+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Top 10 estratégias de marketing para a Black Friday. Explore a data com ações para a Black Friday que vão turbinar as suas vendas.

Já consolidada como uma das principais datas do varejo brasileiro, a Black Friday é, sem dúvidas, na internet, o dia mais aguardado tanto para lojistas quanto para consumidores. Importada dos Estados Unidos, um dos principais objetivos da Black Friday é queimar o estoque para a chegada de uma nova coleção, por isso, ofertar produtos a preço de custo é muito comum.

Nos últimos anos, a Black Friday vem registrando crescimento constante em números de vendas, receita gerada e novos e-consumidores conquistados. Os dados são surpreendentes. Veja:

Evolução de receita Black Friday

Evolução de receita Black Friday. Fonte: E-bit.

Em 2015, foram mais de 3 milhões de pedidos e o ticket médio foi de R$ 492,00.

Mas, juntamente com o crescimento do sucesso da Black Friday, aumentou também o número de reclamações contra lojistas que promovem a popularmente chamada “Black Fraude”. Somente até o meio dia da última Black Friday (em 2015), o site Reclame Aqui já havia recebido mais de 2 mil reclamações, a maioria relacionada com propaganda enganosa. Nas redes sociais, foram mais de 164 mil menções à data, sendo que 36% dessas menções foram negativas.

Para quem pretende fazer uma Black Friday “limpa” e ofertar descontos reais, o negócio é ser transparente com os consumidores e divulgar o quanto de desconto a loja ofertará, sem medo de parecer conservador. É muito melhor ofertar 10%, 20%, 30% de descontos reais do que elevar o preço de um produto para criar a falsa sensação de 60% de desconto (isso é a Black Fraude).

Confira aqui como planejar o antes, durante e depois da Black Friday com estratégias de Search Marketing (marketing de busca).

Vamos ao que interessa. Reunimos a equipe da Muito Mais Digital e elegemos algumas estratégias que, em conjunto, podem fazer com que a sua loja virtual, independente do porte, explore da melhor maneira a Black Friday.

Top 10 estratégias de marketing para a Black Friday:

    1. Selo Black Friday Legal. Antes de tudo, procure transmitir segurança aos consumidores. Mostre que a sua loja virtual está engajada na realização de uma Black Friday de verdade. Solicite o selo de loja participante da Black Friday Legal, oferecido pela Câmara e-net. Neste link você pode obter mais informações e solicitar o selo para a sua loja: http://blackfridaylegal2016.com.br/;

 

    1. Defina uma verba de marketng específica para a Black Friday que esteja alinhada à sua expectativa de vendas (incremento de receita gerado pela data). Não adianta acreditar que sem investimento você conseguirá ser visto, afinal, no dia da Black Friday todas as lojas virtuais estarão com poder de fogo total;

 

    1. Crie um e-mail para pesquisar qual é a expectativa que a sua base de contatos tem em relação à Black Friday. Isso pode ser feito até uns 30 dias antes da data, dependendo do tempo que você precisa para negociar com fornecedores, operadores logísticos, etc;

 

    1. Utilize o pagamento social como forma de ampliar o alcance da sua promoção nas redes sociais. Ofereça um benefício exclusivo para quem compartilhar seu conteúdo para os amigos;

 

    1. Produza um “vídeo marketing” apresentando alguns dos produtos que estarão com preços especiais durante a Black Friday. Isso pode ser feito com o seu celular mesmo e o garoto-propaganda deve ser você. Mais do que a divulgação do produto e da oferta em si, o objetivo é mostrar para as pessoas que a loja existe, tem um endereço físico e que existem “pessoas do outro lado”. A sensação de insegurança na hora de comprar ainda é um dos fatores que mais influenciam as pessoas a desistirem dos seus pedidos;

 

    1. Você faz atendimento via WhatsApp? Crie um grupo da Black Friday onde os participantes terão acesso em primeira mão aos links de produtos com descontos. Talvez ofertar um benefício exclusivo para quem fizer parte desse grupo também pode ajudar a aumentar suas vendas;

 

    1. Oferte descontos progressivos. Comprando um produto ganha X% de desconto, mas comprando dois ou mais, o desconto é maior;

 

    1. Garanta vendas futuras. Conceda descontos para as pessoas que comprarem na Black Friday e voltarem para comprar no mês seguinte (aproveitando que será época de compras para o Natal). Exemplo: comprando na Black Friday você garante mais 15% de desconto para comprar durante o mês de dezembro;

 

    1. Tenha condições de pagamento melhores no dia da Black Friday. Oferte o maior parcelamento sem juros possível e aumente o desconto para compras pagas no boleto. Faça os cálculos antes de colocar essa estratégia em prática, afinal, você não pode ter prejuízos;

 

  1. Envie campanhas segmentadas para os contatos da sua base que historicamente interagem mais ou menos com suas campanhas de e-mail. Utilize títulos diferentes e até mesmo uma comunicação visual (a arte do e-mail) adaptada.

Essas são algumas das estratégias possíveis de serem implementadas para turbinar as suas vendas nessa Black Friday. Dependendo do segmento e do seu poder de negociação com fornecedores, você poderá criar outras estratégias. E lembre-se: criatividade e honestidade com o consumidor são o que valem nessa Black Friday. Pense como consumidor, afinal, além de vender você provavelmente também irá comprar alguma coisa nessa “super sexta”, não é mesmo!?

Se você também procura por Dicas para investir em Marketing Digital e obter sucesso, confira este eBook que criamos com muito carinho! – é só clicar no link.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.