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Porque investir em Adwords e Otimização de Sites sem medo!

Por que investir em Google Adwords e SEO

É fato: o brasileiro está cada vez mais adepto ao uso da internet para realizar as mais diversas atividades cotidianas. Desde pesquisar por um restaurante na região onde se encontra próximo da hora do almoço, passando pela pesquisa de mão de obra para contratação de um serviço, compra de produtos e, principalmente, o entretenimento. Essa é uma resposta objetiva para quem ainda se pergunta: vale a pena investir no Google?

Está mais do que evidente de que vale a pena investir no Google Adwords, tanto quanto vale a pena investir em otimização de sites (SEO). A questão correta, então, seria: como investir no Google Adwords? Como investir em SEO? Neste caso, o fator “como investir” é quem vai determinar o sucesso de uma campanha. A definição da estratégia, do objetivo e das metas é o primeiro passo para se iniciar um projeto de sucesso em marketing digital.

Definindo a estratégia correta para Google Adwords e SEO

Estratégias para Google Adwords e otimização de sites (SEO)

Para começar, tenha em mente que anunciar no Google Adwords e investir em otimização de sites (SEO) são estratégias de marketing complementares. Enquanto no Adwords o foco maior é promocional, no SEO (resultado orgânico) deve-se pensar num trabalho mais institucional. Mas em ambos os casos nunca perca de vista o ROI (retorno sobre o investimento) necessário para que você ganhe dinheiro.

De acordo com o segmento onde a sua empresa está inserido devem ser adaptadas as melhores práticas de otimização de campanha, afinal, não existe uma fórmula mágica que possa ser replicada ipsis litteris para qualquer negócio. Mas para que essa metodologia dê certo, você precisa saber exatamente o que quer com SEO e Adwords (aumentar as visitas no site, fortalecimento de marca, gerar leads, vender pelo site, etc.).

Como alcançar o seu objetivo investindo em marketing de busca

Por que investir em marketing digital

Sabendo exatamente aonde você precisa chegar com suas ações de marketing será muito mais fácil traçar uma rota. Se o objetivo for aumentar o faturamento da empresa, por exemplo, faça um cálculo que deixe claro a diferença do cenário atual e do cenário ideal (qual é o percentual de crescimento necessário? Ele é condizente com o valor que você pode investir?). Considere também que o seu objetivo pode ser diferente, como aumentar o número de leads gerados pelo site, dar maior visibilidade para a sua marca, realizar uma nova venda para quem já é cliente, entre outros.

Depois de ter claro o objetivo, a definição de metas de curto, médio e longo prazo é crucial. As metas são o passo a passo que resultarão no sucesso do seu investimento.

Exemplos de metas para uma empresa que quer gerar mais leads através do site:

Entenda que um “lead” é um cliente em potencial. Diferente de simplesmente fazer parte do universo do seu público alvo, um lead é uma pessoa que demonstra interesse real em comprar seu produto ou serviço.

Curto prazo:

  1. Investir em conteúdo qualificado;
  2. Gerar mais tráfego para o site (aqui entra o Google Adwords “pesado” e início do SEO);
  3. Facilitar as formas de contato para os visitantes do site (formulário, chat, WhatsApp, telefone).

Médio prazo:

  1. Analisar e qualificar o tráfego gerado para o site (refinar a estratégia de Adwords e SEO);
  2. Criar landing pages (páginas “de pouso”) especiais oferecendo algo de valor para os visitantes do site;
  3. Ativar banners que ofertem benefícios em troca do cadastro (nome, e-mail, fone, etc.) do visitante.

Longo prazo:

  1. Relacionar-se com os leads gerados pelo site, através de e-mails, contatos telefônicos, visitas pessoais, etc.;
  2. Manter os conteúdos do site sempre atualizados e, de preferência, investir num blog que traga as “respostas” para as principais dúvidas, curiosidades, necessidades e anseios do seu público alvo (isso é totalmente SEO);
  3. Investir em ações de re-marketing para impactar novamente um visitante que não se tornou um lead (faça isso com o Google Adwords).

Invista num trabalho profissional e transforme seu medo em alegria

Invita em Marketing Digital sem medo

Deixe o medo para quem quer fazer marketing de forma amadora. Troque o temor pela certeza de que suas estratégias digitais serão conduzidas por profissionais que lhe ajudarão a alcançar os resultados almejados. A melhor forma de fazer isso é contratar uma agência de marketing digital, com um time de especialistas em cada área.

Por mais que num primeiro momento pareça “caro demais” para a sua empresa, com o tempo você verá que o custo-benefício é melhor quando um profissional gerencia suas campanhas de Google Adwords e SEO.

Mas atenção: não ache que você simplesmente vai depositar tudo nas mãos de uma empresa e que os resultados aparecerão como num toque de mágica. Lembra que eu escrevi que não existe “fórmula mágica”? Você precisará participar ativamente com a expertise que tem sobre o negócio para somar com os conhecimentos técnicos dos profissionais envolvidos no projeto.

Mas afinal, quanto custa anunciar no Google Adwords?

A resposta é simples: depende!

Inúmeros fatores estão relacionados com o quanto vai “custar” uma campanha de links patrocinados no Google Adwords, tais como: o valor de CPC (custo por clique) do seu segmento, o volume de pesquisas existentes para as principais palavras-chave do seu negócio, a concorrência, o quanto de visibilidade você pretende alcançar, etc, etc, etc.

Mas e se ao invés de você se preocupar com o “quanto custa”, o foco fosse em “o quanto eu posso ganhar” anunciando no Google Adwords? O retorno de uma campanha de marketing de busca é proporcional àquilo que a empresa pode investir, portanto, comece estimando o quanto você quer ganhar e, depois, pense no investimento que será necessário.

Como anunciar no Google Adwords? Comece agora.

Comece a anunciar no Google Adwords

Anunciar no Google Adwords é fácil. Contate uma agência parceira Google Partners, que é o caso da Muito Mais Digital, agende uma reunião de briefing e defina o seu orçamento. O resto é por conta da agência, que sempre que necessário fará contato com você para alinhamento de estratégia, definição de investimentos, entre outras atividades.

E aí, perdeu o medo de anunciar no Adwords e investir em SEO? Então entre em contato com a gente. É só clicar aqui.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.