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Muito Mais Digital24 de maio de 2018
Por que meus anúncios do Adwords não aparecem quando eu pesquiso no Google?
Se você está lendo esse post provavelmente já se fez a pergunta: por que meus anúncios do Awords não aparecem quando eu digito uma palavra-chave no Google? Talvez você também já tenha até questionado o profissional ou empresa de marketing que faz a gestão da sua campanha (ou recorrido ao 0800 do Google para pedir socorro – caso você mesmo gerencie as campanhas), não é mesmo? Saiba que isso é mais do que normal. É muito difícil um anunciante ter as qualificações suficientes para “aparecer o tempo todo” nos resultados de pesquisa.
A intenção desse post é tratar de forma bem geral os motivos que levam um anúncio a não estar qualificado para ser exibido no Google após uma pesquisa e basicamente isso ocorre por dois motivos: baixa qualificação de classificação do anúncio ou limitação da verba diária.
Anúncios não exibidos devido a “baixa qualificação”
Alguns fatores são levados em conta na hora de se estabelecer o chamado “índice de qualidade” do Google Adwords. Os principais são:
– Palavra-chave
– Conteúdo do anúncio
– URL de destino do anúncio
– lance máximo de CPC
– CTR
A relação entre esses fatores é quem determina o quão um anúncio é qualificado – ou não. Se a sua palavra-chave aparece no texto do anúncio, no conteúdo site, se a sua URL de destino trata exatamente do assunto ou se ela é muito “genérica”, se existem pontos de call to action (conversão) bem visíveis na página, se o CTR do anúncio está acima ou abaixo da média, se o lance máximo de CPC está condizente com o dos demais anunciantes, etc. etc. etc. Tudo isso compõe o “índice de qualidade” e determina se o seu anúncio será exibido no resultado de uma busca (e isso é feito para cada busca realizada, ou seja, é uma fórmula sendo executada milhares de vezes ao dia).
Por vezes, para uma determinada palavra-chave, seu índice de qualidade é alto (ele pode chegar até 10 – a melhor pontuação) e seu anúncio é exibido com frequência, porém, dentro da mesma conta/campanha/grupo de anúncios você pode ter palavras com índice de qualidade baixo, neste caso, é bom revisar se algum dos fatores listados acima não pode ser melhorado.
Anúncios não exibidos devido a “limitação da verba diária”
Isso é muito comum. Na maioria dos casos os anunciantes não possuem verba suficiente para atender toda demanda existente, por isso, o Google limita a exibição dos anúncios, partindo do pressuposto de que se ele exibir os anúncios por muitas vezes seguidas a verba diária do anunciante pode acabar em minutos!
Quanto maior a verba, maiores as chances do seu anúncio aparecer, e a recíproca é verdadeira, por isso, uma das premissas da boa otimização de uma campanha de Adwords é segmentar a exibição dos anúncios por local, dia e horário (mas lembre-se de que o índice de qualidade do anúncio também é considerado).
Reflita se faz sentido manter sua campanha ativa 24×7 (todos os dias e o tempo todo). Para alguns negócios, segmentar a exibição em dias e horários “úteis” é uma das saídas para quem precisa otimizar o uso da verba. Já outros segmentos apresentam retorno melhor com veiculações de anúncios no período noturno e/ou aos finais de semana. A questão é: não existe uma receita de bolo!
Cuidado para não desaparecer completamente dos resultados de busca
Por vezes, quando um anunciante possui uma verba muito pequena e depara-se com um valor de CPC alto em seu segmento, pode acontecer de simplesmente os anúncios praticamente nunca serem exibidos. Isso ocorre pela mesma lógica mencionada acima: o Google fica “tentando” achar a melhor hora para exibir o anúncio, mas por ter uma verba tão restrita acaba que o algoritmo posterga a veiculação do anúncio e acaba nem exibindo-o durante algum tempo (já vi casos de contas que tinha crédito, mas que “não conseguiam gastá-lo”).
A sugestão é: antes de mais nada, antes mesmo de pensar em anunciar, analise se você de fato possui um orçamento de marketing mínimo (sonde os concorrentes e tenha uma ideia de quantos eles investem), para que toda expectativa depositada no Google Adwords não vire uma frustração.
Por fim, e não menos importante, confie a gestão de links patrocinados da sua empresa à uma agência ou profissional certificados pelo Google, que tenham experiência em campanhas de Adwords e que deixem tudo bem esclarecido para você ao longo da campanha.
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