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SEO Google: empresa revela três principais fatores de rankeamento

Como funciona o SEO do Google?

Ninguém além do próprio Google sabia responder esta pergunta com exatidão. Analistas de SEO que trabalhavam com este mecanismo de busca, contudo, já levavam em conta fatores e técnicas que comprovadamente traziam resultados.

Nunca houve nenhuma confirmação da gigante da tecnologia até poucos meses atrás, quando o funcionário do Google Andrey Lipattsev revelou três fatores em uma sessão de perguntas e respostas. O analista afirmou que, para que sua estratégia de SEO seja bem-sucedida, deve-se pensar em RankBrain, Backlinks e na qualidade do conteúdo.

Confira o que é cada fator e como eles influenciam seu ranqueamento no Google:

  1. RankBrain

O RankBrain é uma ferramenta extremamente futurística usada pelo Google para aprimorar os resultados das pesquisas dos usuários. Trata-se de um sistema de inteligência artificial que usa o machine learning (aprendizado de máquina) no processamento das buscas.

Este sistema funciona como uma espécie de mecanismo de refino dos resultados. Ao analisar as pesquisas, palavras relacionadas e conceitos nelas incluídos, o RankBrain é capaz de direcionar o usuário às páginas que melhor atendem suas necessidades, mesmo que ela não tenha nenhuma palavra-chave idêntica ao que foi digitado na barra de busca. Ou seja: ele relaciona conceitos de pesquisas que aparentemente não estão conectados.

  1. Backlinks

Os analistas de SEO que trabalham com o Google já levavam este fator em conta há algum tempo. Agora, o mecanismo de busca confirmou: para que um site esteja nas primeiras páginas dos resultados do Google, ele precisa de links. O algoritmo os entende como votos de confiança que outros sites dão ao seu conteúdo.

Entretanto, a qualidade vem antes da quantidade.  Se o seu conteúdo trata sobre alimentação saudável, um link com um site sobre atividades físicas fará com que sua página suba posições. Porém, ter links com páginas não relacionadas fará com que o algoritmo o penalize. Lembre-se: a função dos hyperlinks no SEO é, acima de tudo, complementar a informação entregue a seu público.

  1. Conteúdo

Sites com conteúdo de qualidade têm bom rankeamento. Esta é outra máxima que guiava o trabalho de analistas de SEO no mundo inteiro. O Google reforçou a importância do conteúdo ainda mais ao admitir que este é o fator mais importante para que um site apareça nas primeiras páginas do resultado de uma busca.

A produção de um bom conteúdo com fins de SEO é complexa. Envolve desde o comprimento do texto (o algoritmo “lê” apenas aqueles com mais de 300 palavras) até a frequência de atualização, passando pelas palavras-chave escolhidas e com qual frequência são usadas.

Não se esqueça: o que norteia os mecanismos de busca é a entrega de informação de qualidade que satisfaça as necessidades do usuário. Informe seu público adequadamente e você terá a chave de como funciona o SEO para o Google.

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