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O material rico tem grande destaque em ações de inbound marketing e marketing de conteúdo. Ainda não conhece essa alternativa? Aqui, explicamos o que é material rico, qual sua importância e damos dicas para criá-lo. Acompanhe!
O material rico é o conteúdo mais extenso e denso, que aborda um determinado tema de forma mais profunda. Sua finalidade é solucionar, seja completamente ou em partes, as dores de uma ou mais personas.
Trata-se de uma das possibilidades de atuação em estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo, sendo um material mais explicativo, com o tema explorado em detalhes. Por isso, geralmente é maior do que um blog post tradicional, por exemplo.
Uma das principais finalidades do material rico é educar o leitor, possibilitando-lhe um aprendizado mais aprofundado sobre um tema específico.
O material rico é amplamente utilizado em ações de inbound marketing porque gera resultados significados para a marca e empresa. Confira, a seguir, quais são os principais impactos:
A produção e a divulgação de materiais ricos, que possuem alta qualidade e realmente agregam valor, fazem com que a empresa ganhe autoridade, credenciando-se como especialista em temas específicos.
Esses tipos de materiais geram um ganho de credibilidade e confiança, o que aumenta a chance de a empresa captar clientes e realizar novos negócios.
Materiais ricos disponibilizados para download, com acesso via preenchimento de formulários em landing pages, possibilitam captar mais leads.
De posse do contato, pode começar a nutri-lo, alimentando com outros materiais específicos, de acordo com sua etapa na jornada de compras.
O material rico gratuito possibilitar iniciar um relacionamento com a persona, bem como gerar maior engajamento com o público. Também aumenta a aceitação da marca, o que em médio a longo prazo pode gerar novas oportunidades de negócios.
Materiais ricos contam com a vantagem de atender pontualmente as necessidades da audiência, o que é extremamente importante em estratégias de conteúdo e promove um aumento da taxa de conversão.
A empresa consegue captar mais leads e criar uma estratégia em que os usuários são conduzidos, por meio de conteúdos, a se tornarem clientes, gerando vendas.
Existem diferentes tipos de materiais ricos, caso a empresa queira investir nessa possibilidade em sua estratégia de inbound marketing. Veja quais são as opções:
O eBook é um livro eletrônico que se caracteriza por ter fácil leitura e conhecimento aprofundado sobre um tema. Possui como finalidade educar o lead, possibilitando que conheça o que sua empresa faz.
Um dos principais diferenciais do eBook é que seu conteúdo pode ser desmembrado em materiais para outras plataformas, como blogs e redes sociais, de modo a gerar engajamento em diferentes mídias.
A empresa pode adotar essa alternativa de desmembrar de forma simples, basta criar um material a partir de um capítulo do eBook (um vídeo, por exemplo) ou elaborar um infográfico interativo, entre outras opções.
Os webinars são videoconferências (ao vivo ou gravadas) que têm como foco educar o usuário sobre um determinado tema. Há diferentes plataformas que podem ser usadas nessa estratégia, como o Zoom e YouTube Live.
Trata-se de um conteúdo visual que mistura texto e imagens, ilustrações, entre outros. Sua finalidade é facilitar a compreensão de um tema específico pelo leitor, atraindo sua atenção.
Normalmente, o infográfico é utilizado para representar dados estatísticos, facilitando sua interpretação e visualização. Além disso, possui potencial de viralização e torna a leitura de um conteúdo mais dinâmica.
As calculadoras, planilhas e simuladores atraem leads que não entendem completamente um determinado assunto, ajudando-os a solucionar rapidamente com dicas práticas e passo a passo de uso.
São soluções que auxiliam na captação de leads, bem como na divulgação de parte dos serviços da empresa, possibilitando gerar mais negócios.
O processo de criação do material rico deve seguir diferentes etapas para ter maior efetividade. Confira quais são e como funcionam:
A persona é o cliente ideal, a pessoa que se quer atingir. É importante estabelecê-la porque permitirá reconhecer as necessidades de seu público e saber exatamente o que abordar no conteúdo, para ter uma boa comunicação com o leitor e maior efetividade na captação de leads.
Elaborar a estrutura do material rico é importante, porque permite estabelecer previamente os principais temas a serem abordados, funcionando como um guia na criação do conteúdo.
O material rico precisa ser sobre um tema que a empresa domina, porque ajuda a torná-la autoridade e referência em sua área de atuação, além de gerar maior identificação e confiabilidade no conteúdo.
A revisão é essencial para evitar erros de escrita ou conceito. Já a divulgação é importante para fazer o material chegar até seu público. Invista na divulgação em diferentes canais, para ter maior alcance.
Alguns bons exemplos de canais para divulgar materiais ricos são: banner no site, post orgânico nas redes sociais, mídia paga (Google e Social Ads), formulário embedado em blog posts que tenham muitos page views, exit pop-up, envio de e-mail para a base de leads e clientes divulgando o material, oferta do material num fluxo de nutrição de outro material rico, etc.
Quando utilizado na parte inicial da jornada de compras (topo de funil) o material rico pode ser a recompensa ofertada numa campanha de captação de leads vinculada com a fase de atração, no Inbound.
Se a sua empresa precisa de ajuda para criar estratégias eficazes de marketing de conteúdo, entre em contato conosco. Somos uma agência digital especializada em Inbound Marketing.
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