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Os segredos para uma descrição de produto/serviço que faça seu site vender mais!

Como descrever um produto para e-commerce que seja eficiente e ajude a vender? É provável que você já tenha se feito essa pergunta – até mais de uma vez. Dúvidas como essa são comuns entre gestores de lojas virtuais que se preocupam em aumentar suas taxas de conversão tanto quanto conquistarem mais visitantes. Sim, isso é muito importante. Não adianta de nada encher a sua loja com milhares de pessoas se ela não estiver “pronta para vender”.

E quando o assunto é vendas, um dos principais fatores a serem considerados é a criação de conteúdo. Mas afinal, o que é conteúdo?

Muito além do texto, o conteúdo é toda e qualquer forma de comunicação entre o seu e-commerce e os visitantes. Veja exemplos de conteúdos:

  • Texto descritivo dos produtos;
  • Fotos dos produtos;
  • Vídeos;
  • Promoções (up e cross sell);
  • Cupons de desconto;
  • Comentários e avaliações;
  • Selos.

Descrição de produtos para e-commerce

Você sabia que conteúdo bem elaborado ou mal elaborado pode gerar impacto no seu e-commerce? Se bem elaborado um conteúdo pode ser determinante para um visitante escolher comprar na sua loja e não em um site concorrente. Informações completas sobre as características técnicas, diferenciais e benefícios, formas de uso, curiosidades, fotos em vários ângulos e vídeos demonstrativos são alguns pontos que valorizam sua descrição. Já se for mal elaborado um conteúdo pode até mesmo afastar qualquer possibilidade de compra ou gerar problemas para você, como a devolução de um item que por algum motivo não atendeu às necessidades do comprador.

Ouro aspecto importante que gera impacto direto na sua estrutura é o atendimento ao cliente (SAC). Quanto melhor elaborado for o seu conteúdo, menos demanda por atendimento ao cliente existirá e, com isso, menos estrutura de custo fixo você precisará manter. Além da própria página de descrição do produto é interessante considerar a criação de uma página com perguntas frequentes. Essa página pode ajudar a solucionar de maneira rápida uma dúvida que pode se tornar uma objeção à compra por parte de um visitante.

Exemplo de descrição de um produto

Aí surge a grande questão: Como elaborar uma boa descrição de produto? Algumas lojas virtuais são verdadeiros exemplos de descrições ricas e vendedoras. Veja bons argumentos de vendas nos sites da Wine, Oppa e Ori Brasil. Eles servirão de fontes de inspiração para você iniciar o trabalho.

Uma boa descrição de produto tem algumas características, tais como: título, descrição curta e longa, fala a língua do público alvo, evidencia a possibilidade de personalização do produto (quando possível), mostra opção de embalagem para presente e de brindes (se a sua loja oferta essas possibilidades), tem produtos relacionados, comentários e avaliações.

Quando iniciar a descrição de um produto, leve em conta também que essa é a oportunidade de você se tornar referência, uma autoridade no assunto. Destaque os atributos do produto, os benefícios que a pessoa terá ao adquiri-lo, o sonho que ela estará realizando, todas as funcionalidades do produto… Enfim, conte uma história. Tire o visitante do campo racional (Quanto custa? Como vou pagar por isso? Será que preciso realmente desse produto?) e traga-o para o campo emocional (Eu preciso disso! É perfeito para minha necessidade! O valor é muito maior do que ele custa!).

Além de ter uma boa descrição em todo conteúdo das suas páginas, você precisa investir em ações de marketing digital para atrair novos visitantes ao seu site. Leia esse eBook com Dicas para investir em marketing digital. Faça o download gratuito!

O peso das palavras e das imagens na criação de conteúdo para site

Você já pensou qual é o peso que uma palavra pode ter no conteúdo do seu site? Veja os exemplos abaixo:

“Esse tênis de corrida pesa somente 250 gramas”.

“Esse tênis de corrida tem uma leveza incrível de somente 250 gramas”.

Ambas as informações são idênticas, porém, com palavras que trazem sentimentos muito distintos. Enquanto no primeiro exemplo a palavra utilizada foi “peso”, a simples troca para “leveza”, no segundo exemplo, traz um aspecto mais positivo e agradável. E não considere isso um detalhezinho qualquer e menosprezável, pois cada um desses pequenos detalhes, quando somados, faz com que seu poder de persuasão seja maior.

Já no caso das imagens, invista o máximo que puder em fotos e vídeos que demonstrem em detalhes como é o design do produto, acabamento, superfície, cor, aplicação, etc. Não se esqueça de que o visitante não pode tocar no produto no momento da compra e, por isso, quanto mais seguro ele estiver, maiores serão as possibilidades dele comprar.

Considere seriamente investir em vídeos que fazem review do produto, mostrando todos os detalhes. E não se preocupe com grandes produções. Hoje em dia, tendo um bom celular e um tripé você pode fazer excelentes vídeos demonstrativos e turbinar as suas vendas!

Surpreenda sempre o cliente. Esse é um dos segredos do marketing de conteúdo

Por fim, mas não menos importante, está o fator surpresa. Surpreender o seu cliente é a melhor maneira de fidelizá-lo e garantir re-compras – o que já se sabe, é muito mais barato do que conquistar um novo cliente.

Lembra quando citei no início do texto que cupom de desconto também pode ser considerado conteúdo? Pois é. Imagine se você enquanto cliente de uma loja recebe-se um cupom de desconto especial para uma próxima compra dentro da embalagem do produto que você adquiriu? Não seria o máximo?

Isso é muito simples de ser feito. Não perca essa oportunidade de surpreender e garantir a fidelidade dos seus clientes, principalmente num momento onde as pessoas buscam pelo mais fácil e conveniente para atender às suas necessidades.

 

Agora é com você. Mãos à obra para fazer do conteúdo do seu site um fator determinante nas conversões de visitantes para clientes. Não era isso que você estava buscando aqui?

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Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.