Você está em: HOME » A transformação das Redes Sociais em veículos de mídia!
BLOG
Felipe Carvalho30 de abril de 2019
A transformação das Redes Sociais em veículos de mídia!
Pode parecer estranho comparar as redes sociais com os veículos de mídia como conhecemos tradicionalmente, mas a grande verdade é que Facebook, Instagram e cia mudaram consideravelmente nos últimos anos e, atualmente, empresas que queiram se relacionar com o seu público-alvo (e até mesmo com os seus seguidores) precisam pagar para impulsionar os seus conteúdos.
Conteúdo x Publicidade (Facebook Ads)
Ainda existe diferença entre post de conteúdo e publicidade (Facebook Ads). Ambos são estratégias complementares, mas com objetivos diferentes. Enquanto na publicidade o objetivo principal é converter leads e gerar vendas, no post de conteúdo a intenção é se relacionar de acordo com a jornada de compras do seu público. Mas existe um fator em comum: nos dois casos é preciso investir (R$) para ter resultado.
Sem impulsionamento, um post de conteúdo já não é capaz de obter um alcance aceitável. E do que adianta gerar conteúdo se não for para entrega-lo para o público-alvo? Portanto, ao planejar uma ação mais contundente nas redes sociais preveja o investimento financeiro para impulsionar as suas postagens de conteúdo, do contrário, pouquíssimas pessoas serão impactadas e a sua estratégia certamente estará comprometida.
Já no caso da publicidade a lógica permanece semelhante ao que sempre foi. Você precisa alocar verba para veicular anúncios segmentados dentro das redes sociais. Mas perceba que com o passar do tempo o valor do investimento tende a aumentar, pois mais empresas estarão anunciando (lei da oferta e da procura).
Por que os posts de conteúdo precisam ser impulsionados?
Com o passar do tempo, o Facebook percebeu que a quantidade de conteúdos gerados diariamente na plataforma era infinitamente superior àquilo que uma pessoa seria capaz de absorver. Somado a isso, o algoritmo foi aprimorado para entender com quais conteúdos cada pessoa interagia mais, para personalizar a entrega. Esses dois fatores explicam o motivo da queda do alcance orgânico dos posts de conteúdo.
Agora é mais fácil entender porque é preciso impulsionar/pagar para que um post alcance mais pessoas, pois quando esse impulsionamento é feito logicamente o Facebook dará prioridade para exibi-lo. Resumindo: insira no seu orçamento de marketing uma verba específica para impulsionar posts, dessa forma você terá mais chances de sucesso na sua estratégia de conteúdo.
Ainda vale a pena investir numa estratégia de redes sociais?
Muitas pessoas começaram a questionar sobre valer a pena – ou não – continuar investindo numa estratégia que envolva redes sociais. E no meu ponto de vista a resposta é simples: SIM. As redes sociais permitem uma série de segmentações que seriam muito mais caras e difíceis de serem configuradas em outros canais de mídia.
Devemos esquecer o passado (onde era quase de graça) e também não devemos nos espelhar nas grandes marcas (que ainda conseguem muita coisa de forma orgânica, pois possuem uma rede gigante de seguidores fiéis). A realidade é que temos uma excelente oportunidade de conversar com nosso público-alvo e traze-lo para a nossa jornada de compras… A questão toda é desenvolver uma boa estratégia para isso!
Receba mensalmente conteúdo gratuitoSaiba o que fazer para melhorar seus resultados com marketing digital.Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.