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O que é otimização de conversão – CRO?

Otimização de Conversão – CRO – é a tradução de Conversion Rate Optimization e tem como objetivo otimizar as taxas de conversão de um site, seja a conversão de visitantes para leads ou de oportunidades para clientes (principalmente no caso de e-commerces). Atualmente, é imprescindível pensar em CRO dentro da estratégia de marketing digital, já que a concorrência é cada vez maior e os usuários exigem mais praticidade e facilidade ao navegar num site – principalmente quando a navegação é feita por dispositivos móveis.

Ações para Otimizar a Taxa de Conversão

Existem inúmeras ações para otimizar a taxa de conversão de um site e para cada segmento um conjunto de ações terá mais valor, porém, existem algumas que são básicas e, se aplicadas, trarão resultados consideráveis para qualquer tipo de negócio.

Velocidade do site

Considerado um fator importantíssimo e que já apresente influência inclusive no ranking orgânico do Google, monitorar a velocidade do site é fundamental. Segundo dados de pesquisas encomendadas pelo próprio Google, usuários de smartphones aceitam esperar no máximo 3 segundos pelo carregamento de um site, ou seja, um site lento praticamente impossibilitará a aquisição de leads e/ou vendas.

Landing Pages

Qual é a experiência que o usuário tem ao entrar no seu site? As campanhas de marketing digital direcionam sempre para a mesma URL ou existem landing pages criadas estrategicamente, de acordo com o perfil/interesse do tráfego adquirido?

De nada adianta alocar rios de dinheiro em compra de tráfego (Google Adwords, Facebook Ads, comparadores de preços, publicidade em portais, etc.) se a página de destino não é segmentada. Investir em landing pages aumenta – e muito – a taxa de conversão. Crie landing pages de acordo com cada estratégia de marketing que você esteja executando.

Call to Actions visíveis

Call to Actions (chamadas à ação) em posições e páginas estratégicas do site ajudam a elevar a taxa de conversão, pois elas estimulam o visitante a dar o “próximo passo”. Crie chamadas que façam sentido com o momento em que o visitante se encontra. Baixar um material rico, solicitar atendimento online, enviar um formulário de contato, cadastrar o e-mail para ganhar um desconto, efetuar um pedido… Esses são alguns exemplos de call to action que você pode explorar!

Conteúdo de qualidade e autoridade

Invista em conteúdo de qualidade e que demonstre que a sua empresa (ou você) é autoridade no assunto. Os usuários estão o tempo todo buscando por soluções para os seus problemas e quem proporcionar mais segurança neste momento sairá na frente.

Vale lembrar que conteúdo não é somente texto. Imagens, áudio, vídeo, infográficos, modelos de planilhas… Para cada segmento existirão formatos de conteúdos que se adequarão melhor. Estude o perfil do seu público-alvo e ofereça para ele a melhor experiência de consumo de conteúdo.

Testes A/B

Realizar testes é uma excelente maneira de otimizar as taxas de conversão. Trocar a cor de um botão de call to action, mudar a chamada principal do texto, reordenar os tópicos do conteúdo e até mesmo fazer alterações no layout podem melhorar muito o resultado de uma página. Nem sempre o que funciona para uma empresa se aplicará para outra, por isso, testar é fundamental.

Uma dica é não fazer muitos testes de uma só vez, pois você não conseguirá identificar qual mudança trouxe o impacto (seja positivo ou negativo). Programe os testes de acordo com a importância para o seu negócio e deixe rodar até que atinja um mínimo de dados suficientes para tirar uma conclusão.

CRO – Conversion Rate Optimization e SEO. Estratégias que andam de mãos dadas

Já se foi o tempo em que SEO era simplesmente posicionar um site no topo do ranking orgânico do Google. Hoje, ter um bom posicionamento é apenas o primeiro passo numa jornada que envolve outras ações, como a otimização de conversão.

Do que adianta um site com milhares de visitas se elas não geram receita para a empresa? Tão importante quanto pensar no “robô do Google”, é preciso planejar o site de olho naquilo que de fato importa para o seu público-alvo. Para isso, você precisa conhece-lo muito bem.

>> Leia esse post que fizemos sobre público-alvo, persona e leads – ele ajudará você neste processo.

Sabendo das necessidades e expectativas das pessoas para quem você almeja vender, toda estratégia de SEO poderá ser desenvolvida e o bom posicionamento orgânico do site será uma consequência de um processo de otimização da jornada do consumidor (da busca à conversão).

>> Quer entender mais sobre a jornada do consumidor e melhorar os seus resultados? Leia esse conteúdo especial que criamos sobre os micro momentos!

A importância das métricas na Otimização de Conversão

Se otimizar é um processo que requer muito trabalho, com testes, implementações, análises, entre outras tarefas, uma coisa que não pode faltar no seu check list de CRO é a definição de KPIs (indicadores de performance).

No começo de um projeto de marketing digital você deve estabelecer um objetivo real (analisando sua situação atual) e definir quais serão os balizadores que apontarão se o objetivo está sendo alcançado.

No dia a dia, utilize ferramentas como o Google Analytics para extrair as métricas relacionadas a engajamento e conversão e use esses dados para avaliar se o caminho trilhado está levando ao objetivo traçado ou se há necessidade de alterar/revisar as estratégias e ações. Negligenciar as métricas pode significar o fracasso de todo um projeto, que envolve investimento de tempo e dinheiro!

Otimização de Conversão. Comece agora!

Pare tudo que você está fazendo e converse agora mesmo com um profissional especializado em CRO. É importante revisar o quanto antes se o seu site está preparado para converter visitantes em leads e depois em clientes, afinal, é isso que importa para uma empresa.

Aqui na Muito Mais Digital temos especialistas que podem ajudar na otimização de conversão do seu site, trazendo mais resultado para os seus investimentos em marketing digital.

>> Envie-nos uma mensagem por este formulário e nós entraremos em contato.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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