Você está em: HOME » Os segredos para uma descrição de produto/serviço que faça seu site vender mais!
Como descrever um produto para e-commerce que seja eficiente e ajude a vender? É provável que você já tenha se feito essa pergunta – até mais de uma vez. Dúvidas como essa são comuns entre gestores de lojas virtuais que se preocupam em aumentar suas taxas de conversão tanto quanto conquistarem mais visitantes. Sim, isso é muito importante. Não adianta de nada encher a sua loja com milhares de pessoas se ela não estiver “pronta para vender”.
E quando o assunto é vendas, um dos principais fatores a serem considerados é a criação de conteúdo. Mas afinal, o que é conteúdo?
Muito além do texto, o conteúdo é toda e qualquer forma de comunicação entre o seu e-commerce e os visitantes. Veja exemplos de conteúdos:
Afinal, o que é a descrição de produtos ou serviços? Simples: trata-se de todo conteúdo para informar, educar e convencer clientes e potenciais clientes a realizarem a compra ou contratação.
Inclusive, informar e convencer são características muito marcantes desse tipo de conteúdo. Ele deve munir o visitante da loja de dados essenciais sobre o produto ou serviço, para lhe ajudar na decisão de compra. Uma descrição completa aumenta muito suas chances de realizar negócio.
Mas, atente-se a um detalhe: uma descrição de produto ou serviço completa não significa falar tudo sobre o que se vende, mas sim pontos mais importantes que ajudarão o visitante da loja online a tomar sua decisão.
Está em dúvida sobre como falar sobre o produto ou serviço? Então, saiba que as descrições de seu e-commerce devem responder às seguintes perguntas:
Uma descrição de sucesso deve combinar a menção às principais características do produto ou serviço e seus benefícios. Aliás, os benefícios têm um grande poder na decisão de compra do cliente, aumentando as chances de finalizá-la.
As descrições de produtos e serviços, desde que bem-feitas, oferecem vantagens especiais para seu e-commerce. A seguir, listamos as principais:
Uma descrição completa passa uma imagem de profissionalismo e qualidade ao cliente, conquistando sua confiança. Ao ler um conteúdo bem-feito, o cliente tem as respostas que precisa, sente maior credibilidade e sua loja reduz barreiras para compras online.
Quando a descrição dá informações essenciais ao cliente e aponta os benefícios do produto ou serviço, é possível amplificar o desejo de compra. Portanto, capriche no conteúdo e isso lhe ajudará a realizar mais vendas.
Se a página do produto ou serviço tiver uma descrição perfeita, o cliente consegue sanar suas dúvidas nela e não precisa entrar em contato por outros canais para obter informações.
Uma boa prática para criar a descrição de produtos e serviços é otimizá-la com técnicas de SEO (otimização para motores de busca).
Com a otimização, a descrição passa a trabalhar palavras-chave de maneira inteligente, o que acaba por melhorar o resultado da página em motores de busca, direcionando o tráfego para sua loja.
Ao aumentar o tráfego, é possível dar mais visibilidade ao seu e-commerce, produto e/ou serviço, bem como realizar mais vendas. O melhor? Esses resultados são obtidos de forma contínua, enquanto a página mantiver destaque em motores de busca.
Daí a importância de se fazer um trabalho de SEO no conteúdo da página! Assim, conseguirá ter resultados por um longo período e sem ter gastos exorbitantes, já que se trata de uma estratégia gratuita.
Você sabia que conteúdo bem elaborado ou mal elaborado pode gerar impacto no seu e-commerce? Se bem elaborado um conteúdo pode ser determinante para um visitante escolher comprar na sua loja e não em um site concorrente. Informações completas sobre as características técnicas, diferenciais e benefícios, formas de uso, curiosidades, fotos em vários ângulos e vídeos demonstrativos são alguns pontos que valorizam sua descrição. Já se for mal elaborado um conteúdo pode até mesmo afastar qualquer possibilidade de compra ou gerar problemas para você, como a devolução de um item que por algum motivo não atendeu às necessidades do comprador.
Ouro aspecto importante que gera impacto direto na sua estrutura é o atendimento ao cliente (SAC). Quanto melhor elaborado for o seu conteúdo, menos demanda por atendimento ao cliente existirá e, com isso, menos estrutura de custo fixo você precisará manter. Além da própria página de descrição do produto é interessante considerar a criação de uma página com perguntas frequentes. Essa página pode ajudar a solucionar de maneira rápida uma dúvida que pode se tornar uma objeção à compra por parte de um visitante.
Existem alguns pontos fundamentais que a descrição precisa ter para se comunicar eficazmente com o cliente ou potencial cliente. Abaixo, você confere o que não pode faltar:
Se vender um produto, é muito importante que informe na página do que ele é feito, pois o cliente deseja saber exatamente o que está comprando.
Por exemplo, suponha que venda roupas de cama. Do que elas são feitas? Qual tecido? É um algodão? Tecido sintético? Possui toque macio? É antialérgico? Conferir a ficha técnica do produto pode lhe ajudar nessa tarefa!
Caso venda um serviço, mencione na página claramente o que ele inclui, para não criar uma expectativa equivocada no cliente. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de insatisfação com a contratação.
Informar as medidas do produto faz toda a diferença na decisão de compra. Por exemplo, se sua loja for especializada em moda praia, mas não menciona as medidas das peças, certamente seu negócio perderá vendas porque o consumidor dificilmente vai querer perder tempo entrando em contato para obter uma tabela de medidas.
