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Exemplo da estrutura básica do SEO:

Se você presta consultoria na área tributária e gostaria de ver o seu site bem posicionado no Google (e demais mecanismos de busca) quando as pessoas procurarem por “consultoria tributária”, é preciso investir na otimização do seu site. Existem três passos básicos a serem seguidos:

Passo 1 - Muito Mais Digital

Crie suas páginas com códigos bem estruturados (um bom profissional de desenvolvimento web poderá lhe ajudar);

Passo 2 - Muito Mais Digital

Desenvolva conteúdos de qualidade em diversos formatos (texto, imagem, vídeo, áudio, etc.);

Passo 3 - Muito Mais Digital

Torne a sua página uma referência/autoridade no assunto (conquiste links de outros sites que direcionem para a sua página).

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Mas SEO é muito mais do que isso. Além de ter o site bem posicionado nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.) é preciso pensar nos aspectos relacionados à conversão, afinal, do que adianta ter milhares de visitantes no seu site se eles não se tornam clientes?

No contexto do marketing digital, a otimização de um site é uma das etapas da jornada de compras pela qual todo consumidor passa, por isso, pode ser equivocado acreditar que SEO é tudo que a sua empresa precisa. Ele deve fazer parte de um conjunto maior de estratégias de marketing.

Atualmente, uma estratégia de marketing que vem se mostrando eficiente na aquisição de novos leads (interessados no seu produto/serviço) é o Inbound Marketing. Através de ações que visam atrair, converter, relacionar e vender no momento certo, o Inbound Marketing se diferencia pelo seu formato, onde o objetivo é entender em qual fase da jornada de compras está o seu lead e nutri-lo com informações relevantes para que ele se sinta seguro e “pronto para comprar”. Se você se interessou em saber mais sobre Inbound Marketing, confira nossa página especial sobre esse serviço.

COMO FUNCIONA O TRABALHO
DE OTIMIZAÇÃO DE SITES?

Não existe uma receita de bolo. Cada profissional ou agência de SEO segue uma metodologia de trabalho.
Mas em geral, o trabalho de otimização de sites segue algumas etapas:

Reconhecimento do Problema - Muito Mais Digital

Reconhecimento
do problema:

Estudo do mercado, concorrentes e comportamento do consumidor. É nesta etapa que se entende quais são os objetivos da empresa, principais produtos/serviços, definição de indicadores de performance, análise quantitativa e potencial das palavras-chave e análise da estratégia da concorrência na busca orgânica.

Implementação da estratégia e
melhorias na estrutura do site:

O site da empresa é o ponto de partida de um serviço de consultoria SEO. É preciso fazer a relação entre as páginas e as palavras-chave que serão trabalhadas, organizar a estrutura de navegação do site baseado no comportamento do consumidor, indicar a possível criação de novas páginas e realizar melhorias na estrutura do código HTML.

Conteúdo - Muito Mais Digital

Conteúdo:

Quer ter um site otimizado? Então esqueça esse papo de que “não precisa ter conteúdo. As pessoas não gostam de ler. Elas querem ver imagens”. Conteúdo é hoje um dos principais pilares do SEO. Seja para ajudar no ranqueamento de uma página ou mesmo quando se pensa no aspecto de conversão. Quando bem estruturado e rico em informações, um conteúdo é fator determinante na escolha entre a empresa X ou Y. Quem demonstrar ter mais conhecimento e ser autoridade no assunto certamente terá a preferência do consumidor.

Nesta etapa são definidos quais conteúdos devem ser criados pela empresa e quais podem ser criados pela agência, além de uma orientação sobre as melhores práticas para a publicação de um conteúdo na página. Vale lembrar que conteúdo não é somente texto. Imagens, áudio, vídeo, infográficos, entrevistas, enquetes, gráficos. Tudo isso é conteúdo. Atualmente, o formato de vídeo vem se destacando pela sua mobilidade e flexibilidade de utilização.

Criação de Autoridade e Acompanhamento de Resultados - Muito Mais Digital

Criação de autoridade e
acompanhamento de resultados:

Concluídas as etapas anteriores, chega o momento de se criar autoridade para o site, ou seja, buscar que outros sites o referenciem. Este é um trabalho quase que artesanal, pois é através de relacionamento que se conquistam os links em sites relevantes. Mais uma vez o conteúdo é importantíssimo, pois ninguém vai referenciar um site cujo conteúdo não seja realmente muito bom.

A partir deste ponto o trabalho se torna cíclico, com o acompanhamento dos resultados, ajustes nas estratégias e assim por diante. É válido salientar que a apresentação de relatórios em períodos pré-determinados é crucial para a evolução do trabalho de SEO.

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Em quanto tempo verei resultado do trabalho de Otimização SEO?

Os resultados do trabalho de otimização de um site podem ser vistos, geralmente, em médio prazo (aproximadamente entre 90 e 120 dias). Como o próprio nome remete, o objetivo é melhorar o ranqueamento orgânico, ou seja, não se deve esperar que da noite para o dia o site conquiste as melhores posições do Google.

