Você está em: HOME » Imperdível: 3 maneiras de pensar sobre SEO (direto do Google).
Confira abaixo a tradução na íntegra de um post escrito por Sean O’Keefe, membro da equipe de otimização de sites do Google, para o site Think With Google.
Nós como empresa gastamos muito do nosso tempo pensando na otimização para os buscadores, o SEO. Isso não é de se espantar, levando em consideração que o SEO está no centro do nosso negócio.
Claro, existem muitas outras maneiras de direcionar o tráfego para o seu site. Mídia paga, postagens sociais e publicidade gráfica são apenas alguns exemplos. Mas, quando bem feito, o SEO pode fornecer uma estratégia importante – e economicamente eficiente – para o crescimento orgânico. Na verdade, as pesquisas mais recentes da empresa de análise de internet Parse.ly mostram que a Pesquisa do Google foi responsável por cerca de metade das referências externas aos editores em sua rede no ano passado.
Para aproveitar ao máximo o SEO, é importante ficar por dentro das atualizações mais recentes da Pesquisa do Google. Isso não é diferente para nós internamente. Nós, do Google, temos 7.000 sites gerenciados por centenas de equipes de produtos e marketing em todo o mundo. Mais de 200 alterações são feitas nesses sites todos os dias, e todas elas podem afetar o SEO de um site. Quando se trata de como os sites do Google aparecem na Pesquisa, eles recebem o mesmo tratamento que qualquer outro site na Web, e nossas equipes seguem as mesmas diretrizes externas fornecidas aos webmasters.
É por isso que colocamos em prática uma estratégia de SEO de site coesa em que podemos confiar, não importa quais novas alterações sejam introduzidas – e que qualquer pessoa com um website possa aprender.
Pode parecer simples, mas concentrar-se em mudanças pequenas e incrementais na estratégia geral de SEO de um site realmente pode produzir ganhos perceptíveis ao longo do tempo. O site de marketing do Google Meu Negócio, por exemplo, teve um aumento próximo de 2x no tráfego orgânico, em parte porque a equipe implementou várias práticas recomendadas fundamentais da Web, como mostrar aos mecanismos de pesquisa quais URLs indexar implementando links canônicos.
Naturalmente, a correlação não implica condição, mas vários sites do Google notaram um forte crescimento orgânico depois de fazer algumas dessas mudanças simples de SEO.
Fonte: dados internos do Google, junho de 2017 a março de 2018.
Se você está com dificuldades para identificar alguns dos problemas que seu site pode enfrentar, a nova ferramenta de inspeção de URL do Search Console é um ótimo lugar para começar.
Os recursos de pesquisa estão sempre evoluindo para exibir o conteúdo mais relevante para os usuários e acompanhar seu comportamento em constante mudança. Por exemplo, hoje, mais de 50% do tráfego do website é proveniente de dispositivos móveis, e a Pesquisa do Google adaptou-se rapidamente em resposta a novos desenvolvimentos, como AMP e Progressive Web Apps.
Fonte: dados internos do Google, junho de 2017 a março de 2018.
Pode ser fácil sobrecarregar-se com essas mudanças, mas internamente descobrimos que quanto mais as adotamos e experimentamos com elas, melhores são os resultados de SEO. Por exemplo, no ano passado, nos concentramos em corrigir os erros do Google Search Console, implementar dados estruturados e adicionar AMP (accelerated mobile pages – páginas mobile aceleradas) ao site Think with Google. Depois de corrigirmos um erro comum de AMP em vários URLs, essas visualizações aumentaram em 200%. Também descobrimos que a melhoria geral do nosso conteúdo pode ter nos levado a ser selecionados com mais frequência para as sessões em destaque, o que gerou mais 1.000 impressões por dia.
Pode ser tentador criar vários sites, cada um contendo conteúdo muito semelhante, para segmentar diferentes perfis de clientes ou regiões geográficas. Na verdade, é algo que fizemos no Google. Uma auditoria recente revelou que, ao longo dos anos, desenvolvemos um grande número de sites quase duplicados com base em diferentes campanhas ou metas de marketing.
Aqui está o problema com essa abordagem: conteúdo duplicado não é apenas confuso para os usuários, também é confuso para os mecanismos de busca. Criar um ótimo site em vez de vários microsites é a melhor maneira de estimular o crescimento orgânico ao longo do tempo.
Por exemplo, após a auditoria do site, decidimos revisar nossos sites de marketing para o Google Retail. Limpar seis websites antigos, consolidar o conteúdo e concentrar nossa energia em um grande website duplicou a taxa de cliques do call-to-action do site e aumentou o tráfego orgânico em 64%.
Fonte: dados internos do Google, junho de 2017 a março de 2018.
A lição aqui é clara: enquanto o desempenho na página é importante, uma estratégia de SEO bem-sucedida deve levar em conta todo o seu ecossistema da web.
Assim como outras empresas, o Google nem sempre acerta o SEO, e estamos constantemente trabalhando para melhorar nossos próprios sites. Mas, concentrando-nos nessas três áreas, conseguimos construir uma estratégia de SEO flexível o suficiente para adaptar-se a novas mudanças, sólidas o suficiente para gerar resultados poderosos e adaptáveis o suficiente para serem aplicáveis a todos os sites.
Pronto para colocar em prática sua própria estratégia de SEO? Venha conversar com a nossa equipe especializada e descubra o que pode ser melhorado no seu site para melhorar o ranqueamento orgânico, aumentar as visitas e VENDER MAIS!
Traduzido de: https://www.thinkwithgoogle.com/advertising-channels/search/google-website-seo/ – em janeiro de 2019.
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