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7 passos para calcular o preço de venda de um produto – teoria e prática

Para iniciar uma nova empresa é tão importante um amplo estudo de viabilidade e ter bem calculado seus custos fixos e variáveis, quanto calcular o preço de venda do(s) produto(s). Quem inicia um negócio sem conhecer os custos reais da empresa corre o risco de ser mais um nas estatísticas de empresas sem sucesso.

Além de conhecer bem as contas da empresa, outro ponto fundamental é não misturar as contas pessoais com as contas da pessoa jurídica. Depois de ler esse artigo, confira também: 10 dicas para manter o controle entre o Caixa da Empresa e o Caixa Pessoal

É fundamental conhecer os custos para saber:

– Se o valor de venda do produto ou serviço é competitivo;

– Se o custo é alto e consequentemente o valor de venda irá ficar muito acima da média, podendo inviabilizar o lançamento/venda do produto.

O objetivo aqui é explicar de maneira objetiva como calcular o preço de venda, a partir dos custos do produto, que envolvem: valor de compra ou custo da fabricação, custos fixos, custos variáveis, etc.

O que são custos fixos e custos variáveis?

Antes de irmos para a prática, é importante saber o que são custos fixos e custos variáveis e como identificá-los no seu negócio.

Significado de custos fixos (ou gastos fixos):

São aqueles que acontecem independente da quantidade de produtos fabricados ou vendidos.

Exemplo:
– Aluguel;
– Conta de telefone;
– Luz e água;
– Manutenção;
– Despesas administrativas;
– Propaganda;
– Pró-labore;
– Salários;
– Outros.

Ou seja, se a empresa vender no mês 100 unidades do produto “X” ou se não vender nada, terá estas despesas/custos do mesmo jeito.

Significado de custos variáveis (ou gastos variáveis):

São aqueles que variam diretamente com a quantidade de produtos fabricados ou vendidos.

Exemplo:
– Venda de produto que precisa de embalagem;
– Fabricação de produto que necessite de aquisição de matéria prima;
– Custo de frete/entrega.

Nestes casos, o custo acontecerá conforme a quantidade fabricada ou vendida.

Passo a passo para fazer o cálculo do preço de venda de um produto

Vamos considerar aqui uma empresa que compra e revende produtos (sem fabricação), portanto, não vamos abordar custos inerentes à fabricação.

Para fins de exemplo, consideraremos também que a empresa vendeu 250 produtos dentro de um mês.

Como calcular o preço de venda de um produto

Primeiro passo: Os custos fixos

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Segundo passo: O rateio dos custos fixos

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Terceiro passo: Custo variável

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Quarto passo: Custo total do produto

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Quinto passo: Como calcular o mark up

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Sexto passo: Mark up divisor

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Sétimo passo: Preço final de venda

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Conferência do cálculo

 

O que você não deve fazer ao calcular o preço de venda de um produto

Muitos cometem esse erro ao calcular o preço de venda:

Como calcular o preço de venda de um produto - maneira errada

Preço de venda calculado da maneira errada

 

Como calcular o preço de venda de um produto

Descubra se o cálculo está certo ou errado

 

Portanto, no primeiro exemplo 16,68 corresponde exatamente a 20% de margem de lucro pretendida.

É preciso saber os custos detalhadamente para não errar na precificação.

No último exemplo (cálculo por fora) pretendia-se 20% de lucro, mas na verdade o que restou (7,99) correspondia a somente 10,93% do valor de venda.

Tome cuidado com os cálculos de custos para não ser surpreendido no fechamento do mês. E lembre-se que também existem outros itens a serem considerados nos custos fixos da empresa, como a taxa de depreciação. Leia aqui como calcular a taxa de depreciação de maquinas e equipamentos.

Agora que você já aprendeu o básico, está na hora de analisar os seus custos (fixos e variáveis) e calcular o quanto de fato os seus produtos têm gerado de lucro a cada venda.

A busca por uma margem de lucro que garanta o crescimento da empresa deve ser constante. Só assim as surpresas desagradáveis podem ser evitadas!

>> Leita também: 5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês!

Cleiton Sales de Ávila

Cleiton Sales de Ávila

Atua na área Administrativa financeira de empresas, finanças pessoais, Comercial e Gestão. Com diversos cursos de aperfeiçoamento nestas áreas. Bacharel em Economia - FAE Business School - Bom Jesus - Curitiba Pós-Graduação em Finanças Avançadas - Fae Business school - Bom Jesus - Curitiba.

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