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Felipe Carvalho 24 de fevereiro de 2022

Guia completo do Marketing no Instagram

Guia completo do Marketing no Instagram
Por que sua empresa deve usar o Instagram?
Instagram for Business
Recursos do Instagram Business
– Compartilhamento de fotos e vídeos
– Mensagens diretas
– Instagram Stories
– Reels
– Lives
– Loja
– Instagram Ads
Conteúdo orgânico ou publicidade: em qual investir?
Quanto custa anunciar no Instagram Ads?
7 dicas para uma estratégia de marketing no Instagram de sucesso
– Tenha um planejamento
– Seja constante
– Capriche no conteúdo
– Use hashtags
– Interaja com os usuários
– Faça Stories e Reels
– Organize seu perfil

Guia completo do Marketing no Instagram
Quando lançado em 2010, o Instagram era mais uma rede social de postagem de fotos com compartilhamento rápido. Mas, não demorou muito para cair nas graças do público e ter um aumento expressivo de usuários.

Mais de 10 anos depois de seu lançamento, o aplicativo possui mais de um bilhão de usuários ativos por mês. Além disso, ampliou seus recursos disponibilizando o formato de vídeo dentro da plataforma.

Com o crescimento do Instagram, várias marcas começaram a investir nesse canal numa tentativa de ter mais visibilidade, estabelecer uma conexão maior e mais próxima com seu público e gerar oportunidades de venda.

Tudo isso é possível ao seguir uma boa estratégia de marketing no Instagram. 

Está pensando em adotá-lo em sua empresa para gerar melhores resultados? 

Então, confira este guia completo que preparamos sobre o marketing no Instagram e aproveite para seguir nossas dicas!

Por que sua empresa deve usar o Instagram?

Uma dúvida muito comum entre gestores costuma ser por que a empresa deve usar o Instagram em sua estratégia. Um dos principais motivos é que seu público-alvo certamente está nela.

Portanto, aumenta-se a chance de captar novas oportunidades de negócio, impactando positivamente em seu faturamento. Mas, não é só isso! O Instagram também funciona como uma plataforma de relacionamento.

Sua empresa pode atender clientes e potenciais clientes, aumentando as chances de fidelizá-los ou de que realizem novas compras. A plataforma também funciona como um canal de divulgação de produtos e serviços, com o diferencial de ter um maior alcance devido ao fácil compartilhamento de conteúdo.

Por meio do Instagram a empresa também pode aumentar a consciência de marca (brand awareness), conseguindo ganhar notoriedade e ser bem lembrada pelo público.

Há, ainda, mais uma vantagem importante: a rede social disponibiliza relatórios diversos que possibilitam que a empresa tenha informações relevantes para executar campanhas de marketing mais assertivas. Com ações embasadas em dados, a empresa aumenta a chance de sucesso e de conquistar os objetivos estabelecidos previamente.

Leia também: 5 dicas de Google Analytics para e-commerces

Instagram for Business

Instagram for Business

Um dos passos iniciais da empresa que deseja investir nesse tipo de marketing é conhecer o Instagram Business, ou Instagram para Negócios. 

Trata-se de uma versão dedicada às empresas, oferecendo um conjunto de ferramentas que possibilitam criar e executar uma estratégia personalizada e eficaz na rede.

Por meio do Instagram Business é possível, por exemplo, saber gênero, idade, localização e horário em que seus seguidores mais acessam a rede social, além de descobrir facilmente o alcance e o engajamento de cada uma de suas publicações.

De posse desses dados é possível entender que tipo de conteúdo gera mais interesse e engajamento, conseguindo planejar melhor posts para gerar os resultados que deseja.

Que tal ler este conteúdo? Redes sociais: O que são e para quem são?

Recursos do Instagram Business

O Instagram Business possui recursos específicos que sua marca pode utilizar na estratégia de marketing digital. A seguir, listamos quais são e como funcionam:

Compartilhamento de fotos e vídeos

É possível publicar fotos e vídeos de curta duração no perfil da empresa, com a opção de adicionar localizações, efeitos e filtros, compartilhar em outras redes sociais, marcar ou mencionar pessoas e marcas.

Mensagens diretas

Trata-se do Instagram Direct, que é um canal de troca de mensagens com usuários da rede social. Viabiliza a comunicação rápida e privada, com possibilidade de atendimento de clientes, tratativa de problemas e negociações.

