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Quando é a Black Friday e o que fazer para ter Sucesso!?

A Black Friday acontece sempre às sextas-feiras pós feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. No Brasil, a Black Friday ganhou dias – e até semanas – a mais. Muitas lojas começam as promoções já desde o início do mês, criando a Black November.

Para os consumidores, a Black Friday começa antes ainda, quando as buscas por descontos se intensificam. Nos últimos três anos, o termo “Black Friday” começou a aparecer nos buscadores a partir do início do mês de outubro (quase dois meses antes da data).

buscas por black friday no google

Picos de buscas pelo termo “Black Friday”

E engana-se quem acha que na Black Friday são vendidos apenas produtos da linha de eletroeletrônicos. Os consumidores estão em busca de descontos em tudo, inclusive na hora de se alimentar, tanto que um dos termos em ascensão na Black Friday de 2018 foi “black friday burguer king”.

Estratégias de marketing para a Black Friday

Tão importante quanto saber a data da Black Friday é planejar ações de marketing de forma antecipada para aproveitar todo potencial de vendas da data. Somadas, as vendas da semana da Black Friday e da Cyber Monday (segunda-feira pós Black Friday) representam um dos maiores faturamentos do varejo brasileiro.

Faturamento do e-commerce na Black Friday

Faturamento do e-commerce na Black Friday

E o que a sua empresa está fazendo para abocanhar uma fatia desse bolo de R$ 3 bilhões???

Confira algumas das ações possíveis para ter sucesso nas vendas da Black Friday:

Saiba o que o seu público espera

Nada melhor do que ofertar para a pessoa uma promoção de algo que ela já espera e deseja comprar, não é mesmo? Por isso, faça uma pesquisa com a sua base de clientes e com os seus seguidores nas redes sociais para identificar o que eles esperam encontrar de ofertas durante a Black Friday.

Se você é pequeno, comece antes

Não deixe para conceder os descontos somente na sexta-feira (ou na quinta e sexta-feira). Nesses dias o “barulho” dos grandes varejistas encobre as pequenas e médias empresas e, mesmo com excelente ofertas, sua Black Friday pode ser frustrante se a aposta for somente para o dia D. Comece a promoção antecipadamente, realizando uma Black Week (ou até mesmo uma Black November).

Atenção para o “valor final da oferta”

O preço do produto é somente um dos fatores que você precisa considerar na hora de planejar a Black Friday. Não se esqueça que o frete e o tempo de entrega também são levados em conta pelos consumidores. No caso da Black Friday, muito mais o valor do frete! Tome cuidado para o valor final da sua oferta não ficar mais cara que a de um concorrente que está concedendo frete grátis ou frete fixo.

Utilize o Whatsapp para enviar ofertas exclusivas

Hoje em dia muitos negócios são feitos através do Whatsapp. Praticamente todas as empresas possuem um número de Whats repleto de clientes e prospects com quem falaram nos últimos tempos. Na semana da Black Friday, utilize essa lista preciosa para enviar ofertas em primeira mão para consumidores que já conhecem a sua marca e, por isso, têm mais chances de comprar.

Envie e-mail marketing de forma segmentada

Engana-se profundamente quem acredita que o “e-mail marketing morreu”. Na verdade ele está mais vivo do que nunca. O que morreu foi a estratégia ultrapassada de fazer envios em massa – o famoso spam. Mas enviar e-mails segmentados para um mailing que pediu para receber suas novidades e promoções traz um resultado com taxas de conversão muito superiores a de outros canais.

Promova a Black Friday nas redes sociais

Além de divulgar com antecedência os benefícios que serão ofertados na Black Friday, promover via stories e lives na sexta-feira em si, crie o “evento” no Facebook e promova para os seus seguidores. Aqui mais uma vez vale a dica: se você é pequeno, crie o evento para terça ou quarta da semana da Black Friday, assim a notificação aparecerá para as pessoas num dia com menos concorrência! Obviamente que investir em Facebook e Instagram Ads para promover os seus produtos ou serviços é uma ação de praxe, lembrando que nesse período de Black Friday os preços de publicidade sempre dão uma inflacionada!

Invista em Google Ads

No Google existem diversas maneiras de planejar uma Black Friday, mas uma boa estratégia é dividir a campanha em etapas: na primeira etapa você pode criar anúncios de smart display para usuários que estão buscando por Black Friday e “descontos” ainda em outubro e começo de novembro. Neste momento você deve divulgar que terá a Black Friday na sua loja e contar os benefícios (se possível, crie uma landing page com formulário de geração de leads para quem clicar no seu anúncio poder se cadastrar para receber seus e-mails com as ofertas). Atenção: crie uma lista de público-alvo para fazer remarketing para esses usuários no dia da Black Friday, afinal, eles já terão dado um sinal de interesse nos seus produtos. Na segunda etapa você pode criar as campanhas específicas para a Black Friday (Black Week ou November) e dar um ajuste de lance de mais 100% para o público-alvo da sua lista, dessa forma, você deixará claro para a plataforma que para um determinado público você tem interesse maior. Crie campanhas de Shopping (se você tem um e-commerce), campanhas de pesquisa e display. Vídeo também é uma boa, veja se cabe no seu orçamento. Atenção: lembre-se que no período da Black Friday o CPC costuma disparar, afinal, são muitos anunciantes querendo se beneficiar da oportunidade da data.

Ranqueamento orgânico

Se você está lendo esse post há uns 3 ou 4 meses antes da Black Friday, maravilha! Mas se você está lendo a menos de 2 meses para a data, será muito difícil conseguir melhorar seu ranqueamento orgânico de forma substancial para aproveitar a Black Friday. Mas aqui a dica é: investir em otimização para busca orgânica (SEO) deve ser uma constante no seu site, independente do segmento em que você atua. Quem faz esse tipo de investimento sempre colhe os frutos em datas sazonais! Comece hoje, mas tenha em mente que o resultado é a longo prazo.

Ofereça benefício para uma próxima compra

Não pense somente na Black Friday em si. Você pode oferecer um benefício para quem comprar durante a Black Friday, mas que seja válido para o futuro. Exemplo: comprando durante a Black Friday a pessoa ganhará R$ 50 de desconto para um próximo pedido (desde que feito em até 60 dias). Dessa forma você estimula o cliente a comprar novamente e garante vendas num período que pode ser ruim para você!

Venda mais na Black Friday

Gostou das dicas? Não perca tempo. Planeje sua Black Friday com antecedência e esteja pronto para “surfar a onda”!

Deixo como dica a leitura de outros conteúdos do nosso blog que podem lhe interessar:

>> Conversão de e-mail marketing e redes sociais 50% acima da média na Black Friday. Sabe como?

>> Top 10 estratégias de marketing para a Black Friday. Explore a data com ações para a Black Friday que vão turbinar as suas vendas.

>> 6 dicas para vender mais em datas comemorativas!

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Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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