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Quanto custa anunciar no Google Ads?

O custo por clique de um anúncio no Google Ads oscila constantemente no tempo. E entendendo como essa oscilação acontece, você pode obter a máxima rentabilidade do seu investimento.

Como funciona o CPC no Google Ads (antigo Google AdWords)?

O custo por clique de um anúncio do Google Adwords (agora rebatizado como Google Ads) muda a cada momento.

O Google Ads é uma ferramenta que serve para que qualquer pessoa publique anúncios que apareçam nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, o que é conhecido como marketing em buscadores ou SEM. Cada buscador (Google, Bing, etc.) tem a sua ferramenta equivalente.

Glossário

Palavra-chave ou keyword

Termo ou conjunto de termos sob os quais queira aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Se você tem uma agência de viagens, o termo “turismo” pode ser uma palavra-chave para você. Uma palavra-chave pode ser formada por mais de um termo, por exemplo, “viagem para a argentina” pode ser considerarada como uma única palavra-chave.

Impressão

Cada vez que você um anúncio é exibido na tela (independente do usuário que fez a busca ter visualizado de fato o seu anúncio).

Taxa de cliques ou CTR (Click Through Rate)

Relação percentual entre cliques e impressões. Se, por exemplo, um anúncio foi exibido 100 vezes (teve 100 impressões) e, dessas 100 vezes, os usuários clicaram nele 3 vezes, esse anúncio obteve um CTR de 3%.

Como anunciar no Google Ads

  1. Crie uma conta gratuita no Google Ads;
  2. Crie seus anúncios de texto;
  3. Informe quais palavras-chave você quer que exibam esses anúncios;
  4. Defina um valor máximo de custo por clique (CPC);
  5. Forneça os dados de seu cartão de crédito (ou faça pagamento via boleto) e decida quanto é o valor máximo que deseja gastar a cada dia.

Quanto investir no Google Ads?

No marketing de busca não se paga para que seu anúncio seja exibido, você só paga quando o usuário clica nele. Este modelo é chamado de “Pagamento Por Clique” ou PPC. O custo por clique ou CPC depende de três variáveis:

CPC por Palavra-chave

Quanto maior a concorrência, maior o CPC. Parece lógico que o CPC dos anúncios que aparecem quando se procura “carro” seja mais alto do que os que aparecem quando se procura “amortecedores sísmicos”.

Quality Score ou QS

Se traduz como “índice de qualidade”. É um valor entre 1 e 10, com o que o Google valoriza a qualidade de cada anúncio. Quanto maior a pontuação, menos você paga no clique. Algumas características que o Google valoriza positivamente são: alto CTR, alta velocidade de carregamento da página de destino ou que o texto do anúncio contenha correspondência com o texto da página de destino.

Posição do anúncio

Quanto mais no topo quiser aparecer nos resultados, mais você terá que pagar.

Mas claro, com milhões de anunciantes tentando tirar o máximo de proveito do Google Ads, a competição por qualquer palavra-chave muda de segundo em segundo, e, portanto, seu preço. Por isso, o Google solicita qual é o máximo que você está disposto a pagar por clique, e a partir daí se estabelece um leilão automático a cada vez que um usuário realiza uma pesquisa. O processo funciona assim:

  1. Um usuário busca a palavra-chave “cama de casal “;
  2. O Google analisa todos os anunciantes dispostos a pagar pela palavra-chave e multiplica o seu Quality Score pelo valor que estão dispostos a pagar por clique;
  3. O Google mostra, ordenados do maior para o menor, os anúncios dos anunciantes que obtiveram um maior resultado na multiplicação explicada no ponto anterior.

Como saber quanto pagar por cada palavra-chave

O Google Ads fornece uma estimativa automática de quanto deve pagar por cada palavra-chave para que seus anúncios apareçam. É aconselhável começar a pagar entre 20% e 30% abaixo da recomendação do Google e ir ajustando em função do número de repetições que conseguir e a posição média em que seus anúncios apareçam.

Se você fizer as coisas da maneira correta, seu Quality Score melhorará com o passar do tempo e a quantidade que precisará pagar será cada vez menor.

Investimento mensal recomendado

Na gestão de uma campanha de Google Ads, você pode jogar com muitas variáveis, como a faixa de horário em que são exibidos os anúncios ou em quais cidades. Uma vez que você sabe em quais horas do dia ou quais cidades são mais rentáveis, você poderá destinar melhor a sua verba.

Vamos lá, para melhorar uma campanha são necessários dados. Quanto mais passar o tempo, mais rápido você acumulará dados, mais rápido aumentará a sua campanha, e antes alcançar a rentabilidade.

É difícil melhorar uma campanha com menos de 1.000 cliques mensais. Portanto, se o seu CPC médio é de R$2,00, você deve investir um mínimo de R$ 2.000,00/mês. Se esta quantidade parece alta, considere que precisará de mais de R$ 24.000,00 para publicidade ao longo de todo ano.

Uma das melhores coisas do SEM é que seus resultados são observados a curto prazo! No primeiro mês depois de iniciar sua campanha, já é possível recuperar parte do investimento. No segundo mês se recupera algo mais, e assim até chegar ao ponto em que se ganha mais do que se gasta. Momento a partir do qual o que você vai querer é investir o máximo possível.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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