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O que é SEO off-page?

Basicamente o SEO Off Page compreende todos os fatores de posicionamento externos, ou seja, aqueles que não pertencem à sua página” e, teoricamente, não é possível controlar de forma direta através do SEO On Page.

Embora o SEO On page seja fundamental para criar uma boa base de posicionamento, a maior parte dos fatores que influenciam o ranking de uma página baseiam-se na Otimização Off Page, especialmente em 2019.

Como os links têm tanta importância para o posicionamento, é normal que o SEO Off Page tenha como objetivo principal obter ou facilitar que outras páginas linkem às suas.

E também que se fale delas nas Redes Sociais, Fóruns, Blogs, etc.

O que é mais eficaz, o SEO On Page ou Off Page?

A melhor resposta é: os dois.

O SEO On Page é essencial, mas por si só não garante um bom posicionamento, especialmente quando se concorre em nichos competitivos.

E é aí que entra o SEO Off Page, o que te ajudará a ganhar autoridade e subir posições nas buscas.

Links de Entrada = Link Building

Conseguir Links de Entrada (“Link Building”, em inglês) pode ser uma das tarefas mais fastidiosas, mas necessária, em quase toda a campanha de SEO.

Por isso, é uma atividade que você deve ao menos saber porque ela é muito importante no posicionamento orgânico.

Por que os links são importantes?

Porque influenciam muito o PageRank, já que o Google considera que cada link é como um “voto de confiança”.

Cada vez que você receber um link de sua página no Facebook, Twitter, Google Plus, etc., o Google “toma nota” de que o seu conteúdo é bom o suficiente para ser compartilhado.

É claro que nem todos os links têm a mesma importância, os que provêm de autoridades reconhecidas (por exemplo Wikipédia) darão mais força para o seu posicionamento do que dezenas de links de menor qualidade (por exemplo, comentários em Blogs).

Todos nós sabemos que não é fácil conseguir um link de um site com autoridade, e o Google também sabe, por isso, a autoridade desempenha um papel tão importante na hora de valorizar os links.

Links dofollow e nofollow

Você vai encontrar muitas opiniões a respeito dos links dofollow e nofollow.

Em princípio, supõe-se que os links “dofollow” são aqueles em que se transfere parte da autoridade da página que está linkando.

E os “nofollow” apenas se menciona o site, mas não se transmite autoridade ou PageRank.

Porém, nem tudo é tão simples. Em primeiro lugar, ninguém provou que isso seja assim sempre, por isso é possível sim que links nofollow transfiram (embora seja parte) estes benefícios.

Além disso, cada link, do tipo que for, é uma oportunidade de conseguir visitantes, que costumam ser de melhor qualidade (mais relevantes para a sua oferta) que os visitantes orgânicos.

E por último: os links nofollow são necessários para ter um perfil natural e diminuir o risco de ser penalizado. Não seria lógico que a maioria dos seus links fossem dofollow.

Por fim, optar por uma estratégia que preze pela naturalidade é a melhor escolha.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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