Você está em: HOME » 7 passos para calcular o preço de venda de um produto – teoria e prática
Para iniciar uma nova empresa é tão importante um amplo estudo de viabilidade e ter bem calculado seus custos fixos e variáveis, quanto calcular o preço de venda do(s) produto(s). Quem inicia um negócio sem conhecer os custos reais da empresa corre o risco de ser mais um nas estatísticas de empresas sem sucesso.
Além de conhecer bem as contas da empresa, outro ponto fundamental é não misturar as contas pessoais com as contas da pessoa jurídica. Depois de ler esse artigo, confira também: 10 dicas para manter o controle entre o Caixa da Empresa e o Caixa Pessoal
É fundamental conhecer os custos para saber:
– Se o valor de venda do produto ou serviço é competitivo;
– Se o custo é alto consequentemente o valor de venda irá ficar muito acima da média de mercado, podendo inviabilizar o lançamento ou venda do produto.
O objetivo aqui é explicar de maneira objetiva como calcular o preço de venda, a partir dos custos do produto, que envolvem: valor de compra ou custo da fabricação, custos fixos, custos variáveis, etc.
Antes de irmos para a prática, é importante saber o que são custos fixos e custos variáveis e como identificá-los no seu negócio.
São aqueles que acontecem independente da quantidade de produtos fabricados ou vendidos.
Exemplo:
– Aluguel;
– Conta de telefone;
– Luz e água;
– Manutenção;
– Despesas administrativas;
– Propaganda;
– Pró-labore;
– Salários;
– Outros.
Ou seja, se a empresa vender no mês 100 unidades do produto “X” ou se não vender nada, terá estas despesas/custos do mesmo jeito, seria sua estrutura mínima para funcionamento do negócio.
São aqueles que variam diretamente com a quantidade de produtos fabricados ou vendidos.
Exemplo:
– Venda de produto que precisa de embalagem, quanto mais produtos mais quantidade de embalagem;
– Fabricação de produto que necessite de aquisição de matéria prima, quanto mais produtos a serem fabricados, mais matéria prima a comprar;
– Custo de frete/entrega, quanto mais produtos a serem enviados mais fretes a pagar.
Então nestes casos, o custo acontecerá, ou terá sua variação, conforme a quantidade fabricada ou vendida de produtos.
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Vamos considerar aqui uma empresa que compra e revende produtos (não fabrica), portanto, não vamos abordar custos inerentes à fabricação.
Para fins de exemplo, consideraremos também que a empresa vendeu 250 produtos dentro de um mês.
Portanto, vamos adotar o método de rateio direto dos custos divididos igualmente pela quantidade de produtos, não separando eventuais produtos que exigem mais tempo de manuseio e/ou tempo gasto para preparação, estocagem e embalagem para envio (neste caso, teria que adotar outro método de rateio, por exemplo, método de custeio por absorção, etc).
Muito importante: Observe que para se ter um preço de venda competitivo seus custos não podem ser altos ou “pesar” muito na formação de preço de venda. Então quanto maior a quantidade de produtos girando com mesmo custo fixo, menor será o impacto destes custos na formação de preço.
Muitos cometem esse erro ao calcular o preço de venda.
Qual seja: Somam o valor do produto, exemplo, R$ 54,20 + impostos + comissões (ou outros variáveis), + a margem/lucro e Totalizam como preço de venda. Observe a seguir:
Portanto, no primeiro exemplo 16,68 corresponde exatamente a 20% de margem de lucro pretendida.
É preciso saber os custos detalhadamente e usar o mark up divisor para não errar na precificação.
No último exemplo (cálculo por fora) pretendia-se 20% de lucro, mas na verdade o que restou (7,99) correspondia a somente 10,93% do valor de venda.
Tome cuidado com os cálculos de custos para não ser surpreendido no fechamento do mês. E lembre-se que também existem outros itens a serem considerados nos custos fixos da empresa, como a taxa de depreciação. Leia aqui como calcular a taxa de depreciação de maquinas e equipamentos.
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Agora que você já aprendeu o básico, está na hora de analisar os seus custos (fixos e variáveis) e calcular o quanto de fato os seus produtos têm gerado de lucro a cada venda.
A busca por uma margem de lucro que garanta o crescimento da empresa deve ser constante. Só assim as surpresas desagradáveis podem ser evitadas!
>> Leita também: 5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês!
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