A otimização de sites como e-commerces (lojas virtuais) e alguns nichos de mercado específicos pode levar um tempo maior para alcançar resultados mais consolidados. Concorrência, quantidade de itens, limitações de algumas plataformas, abrangência do projeto e dependência de terceiros são alguns dos fatores a serem considerados.

Vale lembrar que ‘resultado’, neste caso, é a posição do site no ranking dos mecanismos de busca. Mas é importante ter em mente que este é o primeiro passo para que uma otimização SEO seja eficiente. O objetivo principal deve ser a conversão (aquisição de leads e clientes) decorrente da busca orgânica.

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Qual é a diferença entre SEO e Links Patrocinados?

A principal diferença entre SEO e Adwords (Links Patrocinados) está no momento em que um usuário clica no resultado de pesquisa. No caso do SEO (ranking orgânico), o proprietário do site não paga pelo clique recebido. Já no caso do Adwords (ranking pago), o proprietário paga um valor máximo pré-determinado por cada clique no site.

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Além desse, existem outros fatores que mostram claramente a diferença entre SEO e Adwords, tais como:

• SEO geralmente apresenta resultado em médio/longo prazo, enquanto o Adwords pode trazer retorno em curto prazo;

• Um projeto de SEO é composto por palavras-chave pré-determinadas que serão trabalhadas para alcançarem o melhor ranqueamento orgânico possível, por isso, costuma-se selecionar as principais palavras-chave do segmento para serem otimizadas. Já no Adwords, as palavras são inseridas através de uma ferramenta e qualificadas para participarem de um leilão, a partir de um lance máximo de CPC (custo por clique), proporcionando uma extensão maior no número de palavras-chave a serem trabalhadas;

• Títulos e descrições não costumam ser alterados com grande frequência no SEO. Já no Adwords, é possível trabalhar com anúncios de texto para diversas oportunidades, por mais que sejam de curta sazonalidade (ex.: promoção de final de semana).

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O cenário mais adequado é trabalhar com SEO e Adwords de maneira complementar, principalmente com a velocidade de resposta rápida do Adwords em termos de validação de uma palavra-chave (se ela de fato gera tráfego de qualidade ou não). Com o trabalho cruzado, uma estratégia pode influenciar a outra e levar a um resultado muito melhor. Sempre considere no seu orçamento o investimento tanto em SEO, quanto em Adwords.

O retorno sobre o investimento (ROI) costuma ser melhor quando ambas as estratégias estão sendo executadas, pois as chances do site receber uma visita são multiplicadas. Geralmente o ROI de SEO costuma ser maior do que o ROI de Adwords, por conta do fator “custo por clique”.

Quer saber mais sobre SEO e Adwords? Confira essa matéria em nosso blog: As diferenças entre otimização de sites e links patrocinados e como juntos eles podem aumentar as vendas de um site.

COMO SABER SE A
OTIMIZAÇÃO SEO DO MEU SITE
ESTÁ SENDO EFICAZ?

É muito fácil saber quando a otimização de um site está sendo eficaz: basta comparar com um período anterior e ver se as vendas aumentaram! Mas essa é somente a ponta do iceberg. Antes de olhar para o crescimento nas vendas existem etapas a serem atingidas, como melhorar o ranqueamento do site, aumentar o número de visitantes, converter mais leads e se relacionar com eles para convencê-los a se tornarem clientes.

Muitas dessas etapas (para não dizer todas) podem ser acompanhadas por ferramentas de métricas, como o Google Analytics. Através do uso dessas ferramentas é possível analisar a evolução do site e se ele de fato está sendo eficaz no papel de converter simples visitantes em valiosos leads.

Outras ferramentas são importantes no dia a dia do projeto de SEO, como o Google Search Console, Google Trends, Google Meu Negócio, Keyword Tool, SEMRush, AHRefs, entre outras. O uso dessas ferramentas gera inteligência para o trabalho de otimização e, em alguns casos, permite a análise de concorrentes e validação da existência de demanda para um determinado produto ou serviço.

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5 MOTIVOS PARA
INVESTIR EM SEO A
PARTIR DE AGORA

Existem alguns bons motivos para se acreditar que SEO da resultado, mas um dos principais fatores do porque investir em SEO é simples e direto: as pessoas estão conectadas o tempo todo. Desde a simples escolha de um bar para um happy hour, até a compra de uma casa, tudo passa pela internet.

As pessoas procuram resolver todos os seus “problemas” buscando as soluções para eles em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Quem está presente, pode ser considerado como uma possível solução, mas quem não está, perdeu uma grande oportunidade.

Veja 5 motivos para você contratar hoje mesmo uma agência de otimização de sites SEO e entrar na briga com o seu concorrente pelos clientes que estão logo ali, a um clique de distância:

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Você já está atrasado. Aperte o passo para não perder o concorrente de vista!

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Aumente o tráfego para o seu site

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Gere mais leads qualificados

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Multiplique o fluxo de visitantes do seu site e as suas oportunidades de negócios

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Os consumidores estão pesquisando o tempo todo na internet. Aproveite essa oportunidade!

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