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Felipe Carvalho 23 de abril de 2021

Transformação digital nas empresas: por onde começar?

Você provavelmente já deve ter escutado sobre transformação digital. Este é um tema que ganhou ainda mais força com a pandemia de Covid-19, porque acelerou o processo de adoção de tecnologias e inserção das empresas no universo digital.

Não é para menos, afinal, o fechamento do comércio não essencial e isolamento social intensificou o que já se vinha observando há um certo tempo no comportamento do consumidor: a tecnologia faz parte do dia a dia da população e muitos dão preferência a ela para fazer desde rotinas básicas até outras mais complexas.

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Se a empresa quiser se manter ativa e produtiva no cenário atual e futuro, a transformação digital é um investimento fundamental. Mas, como adotá-la? Aqui, damos dicas de por onde começar. Confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo no qual as empresas investem em tecnologia para conquistar e aumentar seus resultados. Nesse processo, promove-se uma reestruturação da empresa, com mudança de mindset para uma cultura digital.

Há quem pense que a transformação digital se resume a adotar um armazenamento em nuvem ou ter um site institucional, mas não é bem assim que funciona. Na transformação digital, a mudança é mais expressiva e normalmente envolve um orçamento mais alto para implementá-la.

Isso porque todos (ou quase todos) os processos da empresa passam por alterações. Além da presença da empresa na internet, também é preciso fazer um investimento em tecnologias que otimizarão a operação como um todo, trazendo melhorias expressivas.

Por que investir em transformação digital?

Até pouco tempo atrás, falava-se muito em mundo online e mundo offline. Mas, esses dois se transformaram em uma coisa só e a tecnologia impacta e dita o ritmo de nossas vidas.

E, realmente, não há como negar: a tecnologia faz parte do dia a dia de boa parte da população atualmente, seja para realizar uma simples compra ou trabalhar.

A empresa que não se transforma digitalmente se torna obsoleta, com baixa produtividade e processos arcaicos, além de ter grande potencial de perda de informação ou de não aproveitar dados a seu favor para gerar novas oportunidades de negócio.

Quando se investe na transformação digital, a empresa consegue benefícios específicos que funcionam como diferenciais, viabilizando sua estratégia de crescimento. Veja, a seguir, o que é possível garantir:

Melhoria de processos operacionais

A transformação digital proporciona uma melhoria significativa de processos operacionais, de modo a torná-los mais simples e rápidos, sem deixar a eficiência de lado.

Esse é um detalhe importante porque possibilita que a equipe da empresa foque mais tempo em atividades estratégicas e que trazem resultados, aumentando também a produtividade dos profissionais.

Oferecimento de uma experiência diferenciada ao cliente

A transformação digital permite que a empresa ofereça para o cliente uma experiência diferenciada, o que ajuda a encantá-lo e fidelizá-lo, gerando vendas e recompra, além da indicação voluntária da marca para outras pessoas.

Isso é facilmente identificado quando a empresa investe em um atendimento digital completo, possibilitando que o consumidor consiga realizar serviços básicos pela internet, como esclarecer uma dúvida ou solucionar um problema.

Passa-se uma imagem de empresa séria e compromissada em atender o cliente de maneira rápida e precisa, sem enrolações, garantindo sua satisfação e uma experiência que realmente encanta e impressiona.

Com isso, a chance de gerar oportunidades de negócio é sempre maior, possibilitando que a empresa tenha um faturamento mais elevado do que se manter somente no universo offline.

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Como implementar a transformação digital?

Implementar a transformação digital em sua empresa envolve a adoção de diferentes estratégias para atingir um excelente resultado e uma reestruturação completa de processos. Confira o que deve ser feito:

Adote um planejamento estratégico

O passo inicial para implementar uma transformação digital é ter um planejamento estratégico que identifique objetivos, prioridades, investimento em tecnologias e treinamento da equipe.

Sem um planejamento estratégico, a chance de erro e desperdício de dinheiro é altíssima. Por isso, não deixe de estabelecer objetivos, traçar o que deve ser feito para atingi-los e executar o plano de ação de modo a aproveitar melhor o orçamento disponível.

Invista em infraestrutura

Não adianta somente investir em softwares, é preciso que toda a estrutura tecnológica da empresa seja boa o suficiente para utilizar essas ferramentas. Portanto, o investimento em equipamentos é essencial.

Se não tiver experiência em tecnologias e infraestruturas, uma solução interessante é contratar uma consultoria especializada para fazer esse trabalho de identificar o que sua empresa precisa e indicar qual o melhor caminho a ser adotado.

Mude o mindset da equipe

A transformação digital só fará sentido se o mindset da equipe estiver alinhado ao que a empresa busca. Portanto, é fundamental mudá-lo, buscando priorizar o digital e que cada integrante da equipe entenda a importância disso e procure se capacitar / atualizar.

Redesenhe processos

A implementação da transformação digital exige, na maioria das vezes, um redesenho de processos. A empresa pode redesenhar processos envolvendo a experiência dos clientes, com coleta de dados para transformá-los em inteligência de mercado, podendo compreender seu público e oferecer uma experiência personalizada, que gere melhores resultados.

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Também há a oportunidade de redesenhar modelos de operações, alterando processos internos que são fundamentais no desempenho da empresa. Ao digitalizá-los, a empresa redireciona a equipe para funções estratégicas, gerando resultados mais expressivos.

A empresa pode, por exemplo, redesenhar processos comerciais e passar a utilizar ferramentas como o CRM, que ajudará a automatizar rotinas, integrar e disponibilizar facilmente informações, bem como compartilhar dados entre o comercial e marketing, para desenvolver ações mais assertivas.

Outra possibilidade é a de redesenho de modelos de negócio, com criação de possibilidades para atuação da empresa no formato digital, por exemplo, na internet, para ter melhores resultados.

Dentro desse redesenho, a empresa pode investir em estratégias específicas voltadas para o digital, para dar suporte no processo de transformação e gerar os objetivos previamente estabelecidos.

Por exemplo, se investir na internet e em ter presença online, é interessante que a empresa adote estratégias de marketing digital, como o inbound marketing, que possibilita que consiga aumentar tráfego em sites, bem como captar mais leads, realizar mais vendas e fidelizar clientes.

Você dará conta de fazer tudo sozinho?

Muito provavelmente você não dará conta de fazer tudo isso sozinho. Mesmo com um profissional ou equipe de marketing interna, é possível que você precise de uma ajuda especializada em transformar negócios. Aqui na MMD nós podemos te ajudar na transformação digital do marketing da sua empresa. Somos especializados em Inbound Marketing e trabalhamos com foco em performance. Agende uma conversa conosco para conhecermos melhor a sua empresa.

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