+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Tudo sobre o Google Search Console

O Google Search Console é um serviço gratuito para webmasters (administradores de sites da web), muito focado no posicionamento do site nos resultados de pesquisa do Google e possíveis problemas (erros 404, páginas não indexadas, etc.).

As pesquisas no Google são a maior fonte de visitas a um site que pode existir. Portanto, salvo casos muito excepcionais, para todo o webmaster a presença do seu site nos resultados do Google é uma prioridade absoluta.

Mas não é necessário inscrever-se no Search Console para que o site seja incluído nos resultados de busca do Google, usar esta ferramenta é imprescindível para otimizar o posicionamento de seu site nesses resultados.

Além disso, assim como acontece com as informações do Google Analytics, esta ferramenta oferece muita informação útil que permite compreender melhor o que está acontecendo em seu site e tomar assim decisões muito mais acertadas.

Para que serve o Google Search Console?

Embora tenhamos definido acima a utilidade básica de Google Search Console, isso fica um tanto quanto abstrato, caso não nos aprofundemos um pouco mais. Sendo assim, vamos analisar alguns recursos vitais da ferramenta.

Gerir a presença no índice do Google

A principal questão aqui é a indexação: se quiser aparecer nos resultados de busca do Google tem que estar no seu índice. Por isso, este é o primeiro ponto que vamos abordar.

Supõe-se que o Google acompanhe todos os sites do mundo e ao encontrar o seu, ele o indexirá. Nesse caso podem haver problemas que o impeçam sem que você se dê conta, sem indícios, além de não aparecer em qualquer lugar nos resultados.

Por isso, a primeira coisa é certificar-se, através do envio de um mapa de site (sitemap) ao Search Console, a sua presença no índice do Google.

Uma vez feito isso, você verá que as páginas de seu site estão indexadas, quais apresentam problemas e os motivos.

Na prática, a utilidade mais importante deste recurso é poder “forçar” a indexação através da inspeção de URLs.

Leve em conta que entre uma visita e outra o Google pode atualizar o conteúdo de uma página no seu índice em dias, às vezes semanas. No entanto, muitas vezes é crítico que as mudanças no título de uma página sejam refletidos o quanto antes nos resultados de pesquisa, ou que um novo conteúdo seja indexado o quanto antes.

Desempenho nos resultados de Pesquisa

Existe uma ferramenta do Google Search Console (GSC) que tem se destacado muito acima de todas as outras, essa é a do desempenho nos resultados de pesquisa.

Com esta ferramenta, você pode realizar uma análise muito completa do comportamento de um site nos resultados de pesquisa (pesquisa em que aparece, em que posições, etc.), bem como do comportamento e perfil dos usuários (países de origem, taxa de cliques em suas páginas, etc.).

É possível ver, por exemplo, uma análise de uma determinada página e algumas das pesquisas mais importantes, que durante os últimos 28 dias levaram tráfego para esta página.

A informação é muito completa: podemos ver quantas vezes esta página apareceu nos resultados de pesquisa (impressões), quantas vezes recebeu um clique (cliques) e, portanto, seu CTR (taxa de cliques) e a posição média que tem ocupado (posição).

Essas informações rendem muito, é possível trabalhar sobre elas e melhorar os resultados de um site. Isso  permite, por exemplo:

  • Verificar se nossas páginas estão posicionadas nas pesquisas que realmente nos interessam (o público que nos interessa atrair);
  • Encontrar oportunidades de aproveitar melhor algumas pesquisas em potencial (por volume), para as quais se pode trabalhar o conteúdo para que assim se posicione melhor ou que sejam ideias para criar um conteúdo específico;
  • Detectar problemas de canibalização de conteúdo. Isso acontece quando mais de uma página concorre para a mesma busca no Google, o que pode prejudicar bastante a posição no Google das páginas envolvidas.

Análise de links internos e externos

Links para uma página são um dos fatores de maior peso para determinar o posicionamento nos resultados do Google.

O Google Search Console permite que você veja esses links, tanto os externos (de outros sites para o seu), como internos (entre páginas de um mesmo site). Você pode ver quais as páginas que estão vinculadas, a partir de que outras páginas e também tem uma visão do domínio, com um ranking por número de links para o site.

Detecção de problemas no site

Em um site é inevitável que surjam problemas. Muitos destes problemas se detectam no próprio GSC.

Além disso, você pode ser avisado de forma proativa, com alertas, quando o Google detecta no website problemas de indexação, por “spam” ou por outros motivos.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora