+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

O que é otimização de sites e links patrocinados e como eles podem aumentar as vendas de um site?

Otimização de sites, também conhecido como SEO (Search Engine Optimization – Otimização para os Motores de Busca) é um conjunto de fatores e técnicas que, aplicados num site, podem elevá-lo a um posicionamento privilegiado nos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo. Esse posicionamento se dá num ranking conhecido popularmente como “ranking orgânico”, pois não há cobrança dos mecanismos de busca pelo posicionamento alcançado pelo site e nem pelos cliques que ele venha a receber.

Já os links patrocinados, como o próprio nome diz, são formas de anunciar um site nos mecanismos de busca pagando pelos cliques recebidos no anúncio. Empresas como o Google possuem seus próprios sistemas de gestão de campanhas de links pagos. No caso do Google, o gerenciamento de campanhas é feito pelo Google Adwords. Através do Adwords o anunciante efetua o pagamento da campanha, configura todas as informações acerca dos objetivos de marketing (como escolha de palavras-chave, criação de anúncios, definição de lances de custo por clique, configuração de locais de exibição da campanha, etc.) e acompanha os resultados obtidos.

Mas como aumentar as vendas através de campanhas de links patrocinados ou da otimização SEO de um site? É importante planejar muito bem antes de iniciar quaisquer uma dessas ações, pois existem diversos outros fatores que também influenciam na conversão de um simples visitante para um cliente em potencial.

Estratégias para aumentar as vendas de um site

Não é possível cravar qual é a melhor estratégia para aumentar as vendas de um site. Existem muitas variáveis envolvidas e para cada caso surgirão diversas possibilidades de ações de marketing, mas uma coisa é certa: as pessoas têm procurado cada vez mais na internet pelos produtos e serviços de seu interesse. Neste cenário, considerar um investimento em marketing digital é fundamental para qualquer negócio.

Quando falamos em marketing digital e pessoas buscando por produtos e serviços, logo lembramos do Google (não é mesmo?). E é aí que entra a grande importância do marketing de busca (ou search marketing). As técnicas para posicionar um site no Google, seja no resultado orgânico ou no pago, requerem conhecimento e, geralmente, a contratação de uma agência de marketing digital.

Não caia no erro de achar que você pode dar conta de tudo. Muito mais do que saber como aparecer em primeiro lugar no Google, é preciso ter conhecimento das técnicas de SEO corretas e/ou ser certificado pelo Google para o gerenciamento de campanhas Adwords. Só assim você poderá alcançar resultados expressivos e que vão muito além de gerar visitas para um site.

Como aparecer no Google com técnicas de otimização de sites SEO?

O grande sonho de toda empresa atualmente é ter o seu site bem posicionado no Google – e de preferência no ranking orgânico, já que não se paga pelos cliques que o site recebe. Mas para ter um site bem posicionado é preciso, logo de cara, quebrar um paradigma muito forte presente atualmente em nossa cultura: as pessoas não gostam de ler. Quem disse isso? As pessoas não gostam é de textos mal escritos. Experimente criar um texto com informações úteis e riqueza de detalhes e você verá que a “verdade absoluta” de que as pessoas não gostam de ler não passa de um grande mito.

Conteúdo é um dos pilares e exemplos de como otimizar um site efetivamente para que ele tenha um bom posicionamento orgânico. Aqui vale destacar também que conteúdo não é apenas texto, mas também imagem, áudio, vídeo, gráficos, etc. Além do conteúdo, ter links em outros sites apontando para o site que se deseja posicionar bem no Google é fundamental. Links são como votos de confiança, indicações, e representam uma boa reputação perante o mecanismo de busca. Temos um post em nosso blog que fala um pouco mais sobre alguns fatores que o próprio Google revelou e que são cruciais para quem quer ter um site com bom posicionamento orgânico. Leia aqui: SEO Google: empresa revela três principais fatores de rankeamento.

Quero anunciar no Google grátis! É possível?

Sim e não. Depende do que você considera um “anúncio”. Se para você anunciar no Google significar ter o seu site ranqueado no mecanismo de pesquisa, sim, é possível; mas se você considera que os anúncios são apenas os resultados marcados com a etiqueta verde de “anúncio”, aí já não será possível anunciar gratuitamente.

Para fins de esclarecimento, vou mais uma vez citar que existem duas formas de um site estar ranqueado no Google:

Resultado orgânico: 

Ranking exibido com os sites classificados de acordo com a relevância do termo de pesquisa utilizado pelo usuário e da página de destino do site. Quanto maior for o grau de relevância entre um termo de pesquisa e o site, melhor tende a ser o posicionamento deste site no mecanismo de pesquisa (ex.: Google). Como também já foi citado, existem diversos fatores que compõem a relevância de um site, desde a estrutura do código fonte até o conteúdo e a autoridade que o site possui.

Exemplo de resultado orgânico do Google

Ranking com o resultado orgânico do Google. No exemplo vemos um case de sucesso da agência para o termo “vaso murano”. O e-commerce Casa Carola, 1º lugar da busca orgânica, é cliente da MMD.

