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Felipe Carvalho 27 de dezembro de 2018

Tendências de Marketing Digital 2019. Fique por dentro!

A cada ano que passa é preciso acompanhar as mudanças no comportamento dos usuários para entender o que faz sentido para a sua empresa em termos de estratégias e ações de marketing digital. E como será em 2019? Quais são as tendências de marketing digital que devem se tornar realidade?

Antes de vislumbrarmos o que virá pela frente, vamos fazer uma rápida retrospectiva das tendências apontadas para 2018…

Tendências de marketing digital 2018. O que foi falado?

Dentre tantas apostas e previsões dos “gurus do marketing” algumas se destacam, como o mobile marketing, ou seja, as estratégias voltadas para os usuários conectados a smartphones. Desde um site responsivo, até adaptar as campanhas para os dispositivos móveis, sem dúvidas o mobile marketing esteve em evidência e a tendência é de que continue crescendo. Em pesquisa divulgada pelo IBGE em dezembro de 2018, o smartphone aparece como principal dispositivo de acesso à internet, com 98% de participação.

Acessos a internet via smartphones

Acessos a internet via smartphones

Outra tendência apontada e que segue firme para consolidação e expansão é o big data (inteligência artificial). Através da análise de dados que um ser humano seria praticamente incapaz de processar sozinho, as máquinas geram insights que podem se tornar otimizações para as campanhas de marketing das empresas. Mas vale lembrar que a máquina também não faz o processo todo. Um profissional bem capacitado é essencial para transformar os dados e insights em ações que geram resultados.

Falando um pouco de marketing de conteúdo, que também apareceu em diversas previsões, o desafio em 2018 era evoluir e criar bons conteúdos que ajudassem os usuários na busca por informações. Já faz tempo que o “conteúdo é rei”, mas estava faltando transformá-lo em algo útil para as pessoas, e não somente para os robôs. Ainda nesse contexto, o formato de vídeo foi uma aposta pela crescente que teve nos últimos anos. E de fato quem investiu colheu os frutos!

Crescimento do consumo de vídeos

Crescimento do consumo de vídeos

Muitas outras estratégias de marketing digital foram apontadas como tendências para 2018, como a automação de marketing, otimização de conversão (CRO), o uso dos influenciadores digitais nas campanhas, técnicas de growth hacking, etc. Tudo, de certa forma, contribuiu para resultados melhores com marketing digital – para quem fez bem feito!

Tendências de marketing digital 2019. O que fazer para ter resultado?

Falar em tendências, de certa forma, é fácil. Mas o difícil mesmo é apontar as principais estratégias de marketing que darão resultado para as empresas, afinal, ninguém tem dinheiro para simplesmente “ser inovador” se isso não se reverter em aumento nas vendas e no faturamento.

Pensando em ações que historicamente apresentam bons resultados em performance, separamos algumas dicas de marketing digital para 2019. Essas ações não são necessariamente uma novidade, mas ainda tem muita gente que não faz… Ou que não está fazendo da melhor maneira!

Otimização para a busca orgânica (SEO)

Enquanto as pessoas buscarem por ajuda na internet – seja para o que for – a otimização de sites para os buscadores será essencial. A grande mudança que está acontecendo é no comportamento do usuário. As buscas por comando de voz estão crescendo e, nesse contexto, será preciso analisar e replanejar as estratégias de SEO. Mas, sem dúvidas, ter um site bem posicionado na busca orgânica do Google, é essencial para quem almeja resultado com marketing digital.

Chatbot

Sim. Os robôs estão aí para nos ajudar. Se utilizado de forma inteligente e adaptado à necessidade do seu público alvo, o chatbot significa ter um atendimento 24×7 e com redução de custo (o que significa aumentar o faturamento).

Além do atendimento passivo, algumas estratégias ativas de chatbot também podem trazer resultados excelentes, já que é possível fazer com que cada usuário percorra uma trilha de conteúdo de acordo com o seu interesse individual. Personalizar a mensagem e dar a sensação de exclusividade sempre será uma excelente estratégia.

Mobile first

Pensar primeiro na navegação e experiência mobile. Sem dúvidas essa já é uma realidade e, de todas, talvez a mais negligenciada por muitas empresas. Coloque-se no lugar do usuário e observe o SEU comportamento ao navegar pela internet através de dispositivos móveis. Você aceita esperar por um site que demora para carregar? Sites que não se adaptam à tela do celular te agradam? Botões de call to action pequenos e mau posicionados não te desmotivam a entrar em contato com aquela empresa?

Essas são reflexões rápidas para você parar, olhar para o seu site e diagnosticar rapidamente qual é a urgência com a qual você precisa tratar desse assunto.

Conteúdo em vídeo

Não é à toa que o Youtube é o segundo maior buscador da internet (ficando atrás somente do Google). As pessoas estão cada vez mais conectadas e preferem o formato de vídeo para todos os momentos, desde a busca por conhecimento, até o entretenimento. Invista nesse formato e desfrute também da “mobilidade” que ele permite.

O que leva os brasileiros a consumirem vídeos

O que leva os brasileiros a consumirem vídeos

Integração marketing e vendas

Nunca se falou tanto sobre a importância de integrar as equipes de marketing e vendas, afinal, ambas trabalham por um só objetivo: gerar receita para a empresa! Os empresários que estão rindo à toa – mesmo em meio a um cenário econômico não muito favorável – são quase unânimes em afirmar que o trabalho conjunto dessas duas equipes faz toda a diferença.

Em 2019, promova a união entre os profissionais que trabalham no marketing e nas vendas da sua empresa. Com estratégias e planos de ação traçados em conjunto, os resultados tendem a melhorar, e muito!

Outras tendências…

São tantas as possibilidades de melhorar os resultados da sua empresa com o marketing digital que este post ficaria gigantesco para tratar de tudo. Além das tendências listadas acima, algumas outras já se consolidaram nos últimos anos e devem continuar fortes: Inbound Marketing, marketing de conteúdo, redes sociais (com especial atenção ao Whatsapp), automação, e por aí vai!

Gostou das tendências de marketing para 2019? Conheça também as tendências de empreendedorismo.

Estude, pesquise, mantenha-se informado sobre aquilo que está funcionando no hoje, no agora! Tendências são somente tendências. Fique de olho naquilo que é realidade.

Ferramentas de marketing digital

É claro que sozinhos não conseguimos explorar todo esse universo e nem aproveitar as oportunidades, por isso, o uso de ferramentas de marketing digital é essencial. Segue algumas dicas de ferramentas:

SEMRush
Google Search Console
AhRefs
Screaming Frog
Google Tag Manager
SEO Lyze
Hotjar

Etc, etc, etc.

Utilize o marketing digital para melhorar os seus resultados. Certamente você se surpreenderá ao aplicar as diferentes técnicas e estratégias!


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