Você está em: HOME » O que é base de leads? Preciso de uma base para ter sucesso?
Quando se fala em marketing digital, um tema costuma ser comum: leads. Inclusive, há um reforço da ideia de que é importante ter uma base de leads para executar ações e ter resultados.
Mas, afinal, o que são leads, o que é uma base de leads e por que sua empresa precisa ter uma? Ela é realmente importante para o sucesso de seu negócio e ações de marketing digital?
A seguir, respondemos essas perguntas e também falamos mais sobre a base de leads. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre este tema!
A princípio, deve-se saber o que é lead, exatamente. Trata-se de uma oportunidade de negócio para a empresa. Um lead é um contato de um consumidor em potencial de seu produto ou serviço.
Ele deixa seus dados de contato, como nome, e-mail e telefone, em troca de algo que lhe tenha algum valor, ou seja, em troca de uma recompensa.
Isso é muito comum quando a empresa disponibiliza um material rico gratuitamente e só pede nome e e-mail do usuário em troca. A partir desse contato, dá para iniciar um relacionamento com esse lead, inserindo-o no funil de marketing/vendas e fazendo com que avance até que realize uma compra.
Trata-se de uma base de dados de leads, portanto, uma base de contatos de clientes em potencial. O ideal é que a empresa construa uma por meio de ações de marketing digital voltadas a gerar leads.
O inbound marketing e o marketing de conteúdo são estratégias poderosas para ajudar a gerar leads, aumentando as chances de que pessoas que passam por sua página escolham entregar seus dados espontaneamente, iniciando um relacionamento em troca de algo de valor.
A estratégia de destaque para captar leads é criar iscas com grande chance de atrair o interesse de seu cliente em potencial. Ótimos exemplos são materiais ricos, como ebooks, que ensinam algo ao leitor.
Afinal, por que ter uma base de leads? Simples: ela pode influenciar diretamente nos resultados digitais da empresa. A base de leads é um dos maiores ativos que a empresa pode ter, pois ajuda a atingir e superar objetivos.
A base de leads serve desde ao time de marketing até ao time comercial, possibilitando iniciar relacionamentos e fazer com que o contato avance no funil de vendas, ficando mais suscetível a uma abordagem comercial.
Além disso, ter uma boa base de leads ajuda em ações de marketing. Com o aprendizado de máquina (machine learning) e a inteligência artificial das plataformas de anúncios (Google e Facebook, por exemplo) as bases de leads e cliente se tornam ótimos indicadores do perfil de público ideal a ser impactado pelas campanhas.
Portanto, ter uma base de leads é um diferencial que sua empresa precisa para vender mais e para ter sucesso em ações de marketing digital, com melhor redirecionamento ao público que deseja atingir, conquistando objetivos e um ROI (Retorno sobre o Investimento) mais adequado.
Depois de montar uma base de leads, é comum ficar em dúvida sobre que ações a empresa pode tomar com esses contatos de possíveis clientes.
Uma das mais tradicionais é nutrir o lead, inserindo-o no funil de marketing/vendas e fazendo com que passe por cada etapa até que esteja mais aberto a uma abordagem comercial.
Esse é um detalhe muito importante porque uma abordagem comercial no momento errado pode comprometer a estratégia, reduzindo a possibilidade de venda.
Para nutrir e fazer com que o lead avance no funil, é importante criar conteúdo que seja útil em todas as etapas da jornada do consumidor, respeitando fases do funil.
A empresa também pode usar a base de leads para envio de e-mails e newsletter, bem como de mensagens de WhatsApp e SMS em campanhas de marketing.
Tenha sempre em mente que um lead é um contato ativo e também uma fonte de dados para ações de marketing digital. Use seu contato de forma inteligente, sempre de maneira não invasiva, para manter o lead.
Para ter uma base de leads é essencial saber captar esses contatos. Esse processo de captação é feito por meio de iscas, que normalmente são conteúdos de valor.
Tal tipo de conteúdo é capaz de atrair o interesse de um cliente em potencial, aumentando as chances de que forneça seus dados de contato em troca do material que a empresa oferece.
Bons exemplos de conteúdo de valor são os ebooks, webinars, infográficos, templates, pesquisas e estudos, calculadoras, entre outros materiais e ferramentas que solucionam uma dúvida ou ajudam o usuário a resolver um problema.
A criação desses conteúdos, que também são chamados de materiais ricos, está associada à estratégia de inbound marketing (que tem como foco a atração) e marketing de conteúdo. Portanto, é essencial ter conhecimento dessas metodologias.
A empresa também pode utilizar ferramentas extras, como as landing pages, que são páginas de destino e de captura de leads. Para aumentar suas chances de sucesso, é essencial que a landing page seja objetiva, com uma CTA (Call To Action) clara, para não confundir a pessoa que chegou na página.
Uma CTA de sucesso é aquela que destaca, sem enrolações, o que o lead receberá ao se cadastrar / fornecer seus dados. Peça poucas informações, como nome e e-mail, para não desestimular o preenchimento do formulário.
A partir da captação, a empresa já pode executar sua ação de relacionamento com o lead por meio do envio de e-mails ou mensagens, de acordo com o contato fornecido.
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