Instagram Stories

O Instagram Stories é um dos principais recursos utilizados pelas marcas e usuários da rede atualmente. Curiosamente, ele foi inspirado no Snapchat! Nos Stories, é possível postar vídeos de 15 seguidos que desaparecem depois de 24 horas. 

A marca pode usar o Instagram Stories de diferentes formas, sendo uma delas publicar ofertas. Dá, também, para mostrar bastidores da empresa e postar lançamentos e ações especiais da empresa.

Stories

Outras opções são interagir com seu público por meio de enquetes e caixas de perguntas, bem como postar links redirecionando o usuário para seu site ou blog, para que obtenha mais informações sobre um determinado assunto.

Um dos diferenciais dos stories é que eles dão uma característica mais “vida real” para o perfil da empresa, o que ajuda a humanizar a marca, aproximando-a de seu público.

Reels

O Reels é mais um recurso inspirado em outra rede social, neste caso o TikTok. Anunciado em 2020, o Reels possibilita criar vídeos de até 60 segundos, com gravação e edição no app.

O usuário pode adicionar música, efeitos e voice-overs aos vídeos. Além disso, pode gerenciar quem visualiza o conteúdo. Esse formato é interessante para empresas que querem produzir vídeos um pouco mais longos, desde que faça sentido para seu público.

Ele pode funcionar como uma forma divertida de se comunicar com seus seguidores, podendo abusar um pouco mais da criatividade em sua estratégia de marketing digital.

Lives

As lives do Instagram possibilitam se conectar com seus seguidores em tempo real. Dá tanto para apresentar sozinho como com convidados.

Trata-se de uma ferramenta poderosa para mostrar lançamentos e transmitir eventos, conseguindo se aproximar mais de seus seguidores e interagir com eles em tempo real.

No entanto, é importante saber utilizar esse recurso corretamente, para garantir que realmente entretenha seu seguidor. O ideal é que elabore um roteiro com os principais pontos que deseja abordar na live, para seguir uma linha de raciocínio e não ter o risco de se perder e deixar de lado algo importante.

O roteiro também conta com o diferencial de dar mais confiança ao apresentar a live. Para garantir um ótimo resultado e passar uma imagem mais profissional, recomenda-se caprichar no cenário e na iluminação. Outra dica é considerar o horário em que a audiência está online, para fazer sua live nesse período.

Loja

Trata-se de um recurso que permite que a marca venda utilizando o Instagram. As lojas da rede social funcionam como vitrines e ocupam toda a tela, para oferecer uma experiência imersiva ao usuário.

As marcas podem impulsionar a descoberta de produtos por seus potenciais clientes, tudo isso sem que eles saiam da rede social. Os usuários podem visitar a loja da marca a partir de sua conta comercial ou por meio do feed e stories.

A criação da loja no Instagram é gratuita, sendo uma alternativa para a marca que deseja aumentar seu alcance e possibilidade de venda pela rede social.

Instagram Ads

O Instagram Ads é uma plataforma que permite que a marca veicule anúncios pagos na rede social, seja em foto ou em vídeo. Esse recurso é importante porque possibilita atingir objetivos em menor prazo, principalmente os de aumento de visibilidade e reconhecimento.

Mas, não é somente para isso que o Instagram Ads serve! Ao investir em anúncios pagos na rede social, a marca pode atingir outros objetivos como mais cliques / tráfego em sites, aumento de vendas e adoção de uma ação que deseja que o usuário tome.

Para atingir os objetivos previamente estabelecidos, é fundamental saber criar a campanha de maneira adequada, utilizando o gerenciador de anúncios da rede social. 

Conteúdo orgânico ou publicidade: em qual investir?

Orgânico x Ads

Ao adotar o marketing no Instagram normalmente se tem uma dúvida: afinal, deve-se investir em conteúdo orgânico ou em publicidade? Qual o melhor?

Antes de responder essa questão é essencial saber o que é conteúdo orgânico e qual sua diferença em relação à publicidade. O conteúdo orgânico é aquele que gera engajamento sem pagamento de anúncios

Em outras palavras, é o post sem impulsionamento de Ads. Normalmente, esse tipo de conteúdo gera resultados, mas em médio e longo prazos.

Já os posts de publicidade fazem parte da estratégia de Ads na rede social. Neste caso, a marca paga para que o conteúdo apareça em destaque para seu público-alvo, conseguindo visibilidade e atingindo os objetivos de forma mais rápida.

