+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Pequena empresa: 7 erros que fazem você perder dinheiro

Já percebeu que alguns erros específicos prejudicam o desenvolvimento da sua empresa e fazem com que você perca dinheiro? Para evitá-los, é preciso se informar e entender por que algumas atitudes têm resultados tão negativos.

Por isso, neste artigo mostramos alguns erros que atrasam o crescimento do seu negócio. Vamos conferir quais são eles?

1. Misturar despesas pessoais e empresariais

As contas da pessoa física nunca devem ser misturadas com as despesas da pessoa jurídica, pois isso gera confusão e prejudica o controle das finanças.

Independentemente se você tem sócios ou não, é preciso estipular um valor razoável e justo do pró-labore, de modo que seja possível satisfazer as principais necessidades pessoais sem prejudicar o desenvolvimento da empresa.

2. Não acompanhar o Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa se resume nas movimentações financeiras relacionadas à entrada e saída de dinheiro do caixa.

O acompanhamento é importante por esclarecer muitas questões da área financeira, como de onde o dinheiro está vindo e como ele está sendo gasto ou investido, e devolver o controle financeiro aos empreendedores.

E tem mais: ao analisar o Fluxo de Caixa, é possível fazer projeções financeiras, ou seja, entender quais pagamentos e recebimentos são recorrentes e o que esperar da situação financeira nos meses seguintes.

3. Não investir nos funcionários

Treinamentos e capacitações visam, justamente, preparar o colaborador para enfrentar as adversidades do dia a dia e gerar melhores resultados para o negócio.

Deixar essa questão de lado não apenas empobrece os funcionários ao longo do tempo, mas também faz com que a empresa perca dinheiro em razão de erros administrativos, falhas operacionais e demais problemas causados pela insatisfação, desmotivação ou desconhecimento das funções.

4. Pedir empréstimos sem saber o que está fazendo

Sabemos que, às vezes, a situação financeira fica apertada a ponto de não existir outra saída sem ser pedir empréstimos. Mas é preciso avaliar a situação com calma, ou a situação pode se agravar ainda mais com o tempo e comprometer seu negócio.

Então, antes de solicitar qualquer empréstimo, defina o que será feito com o dinheiro e, sob hipótese alguma, o utilize para outro fim. Defina também prazos realistas para quitar a dívida e torne isso um compromisso mensal inadiável.

5. Não realizar investimentos na empresa

Deixar de realizar investimentos faz com que o negócio perca dinheiro ou, simplesmente, deixe de ganhá-lo. Abaixo, veja alguns exemplos.

Ao contrário de planilhas, que exigem o controle manual de informações, o sistema ERP é automatizado e organiza melhor os recursos da empresa — ou seja, investimentos em ferramentas tecnológicas pode evitar que o negócio perca dinheiro.

Ao mesmo tempo, o ERP otimiza a gestão e aprimora os processos, fazendo com que a empresa esteja melhor preparada para controlar o estoque, gerenciar o relacionamento com cliente e realizar mais vendas.

Um outro exemplo é o de estratégias de Marketing Digital: elas não só fortalecem a presença online do negócio e geram autoridade no meio de atuação, como também atraem novos clientes e ajudam a alavancar as vendas — ou seja, não realizar investimentos nessa área pode deixar a empresa para trás.

6. Precificar produtos ou serviços incorretamente

A questão é simples: se o preço final dos produtos ou serviços não cobrir as despesas fixas e variáveis do negócio, a falência pode se tornar uma realidade.

Então, o preço estipulado deve ser capaz de suprir as necessidades mensais da empresa e ainda gerar lucro para realizar investimentos. Por isso, é preciso entender como precificar cada item de acordo com os custos de produção e de acordo com a margem de lucro ideal.

7. Não mensurar resultados

Adotar a postura de “Vou tomar decisões conforme as coisas forem acontecendo…” é prejudicial aos negócios e também pode fazer você perder dinheiro. Para entender se as atividades e estratégias em andamento estão gerando efeitos positivos, é preciso mensurar resultados.

A definição e o acompanhamento de métricas por meio de relatórios gerenciais garante o controle sobre a gestão da empresa e permite direcionar o foco para o que, de fato, gera bons resultados.

Então, já sabe: para não perder dinheiro, se aprofunde em cada tópico mencionado acima e dedique algumas horas para a criação de um planejamento estratégico completo.

Para começar, entenda melhor o que é Fluxo de Caixa e a sua importância para as finanças!

Cleiton Sales de Ávila

Cleiton Sales de Ávila

Atua na área Administrativa financeira de empresas, finanças pessoais, Comercial e Gestão. Com diversos cursos de aperfeiçoamento nestas áreas. Bacharel em Economia - FAE Business School - Bom Jesus - Curitiba Pós-Graduação em Finanças Avançadas - Fae Business school - Bom Jesus - Curitiba.

Ligue Agora