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O que são micro momentos? Entenda a jornada do consumidor!

Não é exatamente uma novidade. Já faz tempo que o Google dissemina o conceito de zero moment of truth, ou ZMOT, que numa tradução simples para o português seria o “momento zero da verdade”. Esse momento zero é o marco inicial do relacionamento entre um usuário – que busca por qualquer coisa no Google – e um ou mais sites que trazem as respostas. Esses sites podem ser de empresas que vendem produtos, serviços, portais de notícias, blogueiros, etc.

Os micro momentos são justamente as etapas pelas quais os usuários passam do instante em que fazem a primeira busca (momento zero) até finalizarem o ciclo com aquilo que lhes interessa (seja comprar um produto, contratar um serviço, obter uma informação, receber uma dica, e por aí vai). Ampliando um pouco mais o horizonte, podemos ver a aplicação dos micro momentos (ou micro moments) nas estratégias de Inbound Marketing. As chamadas “etapas” que um lead percorre nada mais são do que a representação dos momentos pelos quais ele passa: Aprendizado, Reconhecimento do problema, Consideração e Aquisição.

Micro momentos no Google. Como identificar?

Como identificar os Micro Momentos?

Falando especificamente de search marketing (marketing de busca), é possível identificar diferenças nas intenções dos usuários quando eles realizam uma busca. Vejamos exemplos de alguém que procura por um tênis:

modelos de tênis – Aprendizado
modelos de tênis para corrida – Reconhecimento do problema
preços de tênis para corrida – Consideração
comprar tênis para corrida + nome da marca – Aquisição

No primeiro exemplo, a busca é mais ampla e não deixa claro que tipo de tênis a pessoa pretende comprar, por isso, o mais indicado é direcioná-la para um conteúdo que explore os diferentes modelos de tênis existentes e as recomendações de uso. Já no segundo exemplo, a busca foi mais específica e trouxe a necessidade da pessoa: um tênis para corrida – então é hora de leva-la a uma landing page que fale tudo sobre tênis de corrida, tipos de tênis e de pisadas, distâncias percorridas nas corridas, etc.

Passando para o terceiro exemplo, fica evidente a intenção de compra se aproximando, pois termos como “preço e comprar” estão diretamente ligados com etapas de consideração e aquisição e nessa hora é importante mostrar todas as opções de tênis, explorar as diferenças de cada modelo e o preço que se paga. Por fim, no quarto exemplo, já existe a preferência por uma marca específica de tênis e o claro objetivo de adquiri-lo, portanto, leve essa pessoa para uma landing page com os tênis daquela marca e call to actions claros e “matadores”, que não deixem margem para uma fuga sem a aquisição do produto.

Para explorar bem as oportunidades de micro momentos do seu produto ou serviço, utilize ferramentas como o Keyword Tools, do Google e o SEMRush. Elas trarão excelentes insights sobre os termos mais utilizados pelos usuários quando eles procuram algo semelhante ao que você vende.

Dica extra: muita gente não sabe, mas os “termos sugeridos” e as “pesquisas relacionadas” que o Google exibe quando você faz uma busca são os que apresentam maior volume na relação contextual, ou seja, é aquilo que outros usuários também utilizam como termos para procurar coisas semelhantes à sua.

Como explorar os micro momentos da melhor maneira?

Como explorar os Micro Momentos da Melhor Maneira?

Para explorar de forma eficaz os micro momentos você precisa de planejamento e muita disposição para criar a conexão certa à intenção apresentada pelo usuário. Para isso, uma das formas que mais ganhou notoriedade – e que ajudou a elevar os micro momentos ao patamar de “estrela do marketing digital” – é o Inbound Marketing. Com estratégias de atração, conversão, relacionamento e vendas, muitas empresas têm explorado e se beneficiado dos micro momentos, obtendo resultados expressivos e com ótimos níveis de ROI (retorno sobre o investimento).

Implantar uma metodologia de Inbound Marketing faz com que cada cliente em potencial (também chamado de lead) seja tratado de forma única, respeitando a etapa em que ele se encontra na jornada de compras. Essas etapas podem ser representadas pelo exemplo mencionado acima, no caso de uma pessoa em busca de um tênis para corrida. Dependendo dos estímulos que o próprio lead produz, é possível direcionar uma comunicação personalizada e conveniente, sem ser intrusivo e querer empurrar um produto ou serviço “goela a baixo”. E uma das sacadas mais geniais do Inbound é que nenhum lead é deixado de lado ou descartado, pois sempre é possível direcioná-lo para um fluxo de nutrição com informações adequadas ao momento em que ele demonstrou estar. Isso não é fantástico? Mas é justamente por tudo isso que o trabalho é grande e com resultados mais expressivos a médio e longo prazo.

Os micro momentos servem para todos. Comece agora mesmo!

Os Micro Momentos servem para todos!

Qual é o seu negócio? Uma pizzaria? Farmácia? Escola Infantil? Floricultura? Restaurante? Loja Virtual? Varejo físico? Não importa. Os micro momentos estão presentes no dia a dia dos usuários de internet, ou seja, todo e qualquer tipo de negócio está relacionado. No simples fato de procurar por um restaurante nas redondezas para almoçar em plena segunda-feira, até uma busca por indicações e avaliações de uma escola para matricular os filhos, as pessoas estão em busca de soluções para as suas necessidades. Cabe a você entender como abordar cada um dos “momentos” em que essa pessoa passa a mão no celular (ou senta a bunda em frente a um desktop) e realiza um busca.

Se você precisa de um especialista para te ajudar com estratégias para micro momentos e Inbound Marketing, fale com a gente. Aqui na agência Muito Mais Digital somos certificados em Inbound Marketing, Inbound Sales e RD Station, pela Resultados Digitiais.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.