 

Resultado pago/patrocinado:

Ranking com os sites que anunciam através do sistema de leilão popularmente conhecido como “custo por clique”. Neste caso, os anunciantes configuram suas campanhas e definem um valor máximo que estão dispostos a pagar por cada clique recebido em seus anúncios. Considerados outros fatores de qualidade da campanha (como a relação entre o termo de pesquisa e o conteúdo do site, a incidência da palavra-chave no texto do anúncio, o CTR, etc.) multiplicados pelo CPC máximo configurado, forma-se o AdRank (classificação dos anunciantes). O site com a melhor classificação no AdRank será o primeiro resultado no ranking pago, e assim por diante.

Exemplo de Links Patrocinados - Google Adwords

Ranking com o resultado patrocinado do Google. No exemplo vemos um case de sucesso da agência para o termo “elevadores em Curitiba”. A empresa Portac, 1º lugar da busca paga, é cliente da MMD.

 

Como funciona e como anunciar no Google Adwords?

Google Adwords – como funciona

O Google Adwords funciona de uma maneira simples. Empresas que queiram anunciar produtos/serviços configuram suas contas e determinam o quanto estão dispostas a pagar por cada clique recebido em seus anúncios. Alguns fatores de qualidade são levados em conta e geram uma pontuação, que vai de zero a dez. A nota recebida é multiplicada pelo CPC máximo definido pelo anunciante e então é formado o chamado AdRank, que é um ranking que contém todos os anunciantes qualificados para exibirem um anúncio para uma determinada palavra-chave.

Este vídeo (logo abaixo) do Google explica como funciona o chamado “Índice de Qualidade” e a influência dele e do CPC máximo na formação do AdRank. Lembrando que essa metodologia é referente à publicidade do Adwords, mas outros mecanismos de busca que também possuem o sistema de links patrocinados seguem uma lógica semelhante.

Google Adwords – como anunciar

Para anunciar nos links patrocinados do Google basta que a empresa crie sua conta no Google Adwords. Através do Adwords é possível configurar informações que vão desde os dados cadastrais – para a emissão de notas fiscais dos valores investidos – até a criação das campanhas na rede de pesquisa, rede de display e Youtube.

O pagamento pode ser pré ou pós-pago, via boleto ou cartão de crédito. Uma vez que a conta tenha uma forma de pagamento válida e ativa, as campanhas podem ser veiculadas no Google e sites parceiros.

Mesmo sendo aparentemente fácil, muitos empresários e profissionais de marketing ainda têm dúvidas e se perguntam “como anunciar minha empresa no Google?”. Basta seguir esses passos citados acima e já será possível exibir anúncios para os milhares de consumidores que utilizam o Google diariamente. Em todo mundo, são realizadas mais de 3,5 bilhões de buscas diárias, somente no Google. Anunciar no Google é como antigamente estar presente nas páginas amarelas da lista telefônica.

Porque contratar uma agência de links patrocinados?

Uma agência de Google Adwords, que seja especializada e certificada pelo Google, pode ajudar a multiplicar os seus resultados. É verdade que para anunciar no Adwords, como já vimos anteriormente, não existe muito segredo, mas para se alcançar os melhores resultados com os links patrocinados, aí sim o conhecimento e especialização podem fazer a diferença.

É como você contratar um contador para a sua empresa. Se o seu problema for tributário, o recomendado é que ele seja especialista no assunto. Logicamente que qualquer contador entende de questões relacionadas aos tributos, mas um “tributarista” provavelmente vai dar uma solução mais adequada para a sua necessidade.

Qual é o seu objetivo com a propaganda no Google Adwords? Lançar um negócio ou um produto? Fortalecer a marca? Aumentar o número de visitantes do site? Vender através do site? Para cada necessidade existe a solução mais adequada e, por isso, contar com a ajuda de um profissional especializado em Google Adwords pode ser a diferença entre ter uma campanha boa ou uma campanha com resultados acima da média.

Empresas parceiras do Google estão aptas a sugerir as melhores alternativas entre as diversas possibilidades de anúncios e configurações de campanhas disponíveis. Anúncios de texto, banners, vídeos, rich media, remarketing, Google Shopping, campanhas de branding ou ROI (focadas em retorno sobre o investimento). A partir de um briefing bem detalhado é possível criar uma estrutura de campanha eficiente, com o melhor custo-benefício para o anunciante.

Invista em marketing digital. Nunca é tarde pra começar!

Não pense que é tarde demais para começar a investir – ou para re-começar, investindo direito. Se fossemos pensar dessa forma, não teríamos nem um site para nossa empresa, afinal, quantos sites de empresas concorrentes já não existem? E nem por isso vamos deixar de ter o nosso!

Com o marketing digital o pensamento deve ser o mesmo. Sempre há espaço para novas e boas ideias. A cada dia o consumidor tem passado mais tempo conectado, por isso, para estar presente na vida das pessoas que mais interessam pra você, inevitavelmente o marketing digital precisa fazer parte dos seus planos. Que tal começar agora?

Entre em contato com a agência Muito Mais Digital

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.