+55 41 3042.0444 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

O que não pode faltar na sua estratégia de Black Friday!

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo varejo e existe uma razão para isso: ela dá início ao período de compras para o natal, que é bastante movimentado e gera lucro significativo.

No entanto, a Black Friday 2020 gera dúvidas em lojistas, sobretudo por conta da pandemia do novo coronavírus: muitos não sabem exatamente como atingir um bom resultado no maior dia de descontos do ano, considerando que os hábitos dos consumidores atualmente são outros.

>> Quer saber como será a Black Friday 2020? Leia este post!

Curiosamente, o segredo para se diferenciar e atingir resultados expressivos em vendas está em adotar um planejamento antecipado para a data, incluindo diferentes ações de alto desempenho. Veja, a seguir, quais seu negócio pode implementar.

Ações no Google Ads para a Black Friday

Investir em anúncios faz a diferença, especialmente na Black Friday em que as compras são majoritariamente feitas online. Mas, quais são as ações possíveis dentro do Ads? Confira algumas delas:

  1. Revise!

Revise diferentes funções e recursos, para garantir a assertividade de ações na Black Friday, atingindo exatamente o público que se deseja e na hora certa. É possível revisar, por exemplo:

  • Configuração de tags de remarkting e conversões;
  • Listas de público-alvo;
  • Qualidade do feed de dados, realizando otimizações no Merchant Center para ter uma leitura adequada de dados de produtos.
  1. Abuse dos recursos do Ads

Para maximizar seus resultados, não deixe de utilizar os recursos do Google Ads. Entre os principais que podem ser implementados em campanhas, destaque para:

  • Competitividade de preço, recurso do Merchant Center que possibilita saber se os preços da loja são compatíveis com o que é praticado pelo mercado;
  • Feeds complementares com rótulos personalizados, ideais para segmentar produtos fácil e agilmente em campanhas de PLA;
  • Extensão de promoção própria de Black Friday para anúncios em rede de pesquisa;
  • Soluções de campanha display para gerar tráfego antes da Black Friday e remarketing.
  1. Capte leads previamente

Captar leads antes da Black Friday aumenta expressivamente a possibilidade de realização de vendas durante o dia de descontos. Para isso, é interessante criar campanhas voltadas a gerar tráfego em landing pages sobre a data.

Dessa forma, a empresa consegue marcar o usuário para remarketing ou obter dados para envio de ofertas da Black Friday antecipadamente. Neste caso, lembre-se de oferecer algo em troca, como cupons de desconto, entre outros.

  1. Repense como usar seu orçamento

Na semana da Black Friday e na própria data os valores de CPC são altos, portanto, vale a pena repensar como utilizar melhor o orçamento disponível para tornar suas campanhas mais competitivas.

Uma alternativa é trabalhar com lances automatizados com ajustes em objetivos de CPA ou ROAS. Além disso, também é uma boa solução aumentar o CPC máximo com lance manual.

Estratégias para redes sociais na Black Friday

As redes sociais são aliadas de empresas que buscam melhores resultados na Black Friday, ajudando atingir e superar metas, principalmente quando trabalhadas de maneira correta. Neste caso, dá para investir em:

  1. Faça publicações sobre a Black Friday

As publicações fazem com que seus seguidores saibam que a marca fará promoções na Black Friday, despertando o desejo de consumo. Por isso, faça posts sobre a Black Friday anteriormente, no dia e após.

Procure não focar somente em promoções, mas também em publicações educativas sobre a Black Friday, explicando aos seguidores os processos de entrega e compra, de modo a passar ainda mais transparência ao consumidor.

  1. Crie evento no Facebook

A criação e promoção de um evento no Facebook permite que usuários da rede social se inscrevam e sejam notificados na Black Friday, o que gera a lembrança da marca exatamente no dia, aumentando as chances de vendas.

  1. Realize lives

Lives são uma das principais ferramentas que podem aumentar expressivamente os resultados da empresa, porque ajudam a destacar produtos. É possível realizá-las com a própria equipe interna ou influenciadores, se o orçamento permitir.

  1. Adote o WhatsApp

O WhatsApp possibilita ter contato imediato com o cliente, agilizando o atendimento e conversão em venda. Outra possibilidade de uso da ferramenta é a utilização do recurso de listas de transmissão, para encaminhamento de ofertas.

Ações para a Black Friday com recursos do RD Station Marketing

Sua empresa faz uso do RD Station Marketing como uma de suas estratégias de crescimento? Então, saiba que é possível utilizar recursos da plataforma para maximizar seus resultados na Black Friday, como os apontados a seguir:

  1. Crie landing pages

As landing pages possibilitarão captar leads, ação que faz toda a diferença em campanhas pré-Black Friday, ajudando a aumentar o interesse do consumidor e vendas.

  1. Segmente

Segmentações são essenciais para incrementar a possibilidade de venda, por isso segmente leads para envio de promoções personalizadas aos seus perfis e comportamento, o que maximizará a chance de fechar negócio.

  1. Programe o envio de e-mails

Utilize recursos de automações para programar o envio de e-mail marketing. Neste caso, tenha como gatilho listas de segmentação, interações de leads com e-mails, entre outros.

Se você é um parceiro da Resultados Digitais, pode conferir um treinamento que eu ministrei para toda a rede de parceiros da RD, sobre o tema que abordei nesse post.

O treinamento está disponível no Partnerflix e você pode ter acesso clicando no link abaixo:

>> Portal Partnerflix

Bônus: SEO para Black Friday. O que fazer?

Como bônus para quem procura melhorar os resultados com a Black Friday, é importante saber que uma estratégia eficiente de otimização SEO para a data começa ainda no primeiro semestre. É nessa época do ano que devem ser otimizadas as landing pages ou hotsites que você deseja que estejam bem ranqueados durante a Black Friday.

Um caso de sucesso aqui na MMD é o hotsite da Cavezzale, uma loja virtual que vende malas de viagens e acessórios de moda, como bolsas e sapatos. Já faz alguns anos que otimizamos o hotsite da Cavezzale para as principais palavras-chave de produtos + o termos Black Friday.

Atualmente (2020) o hotsite está bem posicionado na primeira página do Google, concorrendo com os grandes Market Places.

Otimização SEO - Hotsite Cavezzale

Otimização SEO – Hotsite Cavezzale

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora