Você está em: HOME » Não desista do seu negócio e nem feche sua empresa antes de ler esse artigo.
Fechar as portas. Essa é uma das grandes ameaças que assombram os empresários brasileiros de todos os portes e segmentos de mercado. E não é somente em tempos de crise. Historicamente, temos uma cultura de viver na incerteza quando o assunto é empreender. Dezenas de fatores contribuem para esse cenário, tais como a falta de planejamento por parte dos novos empreendedores e a grande carga tributária vigente em nosso país (e que, vira e mexe, aumenta).
Em 2015, ano de forte recessão, cerca de 1,8 milhão de empresas fecharam as portas. Esse número, de acordo com o caderno de Economia do Estadão, atingiu companhias de todos os tamanhos e setores da economia – inclusive os microempreendedores individuais (popularmente chamados de MEI). Na contramão desses dados negativos, também em 2015, foram criadas quase 2 milhões de novas empresas (aumento de 5,3% em comparação com o ano de 2014). E, não coincidentemente, o que impulsionou esse crescimento na abertura de novos negócios foi justamente o fato de que muitas empresas fecharam! Oi? É isso mesmo? Sim! Com um elevado número de pessoas desempregadas, muitas se viram na obrigação (ou até mesmo enxergaram verdadeiramente uma oportunidade) de abrir um negócio para sobreviver e tentar driblar a crise.
E o que tudo isso tem a ver com o tema desse post? Simples: quanto mais empresas abertas “de qualquer jeito” ou simplesmente pelo empresário “não ter outra saída” a não ser empreender, maiores serão os números negativos nos anos seguintes, pois muitas dessas empresas já nascerão fadadas a morrer. Isso porque, no Brasil, metade das empresas encerram suas atividades após quatro anos de vida.
Todo empresário que possui um negócio em situação de risco, antes de pensar em como fechar uma empresa, deveria refletir sobre alguns aspectos importantes, como por exemplo: como tirar minha empresa do vermelho? Tenho certeza de que será muito mais barato (pensando pelo lado financeiro) tentar soluções para viabilizar o negócio e torna-lo rentável do que partir para o encerramento das atividades. Além disso, tem a questão psicológica, pois não é fácil lidar com as sensações de fracasso e derrota que inevitavelmente virão.
Mas vamos nos concentrar em ações práticas de como aumentar as vendas (para qualquer tipo de negócio). Só peço para que você não espere uma receita de bolo ou uma fórmula milagrosa, pois isso realmente não existe. Selecionei algumas das ações que podem ser úteis para empresas de todos os portes e setores:
Se você se fez essa pergunta após ler o último trecho desse post, significa que está começando a mudar de ideia e que já não pensa tanto em “como fechar uma empresa”… Isso é muito bom. Vou tentar ajuda-lo a responder essa questão de aumento de vendas na internet com mais alguns pontos que devem ser considerados:
– Você encara seu site como um e-commerce? Espero que a resposta tenha sido SIM, afinal, todo site é uma loja virtual, ou você não espera vender para alguém que esteja visitando seu site? Por isso, pensar em estratégias de captação de informações, além de facilitar as formas de contato com a sua empresa, são premissas básicas de um bom site. Onde está posicionado o telefone da sua empresa no site? Ele está visível? Seu formulário de contato/orçamento chama atenção? Todas as páginas do site dão fácil acesso e estimulam os visitantes a fazerem um contato com você? E atendimento via Whatsapp, você já considerou? Essa ferramenta tem sido fantástica na geração de leads (clientes em potencial). Inclusive temos um post aqui no blog sobre ‘10 dicas para utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing (+ bônus)’;
– Pesquise pelo seu serviço ou produto no Google. O que aparece? Se você não encontrou o seu site, mas viu ali um monte de outros endereços da web, significa que todos eles são seus concorrentes e que você precisa urgentemente de um serviço de otimização de sites (tecnicamente chamado de SEO). Com as técnicas corretas, seu site irá aparecer para as principais buscas pelos seus serviços os produtos. Estar bem posicionado no Google atualmente é como anunciar nas páginas amarelas nas décadas de 80 e 90 (fundamental para quem quer ser visto e lembrado). E aqui vale um alerta: também não existem milagres e resultados da noite para o dia. A busca orgânica do Google, como o próprio nome diz, trará resultados organicamente, a médio e longo prazo. Se alguém prometer algo muito mirabolante para você, sinceramente, desconsidere;
– Estabeleça um relacionamento com seus leads. Mas afinal, o que são leads? De forma bem abrangente, leads são clientes em potencial, visitantes do seu site que de alguma forma demonstraram interesse em fazer negócio com você. Muitas das vezes, esses leads precisarão passar por um estágio, a chamada “Jornada de Compras”, até que se tornem clientes de fato. E é neste momento que um bom projeto de Inbound Marketing pode fazer a diferença. Trabalhar oferecendo conteúdos ricos e informativos, de acordo com a necessidade de cada um, vai potencializar muito as suas conversões. Se a pessoa quer mais informações sobre os benefícios do seu produto/serviço, dê isso a ela! Já se ela quer um comparativo entre as marcas X e Y, é esse o conteúdo que você deve fornecer. Com uma relação de confiança estabelecida, certamente sua empresa terá pontos positivos importantes no momento da consideração da compra;
– Não se esqueça do relacionamento nas redes sociais, ok? De acordo com pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), 77% dos brasileiros tiveram suas decisões de compras influenciadas pelas redes sociais. Mas aqui preciso ser bem sincero, pois se você espera investir num mês para avaliar o quanto faturou via redes sociais no outro, desista agora mesmo. Relacionamento é algo que se faz para agregar valor à marca, mostrar que a empresa não está preocupada somente em vender o produto/serviço, mas também quer proporcionar a melhor experiência para seus clientes. Isso já é visão em longo prazo, mas que você precisa semear hoje, para poder colher amanhã;
– Envie e-mails úteis e colha resultados incríveis. Isso mesmo. Enviar e-mails ainda é uma das ações mais eficazes de marketing na internet; mas esqueça do spam, estou falando de e-mail para uma base de pessoas que querem receber suas mensagens e que são segmentadas por interesse, gênero, idade, etc. Além de ter excelente custo-benefício, o e-mail marketing quando bem feito proporciona uma conversa “um a um” e é isso que as pessoas querem: sentir-se valorizadas!
Colocando em prática alguma dessas, além de outras ações possíveis, você vai começar a mudar o patamar da sua empresa e poderá não apenas tirá-la do vermelho, mas também torna-la lucrativa (e é isso que todo empresário almeja).
Foque seus esforços naquilo que você é expert e delegue as outras atividades e ações para seus colaboradores ou terceiros. A melhor maneira de atingir excelentes resultados é cercar-se de pessoas tão boas quanto você.
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