+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Site mobile: quem não tem vai desaparecer em breve!

O título desse post pode parecer um tanto quanto apelativo… E a ideia era essa! Já faz tempo que se fala em sites responsivos ou com versão mobile e ainda assim muitas empresas parecem não se importar muito com isso.

Antes de apresentar dados que comprovam que os sites mobile já deixaram de ser tendência e são a mais pura realidade, pense um pouco nos seus hábitos de acesso à internet:

– Você acessa via desktop (computador) ou mobile (celular ou tablet)?
– Quem proporciona mais agilidade quando você precisa de uma informação, o celular ou um computador?
– Independente de onde você esteja, qual dispositivo sempre está ao seu alcance? O smartphone ou um PC?

Creio que após essa reflexão você já possa estar preocupado caso não tenha um site mobile otimizado. Mas quero ir mais a fundo para provar que ter um site que se adapte aos diversos tamanhos de tela deixou de ser um luxo e passou a ser necessidade.

Dados de acesso à internet: Mobile x Desktop

No Brasil, segundo dados do IBGE, desde o primeiro semestre de 2016 o smartphone já é o principal meio de acesso à internet. Enquanto os celulares estão em mais de 80% dos lares, os antigos PC’s chegam a somente 76% das casas dos brasileiros.

Dados de acesso à internet.

Dados de acesso à internet.

E tem mais: informações da Adyen, processadora global de pagamentos, apontam que em 2017 o mobile já assumiu a liderança também no quesito compras. Não é somente para checar os e-mails ou navegar nas redes sociais, os consumidores já estão comprando através dos dispositivos móveis.

Vale destacar que as conversões em smartphones e tablets são proporcionais à experiência que o usuário tem ao navegar pelo site. Mesmo que tenha uma versão mobile, o site precisa ser rápido, de fácil navegação e transmitir total segurança.

Sites mobile e o ranking do Google

É aqui que o bicho pega. Não adianta mais ter um esforço de marketing em ações de otimização caso o seu site não tenha uma versão mobile ou seja responsivo. Para o Google, a partir do momento em que as pesquisas em dispositivos móveis ultrapassaram as consultas em desktop, um site com boa experiência de navegação nos smartphones passou a ter muito mais relevância e, consequentemente, um melhor posicionamento orgânico.

Mas isso não é tudo. Uma boa estratégia de conteúdo, velocidade no carregamento das páginas, navegação fácil e intuitiva ainda contam muito, ou seja, não basta ser adaptável ao mobile, o site precisa proporcionar um boa experiência e conter aquilo que os usuários buscam.

Veja neste link o comunicado oficial do Google sobre a relevância dos sites mobile e a influência nos resultados de busca.

O que esperam os consumidores que buscam por produtos e serviços no mobile?

Agilidade. Essa é a palavra de ordem. Seja velocidade no carregamento do site ou o tempo de resposta num pedido de informação/orçamento.

Como o próprio nome já induz, a mobilidade proporcionada pelos smartphones e tablets criou nos consumidores um imediatismo absurdo. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Provokers, com exclusividade para o Google Brasil, 79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para realizar uma pesquisa. Por isso, mantenha o seu site sempre atualizado e com as principais informações em destaque.

Confira outros dados relacionados ao perfil dos consumidores que utilizam dispositivos móveis antes de comprar:

Perfil dos consumidores que utilizam dispositivos móveis

Perfil dos consumidores que utilizam dispositivos móveis

E se existe uma coisa que irrita profundamente os consumidores é uma experiência ruim no mobile. Sabe o que eles fazem quando isso acontece?

Como os consumidores reagem a uma experiência ruim no mobile?

Como os consumidores reagem a uma experiência ruim no mobile?

E você sabe o que mais irrita as pessoas quando elas estão navegando via smartphone?

O que mais irrita as pessoas num site mobile.

O que mais irrita as pessoas num site mobile.

56% se irritam se existem muitos passos para chegar até a informação ou para efetuar uma compra

Invista num site mobile otimizado para não desaparecer!

Dentro do contexto de tudo que foi apresentado esse subtítulo já nem é tão apelativo, concorda? É a mais pura verdade que um site mobile virou questão básica de sobrevivência. Por isso, não perca mais tempo: invista num site que seja adaptável para os diversos dispositivos e considere também os fatores de otimização que poderão fazer do seu site o melhor canal de vendas da sua empresa.

Clique aqui, entre em contato conosco e vamos conversar. Temos experiência de mais de 10 anos no mercado e inúmeros projetos de sites entregues, inclusive com serviços complementares de otimização SEO, Google Adwords, Inbound Marketing, etc.

Ao invés de desaparecer, destaque-se na “era móvel” da internet!

Precisa de mais para se convencer? Confira aqui >> 5 Razões para você investir num Site Mobile!

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.