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marketing digital como você nunca viu.

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Quando terei retorno investindo em marketing digital para minha empresa?

Prazo para retorno com marketing digital

A resposta para a pergunta que intitula esse post é simples: depende!

– Em qual setor a sua empresa atua?

– Quem é o seu público alvo e como ele utiliza a internet?

– Quem são os seus concorrentes?

– Quais são os seus principais produtos ou serviços?

– Onde os seus produtos ou serviços ganham e perdem da concorrência?

– Qual é a sua verba de marketing?

– Você sabe o quanto pode investir para conquistar um novo cliente?

– Quais são os seus objetivos de marketing a curto, médio e longo prazo?

– Sua empresa tem um planejamento para os próximos 6 meses?

Essas são as perguntas iniciais que você precisa responder para depois estipular em quanto tempo poderá avaliar o retorno obtido com as suas estratégias de marketing na internet. E mesmo assim pode ser que você não consiga alcançar o resultado almejado logo no primeiro ciclo de “investimento x avaliação”, pois nem sempre os seus potenciais clientes se comportam da maneira que você gostaria.

Mas sem dúvidas você precisa estabelecer quais são os indicadores de performance (os chamados KPIs) que devem ser considerados na hora de avaliar o retorno do investimento (ROI) em marketing. Se eles apontarem para o rumo certo, significa que muito provavelmente você atingirá os resultados planejados, mas se os indicadores forem contrários, é bom rever toda estratégia e, se preciso for, começar novamente.

Preciso mesmo investir em marketing na internet?

Preciso mesmo investir em marketing digital

Da mesma forma que precisamos respirar para continuarmos vivos, atualmente qualquer empresa, de qualquer segmento e independente do porte, deve investir em marketing digital se quiser sobreviver. Já foi-se o tempo em que um trabalho amador na internet era suficiente para gerar resultados consistentes para uma empresa. Hoje, é preciso muito esforço e conhecimento em técnicas de marketing para destacar um negócio na web.

Não comece um negócio novo se você não tiver como investir em ações de marketing digital. Por mais rigorosa e extrema que essa afirmação pareça, é melhor você não perder dinheiro e se frustrar do que acreditar que será capaz de atingir sucesso sem uma estratégia de marketing profissional.

Investi muito dinheiro no meu site/loja virtual. Mesmo assim preciso investir em marketing?

Se você comprar uma casa grande, linda, bem localizada e que lhe custe um valor acima da média que você pagaria em qualquer outro imóvel, isso fará com que você não precise “pagar um churrasco” para os seus familiares e amigos conhecerem sua casa nova? É mais ou menos assim que funciona no caso de um site ou loja virtual cujo valor de investimento você considere alto. O valor pago no seu site não determina se você precisa ou não investir em ações de marketing digital. Isso é inerente a quem quer ter resultado, quem busca sucesso de verdade.

Ao fazer o seu plano de negócios (espero sinceramente que você tenha um), estime um valor considerável para as ações de marketing, pensando nas etapas de lançamento, desenvolvimento e manutenção. É preciso ter um fôlego financeiro para investir durante alguns meses sem que o resultado de vendas seja o provedor das ações de marketing.

>> Leita também: 5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês!

Quais ações de marketing digital trarão mais resultado para minha empresa?

Ações de marketing com os melhores resultados

Essa é uma das perguntas mais recorrentes entre os empresários – principalmente os que possuem pequenos e médios negócios. Felizmente, neste caso, é um pouco mais fácil indicarmos algumas ações que corriqueiramente dão certo. Veja:

Marketing de busca – Otimização SEO e Links Patrocinados

Quem não utiliza o Google ao menos uma vez por dia para procurar qualquer coisa? Então é razoável que qualquer empresa que queira ser “encontrada” invista em otimização de sites (SEO) e Links Patrocinados (Google Adwords).

Redes Sociais – O segredo é relacionar-se com o seu público alvo

Nas redes sociais o trabalho é um pouco diferente, mas não menos importante. O objetivo é estabelecer um relacionamento e ganhar a confiança do seu público, para que ele veja sua empresa como uma autoridade no assunto. Quem entende que nem sempre o foco é “vender”, conquista muito mais do que clientes!

Inbound Marketing – entenda o estágio em que seu lead se encontra e ofereça aquilo que ele deseja

Não adianta você querer vender para quem não quer comprar! E olha que isso pode acontecer com um lead que pouco tempo depois esteja pronto para se tornar seu cliente. O segredo é saber em qual estágio se encontram os contatos que chegam até a sua empresa e oferecer-lhes o melhor para aquele momento. Aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão. Todos os consumidores passam por essas etapas antes de adquirirem qualquer produto ou serviço. Cabe a você entender quanto tempo demora – em média – cada uma dessas etapas e agir estrategicamente em cada uma delas.

>> O que são leads? Descubra nesse post!

E-mail marketing: uma das estratégias mais eficazes

Construa você mesmo a sua lista de e-mails e tenho certeza de que o retorno será o maior dentre todas as suas ações de marketing. Esqueça aquela história de comprar listas prontas ou trocar listas com outras empresas – isso não funciona faz tempo (e é o que mais as empresas fazem).

Alguns clientes da Muito Mais Digital chegam a ter uma taxa de conversão de dois dígitos em campanhas de e-mail marketing. Faça da forma certa e você verá resultado!

Existe “cedo ou tarde” para começar?

Existe tempo certo para investi em marketing digital

Não. Nunca é cedo ou tarde para começar a investir em marketing digital. Mas quanto antes você iniciar, antes colherá os frutos!

Se você pretende investir em marketing e precisa de um auxílio profissional, conte com a Muito mais Digital. Temos mais de 10 anos de mercado e experiência em centenas de projetos.

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Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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