+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891
41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891
marketing digital como você nunca viu.
As redes sociais são estruturas formadas na Internet por pessoas ou organizações, que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Através delas, criam-se relações entre indivíduos ou empresas, de forma rápida, sem hierarquia ou limites físicos.
As redes sociais no mundo virtual são sites e aplicativos que operam em níveis diversos – como o profissional, de relacionamento, entre outros – mas sempre permitindo a troca de informações entre pessoas e/ou empresas.
Quando falamos em rede social, o que vem à mente são, em primeiro lugar sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como o Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é muito mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou sociedades inteiras desde o final do século XIX.
Na Internet, as redes sociais têm gerado discussões como a de falta de privacidade, mas também serviram como meio de edital de convocação para manifestações públicas em protestos. Estas plataformas criaram, também, uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para a interação, como para o anúncio de produtos ou serviços.
Muitas pessoas acreditam que as redes sociais e o termo “social media” são o mesmo e que os termos podem ser usados como sinônimos, mas não é verdade. Social media é o uso de tecnologias para fazer o diálogo interativo entre pessoas, enquanto que a rede social é uma estrutura social composta por pessoas que compartilham interesses semelhantes, como já detalhamos.
O principal objetivo das redes sociais é o de conectar pessoas. Completar seu perfil em canais de social media e interagir com as pessoas, com base nos detalhes que lêem. Pode-se dizer que as redes sociais são uma categoria de mídia social.
Social media, por sua vez, é um termo amplo, que abrange diferentes mídias, como vídeos, blogs e as já mencionadas redes sociais. Para entender o conceito, você pode olhar para o que compreendíamos como meios antes da existência da Internet: rádio, TV, jornais, revistas. Quando os meios de comunicação passaram a estar disponíveis na Internet, deixaram de ser estáticos, passando a oferecer a possibilidade de interagir com outras pessoas.
No coração de social media estão as relações, que são comuns nas redes sociais, o que pode gerar confusão. Social media são lugares em que se pode transmitir informação a outras pessoas.
Outra forma de diferenciá-las é pensar que as mídias sociais ajudam as pessoas a juntar-se através da tecnologia enquanto as redes sociais melhoram essa ligação, uma vez que as pessoas só se conectam em redes, porque têm interesses comuns.
O uso de redes sociais tem sido absorvido por pessoas em todo o mundo e hoje já faz parte da nossa rotina. Isso fez com que esses espaços se torna-sem um lugar onde as marcas e empresas também gostariam de estar para interagir com seus prospects e clientes, trazendo possibilidades muito positivas, como:
As redes sociais são uma espécie de vitrine de sua empresa; nelas você poderá mostrar a visão do negócio, em que acredita;
Com a personalização da mensagem e a interação direta com o cliente nas redes sociais, é possível ter uma relação mais “pessoal” com cada cliente ou possível cliente, já que você pode entrar em contato com cada um, seja para resolver problemas ou para descobrir novas informações.
Ao publicar em redes sociais, é possível segmentar os seus posts de acordo com as características da audiência, direcionando seus esforços para aqueles perfis de público que possuem mais afinidade com a sua solução.
As pessoas compartilham seus gostos, desejos e outras informações que podem ser valiosas para as empresas na hora de se aproximar do seu público-alvo. Manter-se atento ao que é relevante para sua audiência para conectar-se melhor com ela.
Da mesma forma que é possível se relacionar com o público através das redes sociais, também é possível utilizá-las para vender seus produtos ou serviços, principalmente para aquela audiência que já tem um relacionamento com você e já se mostra madura para a compra.
Independentemente de quem é o seu público, este vai estar em alguma rede social.
Ao contrário dos meios tradicionais, anunciar nas redes sociais ainda tem um custo mais baixo, além da vantagem de que na web é muito mais fácil medir os resultados.
As redes sociais permitem transmitir mensagens urgentes da marca em um canal oficial. Isto é muito importante no caso de a gestão de uma crise, por exemplo, em que é necessário que a marca se posicione rapidamente, evitando, assim, que tome maiores proporções.
A Agência Muito Mais Digital atua há mais de 10 anos e está alinhada às tendências inovadoras em Gestão de Marketing Digital e desenvolvimento Web. Nossa proposta é formar parcerias de crescimento corporativo e desenvolvimento, através de consultoria em internet, marketing digital e mídias on-line.
O SEO On-Page é um termo em Inglês, que usamos para nos referirmos às otimizações que você pode ...
Como é realmente o dia-a-dia de um consultor de marketing digital? O que faz no seu trabalho? ...
Se você não é totalmente novo no mundo do marketing on-line, você já teve que ouvir falar de ...