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Pouco dinheiro para investir em marketing? 5 formas práticas para resolver isso!

5 formas práticas para investir em marketing com pouco dinheiro

O Marketing Digital já é uma necessidade para todos os tipos de negócios, porém, quando bem realizado ele pode não só gerar visibilidade para sua marca, mas também criar novos negócios, atrair novos segmentos de clientes e expandir sua empresa de maneira eficaz e com ótimo custo benefício. Afinal, só no Brasil somos mais de cem milhões de pessoas conectadas e nossos hábitos de consumo na internet não param de crescer!

Para navegar estas águas, separamos cinco formas práticas para você começar a realizar este trabalho tão importante, levando sua mensagem para milhares de pessoas que passam seus dias conectadas a rede, conhecendo empresas, se informando e adquirindo cada vez mais produtos e serviços online.

Se você ainda é leigo no assunto, conheça nosso eBook com um Guia Básico e Expresso de Marketing Digital – tudo que você precisa saber. Baixe aqui, é grátis.

1. Inbound Marketing – O Marketing Relevante

Muitas vezes, a melhor forma de conseguir novos negócios e prospecções é fazendo o cliente vir até você. Este tipo de approach orgânico é chamado de Marketing Inbound, ou seja, através de conteúdos relevantes e informações pertinentes aos seus possíveis clientes, a empresa atrai possíveis consumidores até ela, para então mostrar como suas soluções, serviços e produtos podem melhorar sua vida.

Algumas técnicas de Inbound Marketing são:

  • Redes Sociais: Um dos melhores pontos de encontro com seu público, as redes sociais possuem utilização relativamente simples e inicialmente gratuita. Com investimento moderado e boa estratégia, é excelente para atrair negócios a médio/longo prazo e estabelece uma ótima relação duradoura com clientes atuais e futuros;
  • Marketing de Conteúdo: geração de conteúdos, notícias e informações relevantes aos seus clientes, fazendo com que eles venham até você. São utilizados vídeos, textos, áudios e muito mais, criando um caminho natural até a conversão (compra, registro, contratação, etc.).

 

2. Marketing de Busca – Otimização de Site e Links Patrocinados

O site da sua empresa, para ser efetivo, precisa primeiro ser encontrado. Para isso, existem diversas técnicas criadas especialmente para que as pessoas cheguem a seu produto ou informações com mais facilidade, ranqueando melhor em sites de busca como o Google e o Bing.

  • SEO: ou otimização de site para motores de busca, é um conjunto de práticas e formatações que permitem que as buscas reconheçam seu site como confiável e relevante, colocando-o no topo dos resultados orgânicos relacionados à sua empresa;
  • Links Patrocinados: funcionando como um excelente suporte para o SEO, os Links Patrocinados “compram” certos termos relacionados a seu produto ou serviço, colocando-o como resultado indicado acima dos demais, em destaque. É ótimo para ações pontuais como lançamentos ou promoções com tempo determinado, além de ser uma excelente fonte de informações para o trabalho de SEO, identificando de forma rápida se uma determinada palavra-chave tem realmente potencial e é qualificada para ser otimizada.

 

3. Campanhas de E-mail Marketing

Mesmo com as demais revoluções tecnológicas, o e-mail ainda é um dos mais efetivos e customizáveis jeitos de se comunicar com seu público. Através de smartphones, laptops e tablets, estamos constantemente sendo atualizados de nossas novas mensagens e comunicações.

Utilizando segmentação de listagens de e-mails e empregando ferramentas e serviços de disparo, a empresa é capaz de se comunicar pontualmente com seus clientes e clientes em potencial, mensurando seu sucesso e adequando sua campanha rapidamente para melhor comunicar sua mensagem.

4. Identificando sua Necessidade

Uma boa forma de maximizar seus resultados é compreender profundamente quais suas necessidades e objetivos quando realizar suas campanhas de Marketing Digital.

Empresas e negócios de diferentes portes precisam empregar ferramentas, estratégias e conceitos diferentes para atingirem seus objetivos e converterem o maior número de clientes possível.

Para isso, você pode tentar enquadrar seu negócio num destes modelos:

  • Branding Digital: engajar e aprofundar sua relação com seus usuários e clientes;
  • Experiência do Cliente: usar informações coletadas para melhorar a experiência do cliente quando este estiver em contato com sua empresa;
  • Geração de Demanda: focado em aumentar o tráfego de suas mídias e maximizar sua taxa de conversão;
  • Inovação de Produto: utilizado para encontrar novos problemas e soluções, gerando novos produtos e serviços para sua empresa melhor servir o cliente.

 

5. Estratégia para o Sucesso

Dentre as diversas ferramentas e opções disponíveis no mundo do Marketing Digital, você deverá estabelecer a estratégia certa para alcançar seus objetivos e fazer sua empresa obter ainda mais sucesso e conversões.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.