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Saiba como tirar proveito de informações gratuitas para ganhar dinheiro na internet

Ganhar dinheiro na internet é o sonho de muita gente – e realidade para algumas pessoas. Sim, é possível faturar e viver somente de receita gerada através da internet. Mas se engana quem acredita ser fácil encher o bolso sem muito suor e dedicação. Inclusive, se você é do time que sonha em trabalhar pouco e ficar milionário com negócios online, acorde e vá trabalhar, e muito, pois a jornada dos empreendedores web vai muito além das oito horas semanais, de segunda a sexta.

Como ganhar dinheiro na internet? Dê a tacada certa!

 

Bom, esclarecido o mito de que é possível trabalhar pouco e ganhar muito, passemos à realidade: você precisa de uma tacada certa e de muito suor e lágrimas para ganhar dinheiro no mundo virtual. O cenário mais comum é investir antes de começar a ver retorno – seja investimento de tempo, dinheiro, ou ambos.

Tudo começa com a escolha certa do que fazer: Vender um produto? Prestar um serviço? Gerar conteúdos segmentados e ganhar com publicidade? Não existe um único formato ideal. Em qualquer um deles você poderá ter sucesso ou fracasso e o resultado será proporcional a sua vontade de “suar”.

Após definir em qual formato você investirá, comece a pesquisa para descobrir se aquilo que você acredita ser uma boa oportunidade de fato tem viabilidade. Em muitos casos os negócios param por aí, pois internet é volume e, sem volume, você não vai conseguir ganhar dinheiro.

Quais ferramentas utilizar para pesquisa de tendência na internet?

 

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a descobrir se um nicho de mercado tem volume de buscas significativo na internet. Mas vou me concentrar em duas delas: Google Trends (gratuita) e SEMRush (versões gratuita e paga).

Google Trends: descubra as tendências de busca na internet.

Com o Google Trends você pode antecipar tendências, analisar o histórico de um nicho e entender se um determinado mercado está crescendo, decaindo ou se permanece estagnado há certo tempo. Utilizar a ferramenta é muito simples, basta inserir um termo do seu interesse e será exibido um gráfico com os dados de um determinado período (você define se quer ver informações de curto, médio ou longo prazo).

Se você quer saber o que vender na internet para ganhar dinheiro, o Google Trends pode te ajudar. Desde a escolha de quais produtos vender num e-commerce até a previsão de estoque por determinadas épocas sazonais do ano podem ser definidas com base numa pesquisa nessa ferramenta.

SEMRush: analise termos de pesquisa, volume e ainda espie seus concorrentes.

Com o SEMRush – após definir um nicho de atuação utilizando o Google Trends para te ajudar – você descobrirá mais informações importantes, como quantidade de termos de pesquisa relacionados com o nicho, volume de pesquisas existentes, sites concorrentes e até mesmo a dificuldade que terá pela frente.

A internet é movida por buscas. O tempo todo as pessoas estão buscando alguma coisa: uma receita para cozinhar, os sintomas de uma doença, indicações de um restaurante, avaliações sobre um hotel, e por aí vai. Entendeu a importância dos termos de pesquisa? Saber o que e como as pessoas estão buscando fará com que você foque em “solucionar problemas”, e quem soluciona problemas ganha dinheiro na internet.

Eu sugiro que você tenha uma versão paga do SEMRush. Pode ser a mais básica para começar, e na medida em que você vá tendo a necessidade de mais volume de dados, migra para um plano maior. E não se esqueça de utilizar a ferramenta para fazer um benchmarking dos concorrentes. Nada melhor do que dar uma espiadinha no que as outras empresas já estão fazendo (principalmente as líderes de mercado).

Com os dados em mãos, chegou a hora de ralar!

Feitas todas as análises e definido(s) o(s) formato(s) e o(s) nicho(s) de atuação, é hora de ralar. Neste ponto, cerque-se de especialistas para te ajudarem na estratégia de marketing digital. Você precisará de um bom SEO (otimização para os mecanismos de pesquisa), de campanhas de links patrocinados bem estruturadas e otimizadas, de ações nas redes sociais para gerar reconhecimento de marca, e um trabalho sólido de marketing de conteúdo que o transforme numa autoridade dentro do seu segmento.

Não peque ao menosprezar o conhecimento técnico de um profissional, pois essa pode ser a diferença entre um projeto de sucesso ou uma empreitada fracassada. Concentre-se nas atividades que são de sua especialidade e delegue o restante para uma equipe de sua confiança. Dessa forma, você estará perto de ganhar dinheiro pela internet.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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