Logo, disponibilize tais informações diretamente na página, para que o cliente consiga identificar rapidamente se aquele produto lhe serve. Isso reduz a desistência da compra, bem como a necessidade de troca ou possibilidade de cancelamento.
Os diferenciais ajudam a destacar seu produto ou serviço, indicando para o cliente o porquê é tão especial e melhor do que o da sua concorrência.
Além disso, os benefícios funcionam como excelentes argumentos de venda, mostrando para o cliente tudo o que o produto ou serviço fará por ele.
Ao combinar ambas as informações é possível ter um texto de vendas poderoso na página do produto, com maior possibilidade de fechar negócio.
A objetividade é um dos segredos para montar uma descrição de produto de sucesso. O ideal é que facilite a vida de seu cliente, fazendo um texto curto, com informações essenciais, formatado para agilizar a leitura e prender a atenção do visitante.
Para isso, é interessante destacar palavras importantes com negritos, por exemplo. Também dá para trabalhar com intertítulos, que ajudam a dividir o texto, a facilitar a leitura e chamar a atenção para o que deseja realçar no conteúdo (benefícios e vantagens, por exemplo).
Outra opção é trabalhar com bullet points, que são uma ótima forma de agrupar especificações de seu produto ou serviço de maneira legível.
Você viu aqui que trabalhar com palavras-chave e otimização SEO faz a diferença na descrição do produto. A recomendação é que faça uma pesquisa de palavras-chave e utilize as mais relevantes em títulos e no decorrer do conteúdo, sempre de maneira natural.
Quando o conteúdo utiliza o tom de voz da marca, a comunicação com a persona (representação semifictícia de seu cliente ideal) se torna muito mais eficaz.
Isso é possível porque se adapta o texto ao público-alvo da marca, conseguindo passar a mensagem que deseja e gerar identificação. Por isso, as chances de vendas são maiores.
Aí surge a grande questão: Como elaborar uma boa descrição de produto? Algumas lojas virtuais são verdadeiros exemplos de descrições ricas e vendedoras. Veja bons argumentos de vendas nos sites da Wine, Oppa e Ori Brasil. Eles servirão de fontes de inspiração para você iniciar o trabalho.
Vale reforçar que uma boa descrição de produto tem algumas características, tais como: título, descrição curta e longa, fala a língua do público alvo, evidencia a possibilidade de personalização do produto (quando possível), mostra opção de embalagem para presente e de brindes (se a sua loja oferta essas possibilidades), tem produtos relacionados, comentários e avaliações.
Quando iniciar a descrição de um produto, leve em conta também que essa é a oportunidade de você se tornar referência, uma autoridade no assunto. Destaque os atributos do produto, os benefícios que a pessoa terá ao adquiri-lo, o sonho que ela estará realizando, todas as funcionalidades do produto… Enfim, conte uma história. Tire o visitante do campo racional (Quanto custa? Como vou pagar por isso? Será que preciso realmente desse produto?) e traga-o para o campo emocional (Eu preciso disso! É perfeito para minha necessidade! O valor é muito maior do que ele custa!).
Além de ter uma boa descrição em todo conteúdo das suas páginas, você precisa investir em ações de marketing digital para atrair novos visitantes ao seu site. Leia esse eBook com Dicas para investir em marketing digital. Faça o download gratuito!
Você já pensou qual é o peso que uma palavra pode ter no conteúdo do seu site? Veja os exemplos abaixo:
“Esse tênis de corrida pesa somente 250 gramas”.
“Esse tênis de corrida tem uma leveza incrível de somente 250 gramas”.
Ambas as informações são idênticas, porém, com palavras que trazem sentimentos muito distintos. Enquanto no primeiro exemplo a palavra utilizada foi “peso”, a simples troca para “leveza”, no segundo exemplo, traz um aspecto mais positivo e agradável. E não considere isso um detalhezinho qualquer e menosprezável, pois cada um desses pequenos detalhes, quando somados, faz com que seu poder de persuasão seja maior.
Já no caso das imagens, invista o máximo que puder em fotos e vídeos que demonstrem em detalhes como é o design do produto, acabamento, superfície, cor, aplicação, etc. Não se esqueça de que o visitante não pode tocar no produto no momento da compra e, por isso, quanto mais seguro ele estiver, maiores serão as possibilidades dele comprar.
Considere seriamente investir em vídeos que fazem review do produto, mostrando todos os detalhes. E não se preocupe com grandes produções. Hoje em dia, tendo um bom celular e um tripé você pode fazer excelentes vídeos demonstrativos e turbinar as suas vendas!
Por fim, mas não menos importante, está o fator surpresa. Surpreender o seu cliente é a melhor maneira de fidelizá-lo e garantir re-compras – o que já se sabe, é muito mais barato do que conquistar um novo cliente.
Lembra quando citei no início do texto que cupom de desconto também pode ser considerado conteúdo? Pois é. Imagine se você enquanto cliente de uma loja recebe-se um cupom de desconto especial para uma próxima compra dentro da embalagem do produto que você adquiriu? Não seria o máximo?
Isso é muito simples de ser feito. Não perca essa oportunidade de surpreender e garantir a fidelidade dos seus clientes, principalmente num momento onde as pessoas buscam pelo mais fácil e conveniente para atender às suas necessidades.
Agora é com você. Mãos à obra para fazer do conteúdo do seu site um fator determinante nas conversões de visitantes para clientes. Não era isso que você estava buscando aqui?
Ah, e se precisar de ajuda com marketing digital, fale com a gente. Somos especializados em ajudar as empresas a se destacarem e aumentarem suas vendas. Clique aqui e contate-nos.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.