Então, em qual a marca deve investir? A verdade é que não existe um melhor do que o outro, o conteúdo orgânico e a publicidade (Ads) se complementam. Portanto, é importante realizar os dois para ter resultados em curto, médio e longo prazos.

A proporção ideal vai depender dos objetivos que a marca deseja atingir e qual o orçamento disponível para isso. Vale ressaltar que o conteúdo orgânico gera resultados em um prazo um pouco maior do que a publicidade.

Portanto, se o desejo da marca for ter resultados rapidamente, é interessante realizar mais publicidades e ter um orçamento um pouco maior. Caso queira atingir resultados em médio e longo prazo e o orçamento seja restrito, um foco maior nos conteúdos orgânicos é uma excelente solução.

Não sabe como balancear essas duas possibilidades para conquistar seus objetivos? Neste caso, o ideal é consultar um especialista ou contar com o suporte de uma agência de marketing digital!

Quanto custa anunciar no Instagram Ads?

Há quem pense que anunciar no Instagram Ads é caro, mas esse engano é muito comum. O investimento inicial em campanhas é baixo, principalmente em comparação a mídias offline.

Mas, para conseguir um retorno significativo é importante fazer um investimento um pouco maior do que o mínimo indicado pela plataforma. Para ter uma ideia de quanto precisa, é importante contar com o suporte de um profissional para estruturar sua campanha e lhe orientar.

7 dicas para uma estratégia de marketing no Instagram de sucesso

O Instagram tem sido cada vez mais usado para entretenimento, relacionamento e pesquisa de compras. A marca que está na rede social e adota estratégias especiais para ela tem mais chances de se destacar.

Mas, quais estratégias a marca pode implementar para gerar resultados? A seguir, separamos 7 dicas preciosas para lhe ajudar a ter um perfil atrativo e que possibilite conquistar objetivos:

Tenha um planejamento

O planejamento faz toda a diferença porque funciona como uma espécie de guia para uso da rede social e realização de ações. Nele, é preciso especificar quais são os objetivos que deseja conquistar, qual é seu público-alvo, quais conteúdo produzirá e quando irá postar, entre outros detalhes.

Seja constante

Recomenda-se ser constante nas postagens, para ter maior visibilidade. O ideal é que poste pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente em um horário-chave, que é quando seu público normalmente está online e engaja com seus conteúdos.

Capriche no conteúdo

Seu conteúdo deve chamar a atenção do público, portanto, capriche nos posts. O ideal é trabalhar com imagens de qualidade, pois a rede social é essencialmente visual. Ao utilizar a legenda, evite textos grandes. O ideal é ser objetivo e claro!

Sempre que possível, tente mesclar conteúdos relevantes e informativos com os que proporcionam diversão e entretêm o usuário, para aumentar seu engajamento e possibilidade de compartilhamento.

Use hashtags

As hashtags são importantes para atrair seguidores interessados em determinados assuntos. O ideal é que faça uma pesquisa de palavras-chave que combinem com seu conteúdo e público, usando-as para criar hashtags.

A recomendação é usar pelo menos uma hashtag na legenda, para evitar que fique poluída ou a postagem sofra shadowban (punição que atrapalha a distribuição e diminui o alcance de publicações na rede social).

Interaja com os usuários

É essencial que a marca interaja com os usuários, respondendo comentários e mensagens diretas. Também é possível disponibilizar enquetes em stories. A ideia é promover conversas entre pessoas e empresas, o que ajudará a aumentar o engajamento de seu perfil.

Faça Stories e Reels

Em 2021, o Instagram anunciou que seu foco será voltado ao vídeo, porque esse é o formato que os usuários da rede mais têm consumido e buscado.

Portanto, se quiser ter mais visibilidade na rede, recomenda-se que crie mais vídeos, como os Stories e Reels. Existem vários tipos de conteúdos que a marca pode adotar nesse formato, replicando tendências da própria rede, mas o ideal é abusar da criatividade e fazer materiais originais, que realmente chamem a atenção do usuário.

Organize seu perfil

Um perfil organizado é visualmente agradável e aumenta a chance de conseguir seguidores. Para conseguir um perfil assim, a dica é utilizar imagens de qualidade e que sigam uma cartela de cores.

Evite usar muito filtro e postar imagens que são parecidas, para que seu feed não fique repetitivo. Além disso, não poste somente sobre seu produto ou serviço, passe a abordar temas relevantes e relacionados, sem deixar a organização do perfil de lado.

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