Você está em: HOME » Quais são os três objetivos do Inbound Marketing?
O inbound marketing é um aliado da empresa que busca formas de ser encontrada na internet. Ainda não conhece essa metodologia? Então, continue a leitura e saiba o que é, quais são seus três objetivos e como o inbound marketing ajuda no crescimento de seu negócio!
O inbound marketing é uma forma de fazer marketing com foco em atração, onde o objetivo é responder as necessidades, dúvidas e anseios que existem ao longo da jornada de compra do consumidor. Trata-se de uma metodologia que adota diferentes estratégias para atrair visitantes e convertê-los em leads, utilizando como ferramenta o conteúdo.
Ao contrário do que acontece no marketing tradicional, no inbound marketing o cliente é quem procura a empresa, ou uma solução específica que ela possa oferecer, e não o inverso.
O trabalho do inbound marketing é atrair e assegurar essa oportunidade, estabelecer um relacionamento com o potencial cliente e convertê-lo em vendas, por meio de um conteúdo autoral e de relevância.
O inbound marketing tem três objetivos principais que toda empresa precisa conhecer antes de investir nessa metodologia, para saber com maior clareza o que pode obter ao adotá-la e não criar expectativas equivocadas. Veja, a seguir, quais são esses objetivos:
Exemplo de funil de atração para captação de leads
O lead é toda pessoa que demonstrou interesse em um produto ou serviço. Ao implementar o inbound marketing, a empresa consegue gerar / captar mais leads, formando uma base com potenciais oportunidades de negócios.
>> Saiba a diferença entre lead, público-alvo e persona!
Mas, como o inbound marketing auxilia sua empresa a gerar mais leads e aumentar a possibilidade de realizar vendas ou fechar contratos? Simples: por meio da criação e divulgação de conteúdo relevante em site, blog ou redes sociais.
Esse tipo de conteúdo possibilita atrair o lead no momento que ele mais precisa, o que aumenta a chance de fechar negócio, seja no curto ou longo prazos. Além disso, permite estabelecer um relacionamento confiável com o lead, de modo a incentivar a venda ou contratação do serviço.
A empresa consegue isso ao investir em diferentes estratégias de inbound marketing, como a criação e divulgação de materiais ricos, que são densos em informação e educam a audiência, o uso de CTAs (call to actions) no site, compra de mídia em Google e Facebook Ads, otimização SEO, entre outras ações.
O inbound marketing também é uma poderosa metodologia para aumento do número de oportunidades de negócios, por meio da nutrição de leads, que é a fase de relacionamento.
A etapa de nutrição do lead tem como foco oferecer ainda mais conteúdo relevante, fazendo com que esse potencial cliente tenha segurança na marca, seu produto ou serviço.
Durante essa etapa, o lead é estimulado a avançar no funil de vendas, ficando pronto para uma abordagem pela equipe comercial da empresa, que terá maior chance de fechar negócio.
Nessa fase, a empresa pode criar conteúdo para cada etapa do funil em que o lead se encontra, bem como automações para se relacionar e segmentar seus leads, abordando-os no momento certo e com um material que realmente atende suas necessidades.
Quando todas as ações de atração, conversão e relacionamento do inbound marketing são realizadas de maneira organizada e cadenciada, a concretização das vendas é uma consequência natural desse trabalho.
Por isso a importância do inbound marketing: ele ajudará que sua empresa seja encontrada, a estabelecer e manter um relacionamento com o potencial cliente, aumentando a possibilidade de realizar mais vendas, incluindo as recorrentes.
Mas, não pense que o trabalho com essa metodologia termina quando há a conversão do lead em cliente! A empresa pode investir em estratégias de pós-vendas, como a criação de automações de e-mails.
O diferencial dessas estratégias é que permitem garantir uma melhor experiência ao cliente, aumentando a chance de fidelizá-lo, de modo a gerar vendas recorrentes e indicação da marca, seus serviços e produtos a conhecidos.
Normalmente, toda estratégia de inbound marketing costuma seguir uma sequência lógica de etapas e conhecê-las é importante para a empresa aumentar a probabilidade de sucesso ao implementar a metodologia. São cinco etapas que se complementam:
Etapas básicas do Inbound Marketing
A etapa da atração é a principal e tem como foco captar leads. O motivo disso é simples: sem leads não há vendas. Eles são essenciais para a estratégia funcionar e trazer os resultados esperados.
Nesta etapa, a equipe de marketing tem como foco criar algo (o conteúdo) que chame a atenção do visitante, maximizando a chance de convertê-lo em lead e de ter maior engajamento com a marca.
É possível realizar isso com a criação de conteúdo para blogs e redes sociais, por exemplo. O conteúdo deve ser relevante e alinhado com outras estratégias de marketing digital, por exemplo, a otimização SEO ou links patrocinados.
Trata-se da etapa em que o visitante do site vira um lead, com a troca de informações de contato com a empresa para ter acesso a alguma recompensa ou benefício, como um material rico (eBook, webinar, infográfico, entre outros).
É fundamental que a empresa entenda que nem todo lead está pronto para realizar uma compra. É justamente aí que entra a etapa de relacionamento: ela faz o lead avançar em sua jornada até estar pronto para uma abordagem comercial.
Esse relacionamento pode ser mantido de diferentes formas, como a nutrição por e-mail marketing, e-mail promocional e newsletter, além de uma automação que trabalhe a nutrição de forma escalável.
Trata-se da etapa em que a venda acontece, com ou sem abordagem direta da equipe comercial. Toda a estratégia de inbound marketing é desenvolvida para chegar nesse momento, dando suporte na estratégia de crescimento da empresa.
O inbound marketing, bem como demais estratégias de marketing digital, possibilita o acompanhamento de métricas e análise de resultados para identificar o retorno real da empresa, sempre com base em fatos / ações adotadas.
Tais informações são importantes porque poderão ser utilizadas em ações recorrentes de inbound marketing, sempre com os devidos ajustes, o que potencializa a chance de sucesso.
Além disso, o monitoramento durante a execução das ações viabiliza ajustar a estratégia de inbound marketing, tornando todo o trabalho da equipe mais inteligente e assertivo. Por isso, não abra mão de analisar dados!
Agora que você já conhece os 3 objetivos principais do inbound e quais são as etapas dessa metodologia de trabalho, precisa dar o próximo passo. Responda: Sua empresa está preparada para um trabalho de alto nível no marketing digital? O inbound necessita de uma estrutura mínima de investimento em mídia e de um planejamento de médio e longo prazos bem definidos. Não é possível fazer um trabalho de qualidade sem recursos (essa é a verdade).
>> 7 motivos para você investir em Inbound Marketing
Se precisar de um parceiro com reconhecimento para ajudar nas estratégias de inbound marketing da sua empresa, entre em contato conosco. Será um prazer este novo desafio!!!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.