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O que é Facebook Ads?

Se você não é totalmente novo no mundo do marketing on-line, você já teve que ouvir falar de Facebook Ads, a plataforma de publicidade online do Facebook, que se tornou um dos pilares do marketing on-line atual.

O Facebook Ads tornou-se uma plataforma extremamente eficiente, ou seja, uma plataforma com a qual se pode obter um retorno de investimento (ROI) muito alto, em comparação com as opções que se tinham anteriormente.

Há estatísticas chocantes, como a estatística eMarketer, segundo a qual, 96% dos profissionais de marketing em redes sociais consideram Facebook Ads a plataforma de publicidade mais eficaz neste meio.

Também há testemunhos e histórias de sucesso; todas as que quiser. Você pode encontrar uma ampla variedade na própria página do Facebook.

O fator que fez o sucesso do Facebook Ads entre os pequenos empreendedores online foi o de permitir aumentar muito o tempo em que estes conseguem fazer rentável sua atividade. O que exigia anos, agora, se for bem feito, pode conseguir-se em meses.

Além disso, existe uma barreira de entrada muito pequena. Não é complicado fazer pequenas campanhas e podem ser perfeitamente eficazes com apenas algumas dezenas de reais de investimento.

Embora o Facebook já contava com uma plataforma de publicidade on-line, desde que se inventou, em 2004, que se chamavam Flyers, esse tem sido descontinuado nestes últimos 3-4 anos.

Então agora, a plataforma exibe anúncios intercalados com os conteúdos sociais normais. Faz tanto no feed (a coluna principal de populações) como na coluna da direita ou da barra lateral.

Que o Facebook Ads tenha crescido de forma exponencial nos últimos anos, não é por acaso; eu diria que houve, acima de tudo, dois fatores-chave que explicam:

Tem sido nos últimos anos, quando a ferramenta foi alcançando um elevado grau de maturidade e eficiência, que então foi possível se obter retornos de investimento tão bons.

Facebook também foi “forçando a máquina” com o polêmico e drástico corte do alcance orgânico das páginas de fãs (que são as que são usadas comercialmente). Esta mudança no alcance orgânico de Facebook parece muito claro que foi intencional.

Este último item, o alcance orgânico, o Facebook nunca forneceu dados exatos, mas foi em 2012, que se notou uma queda drástica em média, em torno de 16%. Isto quer dizer que, em uma página com 10.000 fãs, somente 1.600 veriam uma determinada publicação.

Desde então, este número não tem feito nada mais do que descer e hoje em dia encontram-se muitos testemunhos que falam de um alcance entre 2% – 6%.

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