+55 41 3042.0444 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

SEO On-Page: Otimização e conselhos

O SEO On-Page é um termo em Inglês, que usamos para nos referirmos às otimizações que você pode fazer na sua página (“On-Page” = Na Página), para melhorar seu posicionamento orgânico.

Ou seja, tudo o que depende diretamente de você, já que você é quem controla o seu site.

Para que serve o “SEO On-Page”?

O objetivo do SEO On-Page é “tornar a vida mais fácil para o Google”, para que possa indexar suas páginas, da forma mais rápida possível… e classificá-las de acordo com seu interesse.

Para compreender, poderíamos dizer que usando o SEO On-Page, você vai tentar “explicar educadamente” ao Google qual é o propósito de sua página.

E, por favor, note que digo “educadamente”, se você passar do ponto o Google deixará de ser seu amigo, porque considerará que você se dedica a “spamear” as pessoas e não traz nada de valor.

Você já leu que o SEO On-Page não importa para posicionar?

Em primeiro lugar, não tome como verdade tudo o que ler, nem mesmo se você leu aqui. Creia apenas no que você tenha experimentado pessoalmente e funcionar especificamente para o seu site.

É certo que os links, por exemplo, são muito importantes para posicionar termos competitivos, mas sua eficácia será muito maior se o seu SEO On-Page é bem feito.

Você pode até mesmo posicionar-se para termos pouco competitivos apenas com um bom SEO On-Page. Além disso, é bastante comum que o seu site não se posicione sem um mínimo deste trabalho.

É certo que o Google vai classificar as suas páginas, queira ou não, então o que você precisa para poder dar respostas as necessidades (procura) dos usuários?

Embora nem sempre você vai convencê-lo de que aceite as suas “indicações”, se as omites ou o fizer de forma incorreta, pode acabar por se qualificar (posicionar) em algumas pesquisas que não são as que você deseja.

Ou seja, interessa, e muito, que o Google encontre suas páginas, e que entenda que você está oferecendo algo útil para os que buscam soluções em páginas como a sua.

Isso tudo você consegue fazer com o SEO On-Page.

Como minhas páginas são indexadas pelo Google?

Para que sua página apareça nos resultados do Google, os robôs devem encontrá-la e entender qual sua intenção.

Esses “robôs” (ou “bots”) são programas informáticos que lêem, extraem e arquivam o conteúdo das páginas.

Sua missão é percorrer a Internet, acompanhando todos os links que possam encontrar, com o objetivo de localizar novas páginas, e re-visitar as que já estão indexadas, analisando se têm novos conteúdos.

Quando um bot chega a sua página ele indexa todo o conteúdo (texto, imagens, links, código, etc.) e o armazena em uma gigantesca base de dados.

Mais tarde, essa informação será analisada para determinar o nicho a que pertence o seu site, e a relevância que tem dentro dele.

Porém, se os robôs de rastreamento não conseguem encontrar sua página, ou não conseguem indexá-la, não aparecerá no Google.

Por isso, você deve fazer todo o possível para que esses bots encontrem e entendam sua página o mais fácil e eficientemente possível. Por isso o SEO On-Page é tão importante, ele ajuda os robôs em todos esses pontos.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora