Você está em: HOME » Quanto custa anunciar no Google Ads?
O custo por clique de um anúncio no Google Ads oscila constantemente no tempo. E entendendo como essa oscilação acontece, você pode obter a máxima rentabilidade do seu investimento.
O custo por clique de um anúncio do Google Adwords (agora rebatizado como Google Ads) muda a cada momento.
O Google Ads é uma ferramenta que serve para que qualquer pessoa publique anúncios que apareçam nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, o que é conhecido como marketing em buscadores ou SEM. Cada buscador (Google, Bing, etc.) tem a sua ferramenta equivalente.
Termo ou conjunto de termos sob os quais queira aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Se você tem uma agência de viagens, o termo “turismo” pode ser uma palavra-chave para você. Uma palavra-chave pode ser formada por mais de um termo, por exemplo, “viagem para a argentina” pode ser considerarada como uma única palavra-chave.
Cada vez que você um anúncio é exibido na tela (independente do usuário que fez a busca ter visualizado de fato o seu anúncio).
Relação percentual entre cliques e impressões. Se, por exemplo, um anúncio foi exibido 100 vezes (teve 100 impressões) e, dessas 100 vezes, os usuários clicaram nele 3 vezes, esse anúncio obteve um CTR de 3%.
No marketing de busca não se paga para que seu anúncio seja exibido, você só paga quando o usuário clica nele. Este modelo é chamado de “Pagamento Por Clique” ou PPC. O custo por clique ou CPC depende de três variáveis:
Quanto maior a concorrência, maior o CPC. Parece lógico que o CPC dos anúncios que aparecem quando se procura “carro” seja mais alto do que os que aparecem quando se procura “amortecedores sísmicos”.
Se traduz como “índice de qualidade”. É um valor entre 1 e 10, com o que o Google valoriza a qualidade de cada anúncio. Quanto maior a pontuação, menos você paga no clique. Algumas características que o Google valoriza positivamente são: alto CTR, alta velocidade de carregamento da página de destino ou que o texto do anúncio contenha correspondência com o texto da página de destino.
Quanto mais no topo quiser aparecer nos resultados, mais você terá que pagar.
Mas claro, com milhões de anunciantes tentando tirar o máximo de proveito do Google Ads, a competição por qualquer palavra-chave muda de segundo em segundo, e, portanto, seu preço. Por isso, o Google solicita qual é o máximo que você está disposto a pagar por clique, e a partir daí se estabelece um leilão automático a cada vez que um usuário realiza uma pesquisa. O processo funciona assim:
O Google Ads fornece uma estimativa automática de quanto deve pagar por cada palavra-chave para que seus anúncios apareçam. É aconselhável começar a pagar entre 20% e 30% abaixo da recomendação do Google e ir ajustando em função do número de repetições que conseguir e a posição média em que seus anúncios apareçam.
Se você fizer as coisas da maneira correta, seu Quality Score melhorará com o passar do tempo e a quantidade que precisará pagar será cada vez menor.
Na gestão de uma campanha de Google Ads, você pode jogar com muitas variáveis, como a faixa de horário em que são exibidos os anúncios ou em quais cidades. Uma vez que você sabe em quais horas do dia ou quais cidades são mais rentáveis, você poderá destinar melhor a sua verba.
Vamos lá, para melhorar uma campanha são necessários dados. Quanto mais passar o tempo, mais rápido você acumulará dados, mais rápido aumentará a sua campanha, e antes alcançar a rentabilidade.
É difícil melhorar uma campanha com menos de 1.000 cliques mensais. Portanto, se o seu CPC médio é de R$2,00, você deve investir um mínimo de R$ 2.000,00/mês. Se esta quantidade parece alta, considere que precisará de mais de R$ 24.000,00 para publicidade ao longo de todo ano.
Uma das melhores coisas do SEM é que seus resultados são observados a curto prazo! No primeiro mês depois de iniciar sua campanha, já é possível recuperar parte do investimento. No segundo mês se recupera algo mais, e assim até chegar ao ponto em que se ganha mais do que se gasta. Momento a partir do qual o que você vai querer é investir o máximo possível.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.