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Tráfego Orgânico: O que é e como aumentá-lo

O que é o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico de uma página web ou um blog são todas as visitas que vêm da página de resultados de um motor de busca, tais como Google, Yahoo, Bing ou qualquer outro.

O tráfego orgânico é o que, na maior parte dos sites, gera um maior número de visitas e de mais qualidade, uma vez que são usuários com certo interesse pela temática de nossa página ou blog. Diferenciando-se do tráfego direto, em que este não provém de uma pesquisa por palavras-chave, mas porque o usuário digitou diretamente a URL no navegador ou a tenha salvo anteriormente em seus favoritos.

Por outro lado, há o tráfego proveniente dos links patrocinados, ou seja, os anúncios pagos, esse também não é considerado orgânico.

Por que é tão importante o tráfego orgânico?

Características do visitante de busca orgânica

O tráfego orgânico é fundamental para o sucesso de um site e tudo o que há por trás dele: uma marca, uma empresa, em suma, um negócio online (por exemplo, uma loja de roupas e acessórios que vende exclusivamente pela internet), um negócio físico (um restaurante ou hotel) ou uma combinação de ambos (um supermercado físico que venda também online).

Sua importância não é apenas quantitativa (como já comentado, é o tráfego que agrega, de longe, um maior número de visitas), mas também qualitativa, já que as visitas que vêm para o nosso site não pertencem a qualquer tipo de usuário, mas alguém com as seguintes características:

– Chegou a nossa página fazendo uma pesquisa através de algumas palavras-chave ou uma frase relacionada (direta ou indiretamente) com o nosso negócio ou setor de atividade.

– Trata-se de alguém interessado na temática de nosso site ou, ao menos, alguma parte dela.

– Chegou a nossa página de forma natural e não invasiva. Ele ou ela nos procurou tentando encontrar uma solução para a sua necessidade ou problema, e não o contrário.

As principais chaves para aumentar o tráfego orgânico

Para aumentar o tráfego orgânico ou qualificado para o seu site, é necessário definir e implantar com êxito uma série de processos, técnicas e estratégias de SEO que levem em conta os diferentes fatores que influenciam o algoritmo do Google e de outros buscadores na hora de estabelecer uma posição de sua página, após as buscas dos usuários.

Tais fatores, por sua diversidade e variedade, têm a ver com as diversas áreas de atuação como: o keyword research, a estratégia de links internos e externos, a arquitetura da página, a velocidade de carregamento, etc.

O posicionamento de uma página é uma questão complexa, por isso a escolha das melhores palavras-chave para aumentar o tráfego pressupõe um intenso exercício de síntese e de descarte de questões também importantes, com o objetivo de selecionar as que têm um maior peso.

De acordo com estas premissas, esta é a nossa seleção de 5 chaves para melhorar o nosso tráfego orgânico:

5 pontos para aumentar o tráfego orgânico

1 – Definir objetivos e a sua persona (público-alvo).

Com o objetivo de definir um rumo que guie os conteúdos e o design de nossa página, é muito importante ter claro o que queremos alcançar e a quem nos dirigimos.

2 – Usar os conteúdos a partir de uma estratégia.

Já se sabe que na internet o conteúdo é rei, mas entre o emaranhado de informações existente é complexo fazer a diferença e ter bastante visibilidade. Para ter maior visibilidade é importante elaborar conteúdos otimizados para SEO, baseados em uma pesquisa prévia das expressões que mais nos interessam e de ações on e offpage.

3 – Fazer link building.

Os links que apontam para o nosso website a partir de outros sites são outra ótima maneira de gerar tráfego de qualidade, desde que se faça com métodos adequados e aprovados pela Google, ou seja, que não possam ser considerados spam.

4 – Criar conteúdos responsivos.

Todo conteúdo criado para um site precisa poder ser visualizado com conforto para o usuário a partir de qualquer dispositivo. Não podemos esquecer que, atualmente, grande parte da navegação na internet acontece nas telas dos smartphones.

5 – Praticar análise.

O monitoramento e análise de resultados são fundamentais, usando para isso os KPI’s adequados. Isso nos permite otimizar as estratégias e fazer as correções necessárias.

A contratação de ama agência digital é o mais indicado para conseguir melhorar o tráfego orgânico, uma vez que seus projetos contemplam todos os pontos levantados neste artigo.

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