+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Por que meus anúncios do Adwords não aparecem quando eu pesquiso no Google?

Se você está lendo esse post provavelmente já se fez a pergunta: por que meus anúncios do Awords não aparecem quando eu digito uma palavra-chave no Google? Talvez você também já tenha até questionado o profissional ou empresa de marketing que faz a gestão da sua campanha (ou recorrido ao 0800 do Google para pedir socorro – caso você mesmo gerencie as campanhas), não é mesmo? Saiba que isso é mais do que normal. É muito difícil um anunciante ter as qualificações suficientes para “aparecer o tempo todo” nos resultados de pesquisa.

A intenção desse post é tratar de forma bem geral os motivos que levam um anúncio a não estar qualificado para ser exibido no Google após uma pesquisa e basicamente isso ocorre por dois motivos: baixa qualificação de classificação do anúncio ou limitação da verba diária.

Anúncios não exibidos devido a “baixa qualificação”

Baixa qualificação no anúncio do Adwords

Alguns fatores são levados em conta na hora de se estabelecer o chamado “índice de qualidade” do Google Adwords. Os principais são:

– Palavra-chave
– Conteúdo do anúncio
– URL de destino do anúncio
– lance máximo de CPC
– CTR

A relação entre esses fatores é quem determina o quão um anúncio é qualificado – ou não. Se a sua palavra-chave aparece no texto do anúncio, no conteúdo site, se a sua URL de destino trata exatamente do assunto ou se ela é muito “genérica”, se existem pontos de call to action (conversão) bem visíveis na página, se o CTR do anúncio está acima ou abaixo da média, se o lance máximo de CPC está condizente com o dos demais anunciantes, etc. etc. etc. Tudo isso compõe o “índice de qualidade” e determina se o seu anúncio será exibido no resultado de uma busca (e isso é feito para cada busca realizada, ou seja, é uma fórmula sendo executada milhares de vezes ao dia).

Por vezes, para uma determinada palavra-chave, seu índice de qualidade é alto (ele pode chegar até 10 – a melhor pontuação) e seu anúncio é exibido com frequência, porém, dentro da mesma conta/campanha/grupo de anúncios você pode ter palavras com índice de qualidade baixo, neste caso, é bom revisar se algum dos fatores listados acima não pode ser melhorado.

Anúncios não exibidos devido a “limitação da verba diária”

o que é verba limitada na campanha de adwords

Isso é muito comum. Na maioria dos casos os anunciantes não possuem verba suficiente para atender toda demanda existente, por isso, o Google limita a exibição dos anúncios, partindo do pressuposto de que se ele exibir os anúncios por muitas vezes seguidas a verba diária do anunciante pode acabar em minutos!

Quanto maior a verba, maiores as chances do seu anúncio aparecer, e a recíproca é verdadeira, por isso, uma das premissas da boa otimização de uma campanha de Adwords é segmentar a exibição dos anúncios por local, dia e horário (mas lembre-se de que o índice de qualidade do anúncio também é considerado).

Reflita se faz sentido manter sua campanha ativa 24×7 (todos os dias e o tempo todo). Para alguns negócios, segmentar a exibição em dias e horários “úteis” é uma das saídas para quem precisa otimizar o uso da verba. Já outros segmentos apresentam retorno melhor com veiculações de anúncios no período noturno e/ou aos finais de semana. A questão é: não existe uma receita de bolo!

Cuidado para não desaparecer completamente dos resultados de busca

cuidado para não desaparecer do google

Por vezes, quando um anunciante possui uma verba muito pequena e depara-se com um valor de CPC alto em seu segmento, pode acontecer de simplesmente os anúncios praticamente nunca serem exibidos. Isso ocorre pela mesma lógica mencionada acima: o Google fica “tentando” achar a melhor hora para exibir o anúncio, mas por ter uma verba tão restrita acaba que o algoritmo posterga a veiculação do anúncio e acaba nem exibindo-o durante algum tempo (já vi casos de contas que tinha crédito, mas que “não conseguiam gastá-lo”).

A sugestão é: antes de mais nada, antes mesmo de pensar em anunciar, analise se você de fato possui um orçamento de marketing mínimo (sonde os concorrentes e tenha uma ideia de quantos eles investem), para que toda expectativa depositada no Google Adwords não vire uma frustração.

Por fim, e não menos importante, confie a gestão de links patrocinados da sua empresa à uma agência ou profissional certificados pelo Google, que tenham experiência em campanhas de Adwords e que deixem tudo bem esclarecido para você ao longo da campanha.

Se você precisar de uma ajuda profissional, entre em contato conosco através deste link.

 

 

Muito Mais Digital

Muito Mais Digital

A Agência Muito Mais Digital atua há mais de 10 anos e está alinhada às tendências inovadoras em Gestão de Marketing Digital e desenvolvimento Web. Nossa proposta é formar parcerias de crescimento corporativo e desenvolvimento, através de consultoria em internet, marketing digital e mídias on-line.

Ligue Agora