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O que é Inbound Marketing? Metodologia e estratégias para sua empresa alcançar excelentes resultados.

Afinal de contas, o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma maneira de se relacionar com o seu público alvo de forma menos invasiva e agressiva. Ao contrário do Outbound Marketing – que geralmente é feito através de uma publicidade interruptiva – o Inbound Marketing tem por essência estabelecer um contato a partir do momento em que uma pessoa se demonstra interessada pelo seu serviço e/ou produto. Geralmente esse interesse é manifestado através de uma busca na internet, do jeito que a maioria de nós faz quando precisa “resolver um problema” (abrindo o Google e colocando lá um termo relacionado com o que precisamos).

A partir do momento em que trazemos um visitante para um site (ou uma página especial criada para conversão, também conhecida como landing page) e fazemos do nosso know-how a ponte para o início de um relacionamento, estamos fazendo Inbound Marketing.

Pense no seguinte cenário:
Uma pessoa que pretende fazer uma viagem de férias, geralmente, vai começar procurando por destinos turísticos que sejam interessantes para o seu perfil. Neste momento, ela ainda não quer saber sobre passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros, etc. Ela ainda está na fase de pesquisa, de descoberta sobre o melhor destino.

Se uma empresa que vende passagens aéreas, hospedagens ou faz aluguel de carros ofertar gratuitamente um guia com as principais atrações turísticas da cidade de interesse dessa pessoa, é bem provável que ela consuma esse conteúdo e, no momento em que precisar contratar os serviços da viagem, volte para fazer um orçamento com esta empresa que lhe ajudou num momento de pesquisa e escolha do destino ideal.

De forma simples, o cenário acima é como uma estratégia de Inbound Marketing pode ser desenhada. Você atrai visitantes para o seu site “dando aquilo que eles querem”, converte esses visitantes em leads (interessados reais no seu produto/serviço) e passa a nutri-los com informações e conteúdos relacionados com o que os interessa, de acordo com o estágio em que se encontram. Por fim, quando esses leads estiverem interessados e maduros o suficiente para receberem uma proposta comercial, você fará a abordagem na hora certa, com chances muito maiores de conversão (quantitativa e qualitativamente falando).

Metodologia de Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

 

O Inbound Marketing baseia-se numa metodologia com alguns passos (que podem variar de acordo com a empresa/profissional de marketing que for direcionar o projeto): atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

No cenário citado acima, a atração pode ser através da divulgação de um eBook ou vídeo-marketing com uma guia sobre os principais destinos turísticos do Brasil, seus diferenciais, características de cada local, etc. Em troca deste conteúdo – que tem valor para uma pessoa que busca por destinos turísticos para passar as férias – você pede algumas informações, como nome, e-mail, estado civil e se a pessoa tem filhos, por exemplo. No momento em que você consegue essas informações, considera-se a conversão de um simples visitante para um lead.

De posse de informações como estado civil e se a pessoa tem ou não filhos, você pode enviar mais dicas de destinos turísticos que sejam adequados para solteiros, casais com ou sem filhos, etc. Essa é a fase de relacionamento e, nela, quanto mais informações sobre o seu lead você conseguir captar, mais próximo estará de transformá-lo num excelente cliente.

Ao avançar um pouco mais você chegará num passo muito importante: a venda. E não apenas pelo faturamento em si, mas porque provavelmente você estará fazendo uma venda consultiva, com muito valor agregado, ou seja, se tudo for feito “sem avançar o sinal”, sua empresa poderá conquistar um cliente fiel e satisfeito (já pensou para quantos amigos esse cliente falará bem da sua empresa e do seu atendimento? Isso vale ouro).

Por fim, e não menos importante, é a hora de analisar todo esse ciclo, a jornada de compras. Entender o comportamento de clientes com perfis semelhantes pode ajuda-lo a automatizar ações e criar experiências mais agradáveis e eficientes no futuro.

Estratégias de Inbound Marketing

Ao longo desse post já citamos algumas possibilidades de estratégias e ações de Inbound Marketing. Mas vale ressaltar que a oferta de algo de valor para trocar com o seu público alvo é o ponto de partida de um bom projeto de Inbound Marketing (e na verdade essa é a premissa do significado do marketing, que é um processo de troca de valor entre duas ou mais partes).

Pense nas melhores alternativas que você tem para atrair e converter visitantes em leads. É um conteúdo valioso em formato de texto, áudio e/ou vídeo? Uma amostra grátis? Uma avaliação sem compromisso? O que de fato vai agregar valor para o seu público alvo?

Não se esqueça de falar na linguagem do seu público. Para isso, defina quem é a sua persona. A persona é a representação do seu cliente ideal (Maria, 30 anos, casada, professora, mãe, não tem tempo para cozinhar durante a semana, é adepta da alimentação saudável, etc.) e é para ele(a) que você deve criar toda sua estratégia de comunicação. Aqui vale ressaltar que muitos negócios podem ter mais de uma persona, portanto, o trabalho será multiplicado.

Definidas as estratégias, é hora de organizar tudo para que se tenha o controle das ações, sejam as que estão em execução ou as que entrarão no decorrer do projeto. É extremamente recomendável a utilização de um software para a gestão do Inbound Marketing, principalmente para que as métricas de desempenho possam ser acompanhadas de forma fácil e eficaz e todas as etapas da jornada de compras possam ser configuradas e automatizadas.

Agência de Inbound Marketing – como escolher?

Muitos profissionais trabalham atualmente com Inbound Marketing. Uma dica é procurar por uma agência ou profissional que possua certificação em alguma das ferramentas de Inbound mais conhecidas e confiáveis do mercado.

No caso da agência Muito Mais Digital, a certificação que a empresa possui é na ferramenta RD Station, um software da empresa Resultados Digitais, reconhecido como um dos melhores do mercado para a gestão de Inbound Marketing. Confira aqui a certificação da agência.

Se interessou pelo Inbound Marketing? Entre em contato com a agência Muito Mais Digital e agende uma reunião de briefing. Solicite um contato aqui.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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