados, conseguindo atingi-los mais rápido e/ou de maneira mais expressiva. Além disso, ajuda a equilibrar eventuais desvantagens de ambas as estratégias.

Por exemplo, no inbound os resultados surgem em médio e longo prazo. O outbound acelerará o alcance de objetivos e melhorará o ROI em curto prazo.

Mas, como trabalhar com inbound e outbound em uma mesma estratégia? Há diferentes atividades, como a realização de parcerias que possibilitarão captar leads offline e trabalhá-los online.

É o caso de clínicas de estética que, por exemplo, indicam parceiros para compra de produtos online com benefícios especiais. O e-commerce pode utilizar o contato do lead para nutri-lo e estimular a compra, dando continuidade ao tratamento realizado na clínica.

O ideal é que as equipes de marketing e vendas da empresa pensem em ações que se complementem para trabalhar ambas as estratégias.

Aqui na MMD estamos preparados para ajudar a sua empresa a elaborar estratégias eficazes de Inbound Marketing. Temos diversos cases de marketing digital que comprovam nossa expertise no assunto. Entre em contato conosco e vamos bater um papo sobre a sua necessidade.

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