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17 de abril de 2017

7 passos para calcular o preço de venda de um produto – teoria e prática

Para iniciar uma nova empresa é tão importante um amplo estudo de viabilidade e ter bem calculado seus custos fixos e variáveis, quanto calcular o preço de venda do(s) produto(s). Quem inicia um negócio sem conhecer os custos reais da empresa corre o risco de ser mais um nas estatísticas de empresas sem sucesso.

Além de conhecer bem as contas da empresa, outro ponto fundamental é não misturar as contas pessoais com as contas da pessoa jurídica. Depois de ler esse artigo, confira também: 10 dicas para manter o controle entre o Caixa da Empresa e o Caixa Pessoal

É fundamental conhecer os custos para saber:

– Se o valor de venda do produto ou serviço é competitivo;

– Se o custo é alto consequentemente o valor de venda irá ficar muito acima da média de mercado, podendo inviabilizar o lançamento ou venda do produto.

O objetivo aqui é explicar de maneira objetiva como calcular o preço de venda, a partir dos custos do produto, que envolvem: valor de compra ou custo da fabricação, custos fixos, custos variáveis, etc.

 

O que são custos fixos e custos variáveis?

Antes de irmos para a prática, é importante saber o que são custos fixos e custos variáveis e como identificá-los no seu negócio.

Significado de custos fixos (ou gastos fixos):

São aqueles que acontecem independente da quantidade de produtos fabricados ou vendidos.

Exemplo:
– Aluguel;
– Conta de telefone;
– Luz e água;
– Manutenção;
– Despesas administrativas;
– Propaganda;
– Pró-labore;
– Salários;
– Outros.

Ou seja, se a empresa vender no mês 100 unidades do produto “X” ou se não vender nada, terá estas despesas/custos do mesmo jeito, seria sua estrutura mínima para funcionamento do negócio.

Significado de custos variáveis (ou gastos variáveis):

São aqueles que variam diretamente com a quantidade de produtos fabricados ou vendidos.

Exemplo:
– Venda de produto que precisa de embalagem, quanto mais produtos mais quantidade de embalagem;
– Fabricação de produto que necessite de aquisição de matéria prima, quanto mais produtos a serem fabricados, mais matéria prima a comprar;
– Custo de frete/entrega, quanto mais produtos a serem enviados mais fretes a pagar.

Então nestes casos, o custo acontecerá, ou terá sua variação, conforme a quantidade fabricada ou vendida de produtos.

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Passo a passo para fazer o cálculo do preço de venda de um produto

Vamos considerar aqui uma empresa que compra e revende produtos (não fabrica), portanto, não vamos abordar custos inerentes à fabricação.

Para fins de exemplo, consideraremos também que a empresa vendeu 250 produtos dentro de um mês.

Portanto, vamos adotar o método de rateio direto dos custos divididos igualmente pela quantidade de produtos, não separando eventuais produtos que exigem mais tempo de manuseio e/ou tempo gasto para preparação, estocagem e embalagem para envio (neste caso, teria que adotar outro método de rateio, por exemplo, método de custeio por absorção, etc).

Muito importante: Observe que para se ter um preço de venda competitivo seus custos não podem ser altos ou “pesar” muito na formação de preço de venda. Então quanto maior a quantidade de produtos girando com mesmo custo fixo, menor será o impacto destes custos na formação de preço.

Como calcular o preço de venda de um produto

Primeiro passo: Os custos fixos

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Segundo passo: O rateio dos custos fixos

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Terceiro passo: Custo variável

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Quarto passo: Custo total do produto

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Quinto passo: Como calcular o mark up

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Sexto passo: Mark up divisor

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Sétimo passo: Preço final de venda

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Conferência do cálculo

Dicionario de marketing digital

O que você não deve fazer ao calcular o preço de venda de um produto

Muitos cometem esse erro ao calcular o preço de venda.

Qual seja: Somam o valor do produto, exemplo, R$ 54,20 + impostos + comissões (ou outros variáveis), + a margem/lucro e Totalizam como preço de venda. Observe a seguir:

Como calcular o preço de venda de um produto - maneira errada

Preço de venda calculado da maneira errada

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Descubra se o cálculo está certo ou errado

 

Portanto, no primeiro exemplo 16,68 corresponde exatamente a 20% de margem de lucro pretendida.

É preciso saber os custos detalhadamente e usar o mark up divisor para não errar na precificação.

No último exemplo (cálculo por fora) pretendia-se 20% de lucro, mas na verdade o que restou (7,99) correspondia a somente 10,93% do valor de venda.

Tome cuidado com os cálculos de custos para não ser surpreendido no fechamento do mês. E lembre-se que também existem outros itens a serem considerados nos custos fixos da empresa, como a taxa de depreciação. Leia aqui como calcular a taxa de depreciação de maquinas e equipamentos.

Como anda o fluxo de caixa da sua empresa? Você controla tudo através de uma planilha? Caso precise se organizar melhor, baixe gratuitamente essa PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA.

Agora que você já aprendeu o básico, está na hora de analisar os seus custos (fixos e variáveis) e calcular o quanto de fato os seus produtos têm gerado de lucro a cada venda.

A busca por uma margem de lucro que garanta o crescimento da empresa deve ser constante. Só assim as surpresas desagradáveis podem ser evitadas!

>> Leita também: 5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês!

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