BLOG
Icaro Machado
Ícaro 18 de agosto de 2021

Saiba como melhorar o relacionamento entre marketing e os outros departamentos da empresa

Um ponto essencial para o bom desenvolvimento de uma empresa é manter os setores integrados e, para isso, se necessário, realizar ações para melhorar o relacionamento entre marketing e outros departamentos, pois é uma parte fundamental dela. 

Explicando melhor: dentro de uma instituição, a harmonia entre as áreas deve ser prioridade para permitir a realização de atividades que podem gerar satisfação nos clientes. Dessa forma, entre o setor de marketing e os outros não deve ser diferente. 

Nesse contexto, investir em melhorias dentro de cada um dos setores é fator essencial, uma vez que eles conseguem desempenhar suas funções com calma e auxiliando uns aos outros, permitindo que realizem seus trabalhos. 

Entenda mais detalhes sobre o marketing

É vital entender que os outros setores não podem excluir a área de marketing de determinados assuntos para tomadas de decisão sobre as ações da empresa, pois ela tem papel essencial, cuidando do planejamento do produto, de preços e outros detalhes. 

Contudo, primeiramente, é importante compreender o que é esse setor e como ele atua na instituição. Ele é uma área direcionada a gerar valor sobre um produto, serviço ou empresa, com o objetivo de conquistar e fidelizar consumidores.

Entre as funções deste departamento podem ser citadas: aumentar as vendas, cuidar das políticas de preço, da comunicação, aumento da visibilidade da marca, gerenciamento dela e engajamento dos funcionários.

A equipe de marketing precisa entender como fazer um bom mapeamento do negócio, para poder criar estratégias que consigam ser eficientes para seus objetivos, pela satisfação do cliente.

Além disso, ela é a responsável por acompanhar e analisar os resultados de campanhas anteriores, entendendo os pontos que deram errado, precisando de adaptação, e aqueles eficientes. Assim, ela garante a aplicação de técnicas com sentido e eficientes.

Por exemplo, o setor de marketing verificará como foi o sucesso da campanha de seu último produto, “prateleiras para pet shop”, para entender quais pontos foram ruins e necessitam de ajustes. 

 

Setores que podem ter atrito com o de marketing

Existem alguns setores que podem ficar mais inclinados a ter problemas com o setor de marketing dentro de uma empresa, como os abaixo:

  • Setor de vendas;
  • Setor financeiro;
  • Setor de compras;
  • Setor de recursos humanos.

Portanto, para que haja melhor compreensão de como eles podem se “enfrentar” e, indiretamente, prejudicar o desenvolvimento de uma empresa, eles serão melhor explicados separadamente e com ideias de como amenizar a situação. 

Vendas X Marketing

Primeiramente, o marketing está relacionado à compreensão e satisfação do mercado da melhor maneira possível, devendo entender o comportamento de seus consumidores e atender seus desejos a partir dos produtos ou serviços da marca.

Já o setor de vendas se relaciona com a oferta de valor, alcançar os clientes e obter pedidos, sendo o responsável direto pelo lucro da instituição. 

Por exemplo, um blog de reforma que publicou uma postagem sobre papel de parede oriental decoração e dicas para sua instalação, oferece um conteúdo como oferta, sendo o setor de vendas o responsável por tal ação. 

Eles se relacionam, uma vez que, quando o setor de marketing desenvolve estratégias de qualidade, as vendas se tornam realidade. Ele é o responsável por deixar o cliente pronto para realizar a compra, pensando em toda a sua experiência. 

Dessa forma, o setor de vendas surge depois fornecendo a proposta, estando, portanto, no fim do processo, podendo obter feedback e entender objeções que conseguem fazer a eficácia das ações de marketing melhorarem. 

Contudo, o atrito pode surgir pelo fato de o setor de vendas poder pedir ao marketing que reduza os preços ou pedir um orçamento maior, com o objetivo de realizar a contratação de mais vendedores. 

Para isso, ações que podem resolver esse problema devem ser reforçar a necessidade de desenvolver prestação de contas das despesas de marketing e vendas mais sólidas.  

Outra ação que deve ser implementada é definir os limites das funções de cada um, uma vez que eles podem tentar se sobressair um ao outro, necessitando então de um esclarecimento de onde cada um começa e termina. 

 

Financeiro X Marketing

O setor financeiro, por sua vez, é o responsável por separar o capital da empresa para o investimento, ao mesmo tempo que avalia os riscos, basicamente cuidando da saúde financeira da organização.

Além disso, ele é o setor que define a quantidade de recursos que estará disponível para cada departamento durante um projeto ou para a realização de todas as suas atividades. 

Por exemplo, se uma empresa deseja iniciar um projeto novo de venda de catraca biométrica, o financeiro é o responsável por analisar as chances de dar certo e distribuir a quantidade do orçamento destinada a isso. 

Por isso, ele precisa entender os motivos para um setor necessitar de dinheiro e avaliar se aquelas estratégias aplicadas funcionarão de fato ou serão consideradas um risco para o desenvolvimento da empresa. 

Nesse contexto podem surgir os atritos com o marketing, uma vez que ele precisa surgir com argumentos fortes para fazer a solicitação de recursos, indicando que a ação produzirá lucros mensuráveis para a empresa.

Isso porque, se eles não considerarem as informações plausíveis, eles podem não conceder o dinheiro e prejudicar a implementação de uma ação que poderia ser muito benéfica, mas que não foi bem compreendida. 

Para resolver esse empecilho, seria necessário mostrar para a equipe do financeiro dados concretos para sustentar o que foi falado sobre os investimentos, riscos e motivos pelos quais a ação merece o apoio da área. 

Uma atitude a ser tomada pode ser fazer uma planilha em conjunto com “sensores de presença preço”, assim eles conseguem acompanhar as ideias do projeto no que se refere ao orçamento e compreender se vale a pena ou não. 

Outra ação importante a ser feita é a realização de reuniões claras e objetivas que farão com que o setor financeiro libere maiores verbas. Caso ele esteja relutante, é possível oferecer reuniões periódicas para eles acompanharem o desenvolvimento. 

 

Compras X Marketing

O setor de compras também pode ser conhecido como setor operacional, uma vez que é o responsável pela organização da produção dos itens comercializados por determinada empresa. 

Ou seja, reúne ações de controle de estoque, contratação de fornecedores, logística e transportadora. Por esse motivo, ela deve estar muito bem preparada para surgimento de possíveis imprevistos, pois garante que outras áreas funcionem.

Os atritos relacionados ao departamento de marketing surgem caso o setor de comprar adote estratégias e empresas que não atendem às qualificações de qualidade do marketing.

Na prática, por exemplo, se o setor operacional de uma fabrica de etiquetas adesivas contrata um fornecedor lento, as promessas de marketing feitas aos clientes ficam afetadas e não conseguem ser cumpridas. 

Para solucionar esse problema é necessário que o marketing desenvolva uma boa relação com a equipe do departamento de compras, conseguindo se assegurar do cumprimento dos padrões de qualidade desejados. 

 

Recursos Humanos X Marketing

O setor de recursos humanos é o responsável por realizar a gestão dos funcionários da empresa. Dessa forma, acaba influenciando na forma e qualidade de trabalho da empresa, o que é essencial para o desenvolvimento de qualquer departamento por si. 

Quando essa área trabalha corretamente, ela consegue diminuir o índice de saída de talentos e troca de funcionários, e aumenta a produtividade e motivação, além de ser capaz de solucionar conflitos e prevenir o início desse tipo de empecilho.

Por exemplo, se uma empresa que realiza terceirização de folha de pagamento tem esse setor com qualidade, ela permite que seus funcionários se mantenham na organização por mais tempo, continuando produzindo com desejo. 

Portanto, os atritos entre eles surgem quando o RH não consegue realizar o seu trabalho corretamente, tendo alta taxa de entrada de funcionários novos, pois prejudica o andamento dos projetos que levam tempo para sincronizar com seus novos colaboradores.

Contudo, para resolver esse problema, é necessário que a comunicação entre eles seja de qualidade, para que consigam entender os pontos que estão dificultando a boa produtividade da equipe. 

Para isso, podem ser realizadas reuniões periódicas, fornecendo feedback sobre o ambiente de trabalho e para uma análise dos indicadores de RH e entendimento das ações que precisam mudar. 

Por exemplo, uma empresa de calibração precisa organizar encontros entre os setores, em que seus funcionários explicarão que não gostam, permitindo que se possa promover exercícios para empolgá-los.

 

O Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento é um ponto muito importante que precisa ser trabalhado pelas empresas, para que ela consiga realizar a fidelização de seus clientes e garantir que todos os colaboradores estejam em sincronia para sempre alcançarem resultados positivos. 

Esse tipo está relacionado ao conjunto de ações realizadas pela empresa para a criação e manutenção de um bom relacionamento com os seus consumidores. Como forma de aumentar a proximidade, ela oferece benefícios.

Basicamente, a principal função dele é conseguir que seus consumidores passem a ser fãs da marca, dos produtos e serviços ofertados por ela. 

Por exemplo, uma empresa de transporte executivo utiliza esse mecanismo para fazer com que os seus clientes admirem ela e passem a consumir com frequência, indicando-a e a escolhendo frente à concorrência. 

 

Conclusão

Por conseguinte, é essencial que todos os setores da empresa estejam em sincronia e sem problemas, para garantir que os trabalhos sejam realizados com qualidade e permitam que ela se desenvolva, principalmente integrando o departamento de marketing às outras áreas. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba mensalmente conteúdo gratuito Saiba o que fazer para melhorar seus resultados com marketing digital. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.


    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.